Estrutura Eletrônica dos Átomos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Modelo Atômico de Bohr
Advertisements

ESPECTRO DO ÁTOMO DE H  = 3,29 x ( 1 / 22 – 1 / n2 excitado )
Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos
O Modelo Atômico de Bohr
Considerações acerca de eurística do modelo atômico de Rutherford-Bohr
Prof: Hugo Cesário.
Modelos Atômicos – Sequência Histórica
ESPECTROS/RADIAÇÕES/ENER GIA
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Lição nº de Outubro de 2011.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 20/9/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE Goiás FÍSICA-LICENCIATURA campus-jataí Física moderna i.
Movimento do calor O calor pode se propagar ao longo dos corpos de três formas: Condução, convecção, irradiação Condução Este tipo de movimento de calor.
ESPECTROSCOPIA. Distribuição da radiação*  ESPECTRO INFORMAÇÃO Através do espectro de um objeto astronômico pode-se conhecer informações sobre temperatura,
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física TELEVISÃO.
ONDULATÓRIA. Pulso Perturbação que se propaga para regiões vizinhas; Ocorre a propagação da ENERGIA, sem o transporte de matéria. Conjunto de pulsos periódicos.
III. Luz 1.2 Luz e ondas. A luz resulta da vibração de uma propriedade elétrica e outra magnética sendo por isso, uma onda eletromagnética. 1.2 Luz e.
E. E. PROFESSORA CONCEIÇÃO HILÁRIO Disciplina: Ciências Prof.: Crislaine Turmas: 9  ano Aula de Química: Estados físicos da matéria Estudo dos Átomos.
Espectros, Radiações e Energia Adaptado de Corrêa, C. (2007), química, Porto Editora por Marília Peres 2007/2008.
Ciências da Natureza e suas
CAMADA DE OZÔNIO A camada de ozônio é uma região da atmosfera terrestre, em torno de 25 a 30 km de altura, onde a concentração do gás ozônio é maior.
Tipos De Energia Nomes: Manuela de Sena e Carolina Junqueira
Teorias Atômicas Prof. Alan Ibiapina.
INTERAÇÃO E FORMAÇÃO DE RAIOS-X
Natureza ondulatória da luz
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
Fenômenos Ondulatórios
SUMÁRIO: Interpretação do espetro de emissão do átomo de hidrogénio. Modelo atómico de Bohr e a quantização da energia Séries espetrais do átomo de.
Modelos Atômicos Matson Souza.
Comportamento ondulatório da matéria
Cronologia histórica dos modelos atômicos
Materiais e Dispositivos Semicondutores :
Materiais e Dispositivos Semicondutores :
Átomos Prof. Marcelo Padilha.
Átomo e Modelos Atómicos
Materiais e Dispositivos Semicondutores :
Nome : Bruna carvalho de Souza Série : 3N01 Prof. :Lucas
ONDAS ONDAS.
Os Modelos atômicos.
Estudando para o ENEM de forma Invertida
TUBO DE RAIOS CATÓDICOS
Nome: joão Pedro BARBOSA TURMA: 502 PROFESSORA: ROBERTA MONIS
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
Ondulatória 2º BIMESTRE.
2.2. O modelo atómico de Bohr
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
ESPECTRO CONTÍNUO: Emitido por sólidos incandescentes. Não apresentam linhas, mesmo nos espectroscópios de alta resolução.
Fenômenos Ondulatórios Prof. Luciano Mentz. O que é importante em um fenômeno ondulatório? Saber com quais tipos de onda ocorrem (Mec., EM, Longit. e.
AULA - 14 RADIOATIVIDADE.
2.2 Modelo de Bohr.
Unidade 5 CAPÍTULO 29 – Ondas e Som
De onde vem as cores dos fogos de artifício ?.
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
Cap. 39 – Mais ondas de matéria
Fláudio Ramos A Física do século XX.
Estrutura Atômica da Matéria. Desde a antiguidade o ser humano vem procurando saber mais sobre a matéria e usar esse conhecimento para viver melhor. Uma.
A Física do século XX Nicolau Nicolau Gilberto Ferraro Toledo Paulo A. Toledo Soares.
ESPECTROFOTOMETRIA.
Teoria da Relatividade e da Física Quântica.
Fláudio Ramos A Física do século XX.
ONDULATÓRIA.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Propriedades magnéticas
ÓPTICA ONDA DEFINIÇÃO DE ONDA
ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais.
O que são átomos? De que são feitos? A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS.
ENERGIA TRABALHO POTÊNCIA. ENERGIA Antoine Laurent Lavoisier ( ) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas,
FÍSICA QUÂNTICA ESCOLA ARTE DE EDUCAR DE JACUNDÁ PROFª: ADRIELE RIBEIRO DISCIPLINA: FÍSICA.
O Modelo Atômico de Bohr
Átomo moderno e o Diagrama de Linus Pauling
Cronologia histórica dos modelos atômicos
Transcrição da apresentação:

Estrutura Eletrônica dos Átomos Rutherford supôs que os elétrons orbitavam o núcleo da mesma forma que os planetas orbitam em torno do sol. Entretanto, uma partícula carregada movendo em uma trajetória circular deve perder energia.

Estrutura Eletrônica dos Átomos Isso significa que o átomo deve ser instável de acordo com a teoria de Rutherford. Niels Bohr observou o espectro de linhas de determinados elementos e admitiu que os elétrons estavam confinados em estados específicos de energia.

Natureza ondulatória da luz: A energia radiante ou eletromagnética Todas as ondas têm um comprimento de onda característico, , e uma amplitude, A. A frequência, , de uma onda é o número de ciclos que passam por um ponto em um segundo.

Natureza ondulatória da luz: A energia radiante ou eletromagnética A velocidade de uma onda, v, é dada por sua frequência multiplicada pelo seu comprimento de onda: v =  Para a luz: c = 

Natureza ondulatória da luz Ondas características de água.

Natureza ondulatória da luz

Natureza ondulatória da luz A teoria atômica moderna surgiu a partir de estudos sobre a interação da radiação com a matéria. A radiação eletromagnética se movimenta através do vácuo com uma velocidade c = 3,00  108 m/s.

Natureza ondulatória da luz As ondas eletromagnéticas têm características ondulatórias semelhantes às ondas que se movem na água. Por exemplo: a radiação visível tem comprimentos de onda entre 400 nm (violeta) e 750 nm (vermelho).

Natureza ondulatória da luz

Natureza ondulatória da luz Qual onda tem a maior frequência? Qual representaria a luz visível e qual representaria uma radiação IV? Qual seria uma luz azul, e qual seria uma luz vermelha?

Espectros de linhas e o modelo de Bohr A radiação composta por um único comprimento de onda é chamada de monocromática. A radiação que se varre uma matriz completa de diferentes comprimentos de onda é chamada de contínua. A luz branca pode ser separada em um espectro contínuo de cores.

Espectros de linhas e o modelo de Bohr Observe que não há manchas escuras no espectro contínuo, que corresponderiam a linhas diferentes.

Espectros de linhas e o modelo de Bohr

Espectros de linhas e o modelo de Bohr

Espectros de linhas e o modelo de Bohr As cores de gases excitados surgem devido ao movimento dos elétrons entre os estados de energia no átomo.

Espectros de linhas e o modelo de Bohr Balmer: descobriu que as linhas no espectro de linhas visíveis do hidrogênio se encaixam em uma simples equação. Mais tarde, Rydberg generalizou a equação de Balmer para: onde R é a constante de Rydberg (1,096776  107 m-1), n1 e n2 são números inteiros (n2 > n1).

Espectros de linhas e o modelo de Bohr Equação de Rydberg: Séries Lyman n1 = 1 n2 = 2, 3, 4, 5, …,  UV Séries Balmer n1 = 2 n2 = 3, 4, 5, 6, …,  Visível Séries Pashen n1 = 3 n2 = 4, 5, 6, 7, …,  IV

Espectros de linhas e o modelo de Bohr