PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
46a Feria Internacional de Infomática, Multimedia y Telecomunicaciones
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
Boas Práticas de Segurança para o Turismo de Natureza do Paraná
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
APL – Arranjos Produtivos Locais
O trabalho da Qualiti concentra-se em transformar projetos de software em casos de sucesso. Especializada em processos, arquiteturas e ferramentas de apoio.
Apresentação do Projeto
Workshop Regional Londrina 14/03/2013
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.

Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Movimento Brasil Competitivo
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Control Objectives for Information and related Technology
Metodologia Versão 2 FSRS.
Workshop Regional Ponta Grossa 5/4/2013
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
Fabiano André Vergani
Sociedade da Informação no Brasil
Pré-Implantação Estudo de Viabilidade
Trabalho de Engenharia de Software II
PLENÁRIA FINAL.
Plano Estratégico Regional de Turismo
Arranjo Produtivo Local de Equipamentos Médico-Hospitalares e Odontológicos Dalton S. P. Marques Gerente APL EMHO
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
PROJETO IND P&G 6.1 PROMINP.
Diretoria da Qualidade do Inmetro
5a. Reunião do Comitê Temático Tecnologia e Inovação Brasília – 09 de junho de 2010.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
WS Final Resultados e Recomendações
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Objetivo Desenvolver um conjunto de sistemas suportados em processos padronizados, acessados e alimentados pelos diferentes agentes da Educação Profissional.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Apresentação Projeto NASCER BEM.
Histórico Comitê de Empreendedorismo e Inovação em 2005, com o objetivo de fomentar empreendedorismo e a inovação na região. Rede Gaúcha de Tecnologia.
CONSTRUÇÃO DE UM PORTAL QUE APÓIE A SELEÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS ERP DO TIPO SL/CA, Engenharias. Nome(s) do(s) autor(es), Diogo Domingos Cedório e.
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Projeto Democratização da Automação no Comércio CDL Brasilia - DF.
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Seminário Estadual do Projeto QualiSUS Rede Subprojeto da Região de Entre Rios/PI 23 de abril de 2015.
Soluções em Gestão, Consultoria e Capacitação Integrando e Otimizando Estratégia, Processos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Projeto Formação GESAC. O Programa GESAC e seus Parceiros Foi criado pela Portaria MC 256, de 13/03/2002 e regulamentado pela Portaria MC 483, de 12/08/2008.
Programa Soluções Tecnológicas
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Rede de Extensão Tecnológica de Alagoas - REALEX.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
Introdução Workshop Belo Horizonte - 09/08/2006. Agenda  Apresentação do programa  Ferramentas  Conceito da capacitação piloto  Cronograma.
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
Transcrição da apresentação:

PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)

OBJETIVOS PRINCIPAIS Estimular a inclusão digital das MPE (Inclusão Empresarial); Promover o aumento da competitividade das MPE usuárias e desenvolvedoras de TIC; Estimular a produção de softwares voltados para: Gestão empresarial, educação empreendedora, jogos e simuladores empresariais etc. Articular mecanismos de capitalização destinados as MPE desenvolvedoras e prestadoras de serviços de TIC. Orientar as MPE usuárias na aquisição de soluções de TIC; Estimular a criação de linhas de crédito e financiamento para aquisição de TIC, por parte das MPE usuárias.

MODELO FUNCIONAL MPE cliente MPE fornecedora de TIC Visibilidade Sensibilização Capacitação para o uso Acesso e uso das ferramentas Novas encomendas MPE fornecedora de TIC Visibilidade Qualificação Certificação Interiorização

Macro relacionamentos Portal SEBRAE Acesso ao crédito Capacitação MPE Novas encomendas Governança Sensibilidade Catálogo Rede Avaliação Capacitação Forn ISO - 9000 PNQ mps - Br Mercado Cliente Mercado Fornecedor

Parceiros e responsabilidades ASSESPRO FENAINFO Catalogo Capacitação MPES ISO 9000 FNQ Avaliação Produtos de SW Capacitação Fornecedores Redes Serviços de TIC SOFTEX SEBRAE MPS-BR Novas Encomendas Governança Sensibilização Acesso ao Crédito Gerenciamento do Projeto Portal PROIMPE (Riosoft) Divulgação do PROIMPE

FASES DO PROGRAMA Fase-1 Desenvolvimento de metodologias e processos que compõem o plano geral do PROIMPE; Fase-2 Implantação do Programa nos pilotos em arranjos produtivo locais (APL) definidos pelo SEBRAE nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Distrito Federal e que servirão de laboratório; Fase-3 Execução e Controle da replicação do PROIMPE progressivamente para os demais APLe MPEs em Geral.

1 – Como informatizar uma pequena empresa Envolve os projetos do PROIMPE voltados para as empresas clientes: Informatizando uma pequena empresa Novas Encomendas Modelo de Governança Acesso ao Crédito Capacitação gerencial Capacitação operacional 2 – Para fortalecer as empresas de TIC Envolve os projetos do PROIMPE voltados para as empresas de TIC Capacitação de fornecedores de TI Rede de Serviços Avaliação de produtos Rumo à ISO 9000 mps – Br FNQ Qualidade Total

COMO INFORMATIZAR UMA PEQUENA EMPRESA

INFORMATIZANDO UMA PEQUENA EMPRESA Por que e como uma pequena empresa deve informatizar seus serviços e produtos. Sensibilização para a importância de TIC Ganho de produtividade com implantação de TIC. Redução de custos. Ações Preparação para informatização Implantação de ferramentas de gestão

NOVAS ENCOMENDAS Novas tecnologias, que ainda não têm oferta no mercado, e suas aplicações em soluções destinadas às pequenas empresas. Identificação de novas tecnologias e aplicação em soluções de interesse das pequenas empresas. Atendimento às necessidades específicas de APL. Plano de Desenvolvimento para busca de incentivos e apoio financeiro, articulação do processo de atendimento pelas MPE desenvolvedoras de software.

MODELO DE GOVERNANÇA Metodologia para as pequenas empresas adotarem TIC em seus processos de forma orientada, segura e adequada a seus orçamentos. Ações Diagnóstico do grau de maturidade da empresa para o uso de TIC. Planejamento e organização. Aquisição e implementação, entrega e suporte das soluções de TIC. Monitoramento dos processos que visam a informatização da pequena empresa.

ACESSO AO CRÉDITO Acordos entre fornecedores, agentes parceiros e provedores de crédito, para que as pequenas empresas tenham recursos de TIC de qualidade e com baixo custo. Ações Identificação de linhas de financiamento para informatização de pequenas empresas. Estudo de necessidades de novas linhas, para preencher lacunas existentes atualmente. Programa de captação de recursos financeiros incentivados e identificação de linhas de crédito especiais

CAPACITAÇÃO GERENCIAL Cursos de capacitação para pequenas empresas para suporte às suas ações empresariais. Ações Central de divulgação de planos e cursos de capacitação oferecidos. Suporte às ações de marketing desses planos e cursos. Centro de referência com o cadastramento dos cursos e empresas que os oferecem e respectivas avaliações pelas pequenas empresas.

CAPACITAÇÃO OPERACIONAL Centro de referência com o cadastro dos cursos e empresas que os oferecem e respectivas avaliações pelas pequenas empresas. O objetivo é ensinar fundamentos básicos de TIC mudando o conceito de custo para investimento. Alguns aspectos abordados são os organizacionais , financeiros e de recursos humanos.

PARA FORTALECER AS EMPRESAS DE TIC

Sinergia entre projetos: capacitação, avaliação e redes

CAPACITAÇÃO DE FORNECEDORES DE TIC Capacitação das empresas de TIC para fornecerem produtos e serviços de melhor qualidade. Grade de cursos e empresas específicos por região. Pesquisa de ofertas regionais. Grade curricular a partir das demandas. Pesquisa de produtos de ensino à distância. Fórum Regional de Educação

Produtores fornecedores de software REDES DE SERVIÇOS DE TIC Este Projeto tem como objetivo apresentar soluções e serviços de TIC, de forma estruturada, para milhares de MPE localizadas em APL e regiões mais distantes. Serão usados mecanismos do site do PROIMPE como fórum de debates, segmentados por grupos de interesse, biblioteca, blogs, agenda de eventos e chat (on line). Produtores fornecedores de software Parceiros locais MPE clientes

AVALIAÇÃO DE CONFORMIDADE Projeto que visa elevar a confiança de uma empresa que deseja adquirir um sistema, de acordo com certos requisitos pré-estabelecidos em normas e regulamentos técnicos (Normas NBR ISO/IEC). Benefícios para o usuário: mais segurança com relação à qualidade do sistema e mais informações a respeito das funcionalidades e processamento. Benefícios para a empresa de software: comercialização mais fácil dentro e fora do país, estímulo à melhoria contínua de qualidade, fortalecimento do mercado interno, e aumento de competitividade das empresas fornecedoras. INMETRO

RUMO À ISO 9000 Qualidade para os produtos e serviços de TIC através da certificação ISO de seus fornecedores. Ações Divulgação das informações sobre projetos de qualificação ISO 9000 Acesso às qualificações das empresas de TIC

mps - Br Incentivo às empresas desenvolvedoras de software para implementação do MPS.Br de forma subsidiada. Ações Divulgação das informações sobre projetos de qualificação mps - Br Acesso às qualificações das empresas de TIC.

FNQ – Qualidade total Capacitação para as empresas de TIC implementarem um modelo de gestão baseado nos conceitos da administração científica e da qualidade total. Ações Divulgação das informações sobre projetos de qualificação. Acesso às qualificações das empresas de TIC.