O Banco de Dados Espaciais do INEA/RJ (BDE-INEA) - Sistema Informação Geográfica (SIG) coorporativo na área ambiental Andréa Franco de Oliveira Gerente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

O Sistema de Gestão Integrada da RBMLQ-INMETRO
Novembro / 2011 Normatização do Dado Geográfico no Âmbito do Departamento de Engenharia Ambiental - DEA.E Departamento de Engenharia Ambiental – DEA.E.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Gestão e Governança de TI Parte 06
Para a Biblioteca Nativa - Gestão de Biblioteca Padrão SQL / BROWSER
IguatuIguatu Significa Água Boa Orçamento Municipal 2013: ,00 População estimada População Área da unidade territorial.
Neide dos Santos Oscar Luiz Monteiro de Farias
O LIMS como ferramenta de gestão do laboratório
Iana Alexandra Alves Rufino Professor Adjunto – UFCG
Metodologias para Aplicações Ambientais
Introdução ao Geoprocessamento
SIG e Modelagem de Dados Parte II
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
SIG e Modelagem de Dados Parte III
SISTEMA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
Projeto Informações Gerenciais
SISTEMA DE REGISTRO INTEGRADO ( INTEGRADOR ESTADUAL )
Suporte ao desenvolvimento de aplicações departamentais
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
Implementação de Sistemas
Secretaria Municipal de Licenciamento
Apresentação da Secretaria Municipal de Licenciamento (SEL)
A. Rezende, V. Cavicchioli Neto, B. Berardo,
Projeto para Desenvolvimento de Sistema
Metodologia Versão 2 FSRS.
Prefeitura de Santo André
Apresentação Institucional 2008/04
Gestão do Conhecimento com WINISIS
II Encontro Nacional do Censo da Educação Superior
TABELA DE TEMPORALIDADE SEMINÁRIO DE VICE-PRESIDENTES
Contratação de Central de Serviços em 1° e 2° Nível com base na ITIL
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
Pós-Graduação em TI de A a Z
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
Estratégia de Planejamento do Projeto
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010.
Reunião de planejamento do projeto 24/05/2012 (Versão 1.0)
Integrantes Gisely C. Oliveira Marcelo C. Ribeiro Maria Ap. Ferreira Rafael Vaz Walisson Junior Wesley C. Gomes.
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
O Desenvolvimento de SIG’s na Eletrobrás – Situação Atual e Tendências Apresentado por: Renato de Siqueira Macedo Centrais Elétricas Brasileiras S.A. -
Levantamento Sócioambiental e Sistema de Informações Florestais (Fase III - Final /2011 ) Joelma Miszinski.
Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM
Plataforma Microsoft de BI
PROJETO DE BANCO DE DADOS E SIG PARA PREFEITURAS
Andréa Franco de Oliveira
Objetivo Desenvolver um conjunto de sistemas suportados em processos padronizados, acessados e alimentados pelos diferentes agentes da Educação Profissional.
DESBUROCRATIZANDO O REGISTRO DE EMPRESAS EM ALAGOAS
Nota Fiscal Eletrônica e o Certificado Digital
SIGEFIS Sistema de Gestão da Fiscalização
Apresentação da Implantação do Sistema de Gestão Governamental por Resultados (S2GPR)
ENGENHARIA CONSULTIVA Desenvolvimento de Sistemas Geográficos Sensoriamento Remoto Cartografia Digital.
Projeto Melhorias de Adquirência Portfólio de Projetos 2012/13
A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase continuação Diagrama de Entidade - Relacionamento Representa o relacionamento de todas.
Sistema de Controle Interno - SCI
Título do evento PLENÁRIA Salvador - BA Sistema de Informações da RBMLQ-I PLENÁRIA RBMLQ-I PLENÁRIA RBMLQ-I 2º CICLO
Conceitos, Critérios e Equívocos da Lei
Introdução ao geoprocessamento
BRUNO HENRIQUE BEILFUSS
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
ÁREAS CONSOLIDADAS EM App`s Prof. Rafaelo Balbinot UFSM –FW 2012.
Planejamento do Projeto
Encontro Técnico sobre Processo Eletrônico e sobre Contas de Governo [ Tempo de apresentação: 20 minutos Tempo de debate: 10 minutos ] TCE-PR - Implantação.
Inventário Cartográfico do Estado do Paraná 2010 CÂMARA TÉCNICA DE CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO.
Introdução ao geoprocessamento
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA DEPENDE DA SUA GESTÃO!
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
Transcrição da apresentação:

O Banco de Dados Espaciais do INEA/RJ (BDE-INEA) - Sistema Informação Geográfica (SIG) coorporativo na área ambiental Andréa Franco de Oliveira Gerente de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (GEOPEA/DUMFIS/INEA). Doutora em Biociências área de concentração Ecologia (UERJ). Mestre em Ciência da Computação área de concentração Geomática(UERJ).

O BDE-INEA é um banco de dados espacial multi-escalar e interface SIGWeb estruturado em plataforma Oracle/Oracle Spatial/ISmart, onde dados e informações do acervo cartográfico digital (próprias e de sistemas legados) – padronizadas e com qualidade garantida - são estruturadas, armazenadas, gerenciadas e espacialmente relacionadas de forma a proporcionar conhecimento do ambiente do ERJ, através de consultas e análises espaciais referentes a demandas de rotina, projetos, estudos, planejamento, propostas e inúmeras atividades da instituição e de parceiros, auxiliando na tomada de decisão.

Módulo 1 Cronologia BDE-INEA Módulo 1 - Básico Módulo 2 – AR Produtos finais Fase I aquisição e instalação de hardwares (3 terabytes ) aquisição e instalação de softwares – Oracle 10g com extensão Oracle Spatial, iSMART) Modelagem conceitual Treinamentos (sistemas de TI adquiridos) Normatização da cartografia digital existente Certificação de qualidade geográfica dos dados Padronização de metadados Sistema Banco de Áreas para Restauração Produtos finais Fase II Modelagem lógica e física do sistema BDE-Inea implantado e em funcionamento SIGWeb coorporativo implantado e em funcionamento Renovação – iSMART (3 anos) e Oracle 11g R3 (anual) HD e memória - processo licitatório para aquisição 2000 Início de discussão sobre projeto BDE para o IEF/RJ 2007/2008 Proposta BDE do IEF/RJ - TdR 2009 Criação INEA; TdR BDE-INEA Fase I. 2010/2011 BDE-INEA Fase I 2011 BDE-INEA Fase I; SIBAR TdR BDE-INEA Fase II. 2012/2013 BDE-INEA Fase II – Módulo 1 A; Implantação e funcionamento do SIGWeb corporativo; BDE Modulo 2 – AR. 2013 BDE Módulo 3 - Biota/ Pesquisa – em elaboração; BDE Módulo 4 Quali-quanti Água – projeto aprovado FECAM; BDE Módulo 5 Cadastro Área Contaminada – projeto aprovado FECAM e TdR pronto; BDE Modulo 6 - SiECAR-INEA – projeto aprovado FECAM e TdR pronto. Cronologia BDE-INEA Modelagem e implantação do BD Geográficos para armazenamento de dados cartográficos e descritivos -BDE-INEA; Preparação, depuração e migração de base de dados existentes - seleção e inserção BDE-INEA; Implementação de PAGs – agenda verde, fiscalização e parte do licenciamento ambiental Extensão do modelo BDE para acomodação de dados alfanuméricos e sistemas legados; Construir e implantar serviços web de mapas – distribuição, acesso, publicidade e estabelecimento de padrões cartográficos das informações BDE-INEA – via Web Feature Services (WFS) e Web Map Services (WMS) Capacitação técnica na construção e no uso do SIG corporativo – integração com outros sistemas, acesso, consulta e análise espacial dos dados; Documentação do software e dos dados do SIG corporativo do INEA/RJ BDE-INEA e SIGWeb coorporativo em funcionamento Um sistema que usa recursos computacionais de workflow, de sistemas de informações geográficas, de bancos de dados cadastrais e relacionais, de gestão de incidentes, gestão de alertas, monitoramento das áreas de restauração, indicadores ambientais e de processo, além de ser um gerenciador eletrônico de documentos. Sistema Banco de Áreas para Restauração Módulo 1 - Básico Módulo 2 – AR Licitação Módulo 3 – Biota Projeto aprovado CCA – processo Aquisição do serviço Módulo 5 – SECAC TdR concluído Edital em finalização Módulo 6 – SiECAR Módulo 4 – Água (Quali-quanti) Elaboração TdR e Edital Módulo 1 - Básico

Otimização e redução do tempo médio de atendimento a demandas Aumento da agilidade, eficiência e transparência dos processos ambientais e de licenciamento Otimização e redução do tempo médio de atendimento a demandas Construção e internalização da cultura SIG na instituição/parceiros - mudança de paradigma Aumento da disponibilidade de dados e informações de propriedade do INEA/Parceiros para usuários externos Estruturação, controle de qualidade, garantia de confiabilidade e integração das bases de dados geográficos do INEA/RJ

E a planície e o espelho d’água? Base do morro = nível de base ponto limite abaixo do qual a erosão das águas correntes não pode trabalhar, constituindo o ponto mais baixo a que o rio pode chegar, sem prejudicar o escoamento de suas águas O nível de base sempre irá corresponder a uma planície ou a uma confluência de cursos d’água, e é uma forma de determinar um ponto como base E a planície e o espelho d’água? Art. 4º inciso IX - no topo de morros, montes, montanhas e serras, com altura mínima de 100 (cem) metros e inclinação média maior que 25°, as áreas delimitadas a partir da curva de nível correspondente a 2/3 (dois terços) da altura mínima da elevação sempre em relação à base, sendo esta definida pelo plano horizontal determinado por planície ou espelho d’água adjacente ou, nos relevos ondulados, pela cota do ponto de sela mais próximo da elevação. Espacialização de APP topo de morro Antes – 5570 ha Depois – 2976 ha

e-mail: andreageo@inea.rj.gov.br OBRIGADA Tel. : 21 2334-5357 e-mail: andreageo@inea.rj.gov.br geopea@inea.rj.gov.br www.inea.rj.gov.br