IDADE MÉDIA – séc. IV a XVI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Arte Bizantina.
Advertisements

IMPÉRIO BIZANTINO Professor Romildo Tavares Imperatriz Teodora.
Império Bizantino Nome dado a porção oriental do Império Romano, quando este foi dividido em dois no final do século IV.
1 – O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego.
No século III d.C, o Império romano estava em crise. Não dispunha de meios para continuar sua expansão, tendo definido seus limites entre a bretanha e.
UNIVERSALIDADE DA MISSÃO. Deus AMA a todos antes da criação do mundo... e CHAMA para a COMUNHÃO... (Ef. 1,3-23); Quer a SALVAÇÃO de todos em Cristo na.
E.B. 2/3 Couto Mineiro De Pejão Disciplina: Moral Prof.: José António Trabalho realizado por: Pedro nº 15 8ºB e Vitor nº 20 8ºB.
Arte Bizantina Influencias; arquitetura; escultura; iluminuras; Ícones e mozaíco...
Escola Estadual Dr.Martinho Marques Arte Cristã Primitiva Professora: Edna Perigo Coordenadora: Eliane Pigari Professo Multiplicadora: Marilza.
A Arquitetura Barroca. É o estilo arquitectónico praticado durante o período barroco, que, precedido pelo renascimento e maneirismo, inicia-se a partir.
Trabalho de artes Prof:Jussara Alunos:Jean,Thalita,Laila,Milena,Fabricio e Welyton 1 ano A Arte do Renascimento.
HISTÓRIA DA ARTE 4 Professor Anderson Especialista em Arte, Educação e
Profa.: Consuelo Holanda
1 – O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego.
Arte Barroca.
Alta Idade Média (séculos V - XI).
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
O Império Bizantino. O Império Bizantino O Império Romano do Oriente O Império bizantino é também conhecido como Império Romano do Oriente. Surgiu.
Arte Bizantina Profª Mariana Kaadi
Hebreus A Bíblia foi traduzida em mais de 1435 línguas e dialetos, formou três religiões universais e é o livro mais vendido. Está dividida em duas partes:
Arte Cristã Primitiva.
Iniciação à vida cristã
Profa.: Consuelo Holanda
Enquanto isso, no Oriente....
HISTÓRIA DA ARTE.
Arte Moderna Período em questão: 1863 a 1962, aproximadamente
Arte na China Antiga.
Sacratíssimos Corações de Jesus e de Maria
A solenidade da Anunciação
SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL LITÚRGICA DE VISEU
COLOSSENSES. COLOSSENSES Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
E.E.ERNESTO SOLON BORGES
Artes visuais AULAS DE NIVELAMENTO
De Tramas e Fios - Um ensaio sobre música e educação
18/09/2018 Práticas Judiciárias.
HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA ORIENTAL
Idade Média: “Bárbaros”, Império Carolíngio e Império Bizantino
A crise do Império brasileiro
HISTÓRIA DA IGREJA Início; Expansão; Perseguições; Decadência;
Renascimento Cultural
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
Idade Média Oriental: Bizâncio e Mundo Árabe
HISTÓRIA DA ARTE.
Arte Bizantina Antiguidade Clássica.
SÉCULO 14: O MEDIEVO EM CRISE?.
Professora Consuelo Holanda
Implicações Práticas e Conclusões.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I RENASCIMENTO Nova concepção do homem e do mundo
Preparatório EsPCEx História Geral
Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
FUNÇÃO DA ARTE. FUNÇÃO DA ARTE GRAFITE ARTE PRÉ-HISTÓRICA.
Idade Média: Império Bizantino
Lascaux Arte Rupestre: Registro do cotidiano Caráter místico/mágico
A Igreja de Santa Sofia em Istambul.
ARTE BIZANTINA ( séc. IV / séc. XV )
Império Romano Prof. Alan
Renascimento Cultural
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Itinerário para formar discípulos missionários
ANÁLISE DOS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS
As 7 igrejas Prof Rejane Godinho.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
CIVILIZAÇÃO BIZANTINA
Preparatório EsPCEx História Geral
Império Bizantino (335 – 1453). Império Bizantino.
IDADE MÉDIA século V ao XV
Egípcios: Religiosidade
Iconografia e o ensino de história
IMPÉRIO BIZANTINO CORDEL MUSICAL Claudivan Lopes.
Transcrição da apresentação:

IDADE MÉDIA – séc. IV a XVI A ARTE BIZANTINA IDADE MÉDIA – séc. IV a XVI ANTES – RITOS IMAGENS SACRIFÍCIOS CRISTIANISMO – CONSTANTINO (Religião oficial) PAGANISMO IGREJAS – Panteão e Basílicas

Arte paleocristã [...] como a experiência da Realidade transcendental é o núcleo do fato religioso, o símbolo é, na ordem da expressão, a linguagem fundante da experiência religiosa, a primeira e a que alimenta todas as demais.

ARTE TRIUNFAL BIZANTINA BASÍLICAS BIZANTINAS ARTE TRIUNFAL BIZANTINA NAVE CENTRAL ALAS LATERAIS ABSIDE SARCÓFAGO

DUAS MUDANÇAS perspectivas NA ARTE: Declínio técnico e expressivo Valores espirituais da ordem Judaico-Cristã Cabeça da estátua Colossal do Imperador Constantino I 313-24 d.C. Mármore. Roma PINTURA SIMBÓLICA PAELOCRISTÃ - AFRESCO

ALVOROÇO NO CRISTIANISMO MOSAICO BIZANTINO ALVOROÇO NO CRISTIANISMO ICONOCLASTAS: Que destrói imagens religiosas ou se opõe à sua adoração – segmento literal dos dez mandamentos (Vertente Cristianismo e Islamica) ICONOLATRIA: Que aceita a representatividade da imagem.

Basílica de Santa Sofia – 532 d Basílica de Santa Sofia – 532 d.C – Arte dos ícones – mais do que representação – passa a ideia da mesma pureza com que aconteceu o fato.

IGREJA CATÓLICA ORTODOXA – Opinião correta. “A Igreja Ortodoxa surgiu com o objetivo de espalhar o Cristianismo pelo Oriente” IGREJA CATÓLICA PAPA NATAL-25/12 OCIDENTE IMAGENS/ESTÁTUAS CALDENDÁRIO GREGORIANO - 365 IGREJA ORTODOXA PATRIARCA NATAL-07/01 ORIENTE IMAGENS/PINTURAS CALDENDÁRIO JULIANO – 13 DIAS A MAIS

A pintura Bizantina obedece a regras preestabelecidas pela igreja, conhecidas como ICONOGRAFIA. - CARACTERIZAÇÕES DOS SANTOS - DAS SITUAÇÕES - REPRESENTAÇÕES DE SANTOS - REVELAÇÕES CIMABUE – Madona e menino Jesus entronados com 8 anjos e 4 profetas, 1280.

A CATEDRAL DE JATAÍ E SUAS PINTURAS ICONOGRÁFICAS CLÁUDIO PASTRO – São Paulo

“O desenvolvimento da pintura e da escultura bizantinas depois da época de Justiniano foi perturbado pela Questão Iconoclástica. Tudo começou com o édito imperial de 726 que proibia as imagens religiosas; durante mais de cem anos a população ficou dividida em dois grupos furiosamente hostis.” (JANSON, H. W. História Geral da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001, Vol. 1, p. 316). Os dois grupos eram os iconoclastas e os iconófilos. A esse respeito, assinale o que estiver correto.   01.  Os iconoclastas, liderados pelo próprio imperador, interpretavam literalmente a interdição bíblica das imagens esculpidas e pretendiam destruir essas obras por temerem que elas levassem à idolatria. 02.  A Igreja Católica, que proibira as obras de arte figurativa em toda a Europa Ocidental, defendeu vigorosamente os iconoclastas bizantinos. 04.  Os iconoclastas desejavam reduzir as obras de arte a representações de figuras abstratas ou de vegetais e animais. 08.  Os iconófilos encontraram apoio entre os monges das províncias ocidentais e suas ações expressavam uma disputa pelo poder entre Igreja e Estado. 16.  A Questão Iconoclasta foi a expressão artística da antiga disputa entre torcidas azuis e verdes nos hipódromos de Bizâncio. UEM PR