Organismos geneticamente modificados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SELEÇÃO ARTIFICIAL DA MOSTARDA
Advertisements

Alimentos Transgénicos
Organismos Geneticamente Modificados (OGM)
Histórico # Em 1983 foi obtida a primeira planta transgênica: uma planta de tabaco resistente a um tipo de antibiótico. # As plantas geneticamente modificadas.
BIOTECNOLOGIA Professora: IVAnéa.
AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS
9. TRANSGÊNICOS São organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contêm materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos.
Seminário de Engenharia Genética 2005/2006 Seeds of Concern.
ALIMENTOS TRANSGÊNICOS.
Reunião Conjunta Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da.
Alimentos Transgênicos e Saúde
Alimentos Trânsgênicos
VACINAS.
VACINAS.
Organismos Transgênicos
INTRODUÇÃO Conjunto de técnicas que utiliza
Aplicações e consequências
Revolução genômica: um caminho sem volta
QUANDO PENSAMOS EM BIOTECNOLOGIA, O QUE SURGE EM NOSSA MENTE???
Colégio Imaculada Conceição – DAMAS
PLANTAS TRANSGÊNICAS: DE ONDE VEM, PARA AONDE VÃO?
Suplementação e Saúde Boa noite a todos!! O objetivo dessa apresentação é falar não de um produto ou de uma indicação específica de suplementação, mas.
Agricultura Biológica
BIOTECNOLOGIA.
Melhoramento Genético e Transgênicos
VÍRUS.
ENGENHARIA GENÉTICA.
Biotecnologia Clube de Ciência e Arte
Estrutura Classificação Reprodução Doenças
Engenharia Genética.
Caso 6 - Aplicações ambientais
Trabalho sobre Biotecnologia
Agricultura Biológica
PLANTAS TRANSGÊNICAS: DE ONDE VEM, PARA AONDE VÃO?
O VEGETARIANISMO NA TERCEIRA IDADE
A genética e os genes.
1 2 Engenharia Genética e Saúde
Manipulação Genética.
Alimentação saudável.
Transgênicos O que são? Aspectos Positivos Aspectos Negativos
ESCOLA MONTEIRO LOBATO
Matriz de Referência de Ciências da Natureza
Transgênicos e Geneticamente Modificados.
ALIMENTOS ORGÂNICOS.
Eventos de Algodão em Análise
Transgênicos Os genes da discórdia.
Sua importância na agricultura !
Técnica do DNA recombinante DNA Complementar - cDNA.
Transgênicos Universidade Federal do ABC Analívia Ramos
Prof. Alan Alencar Biotecnologia.
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
Melhoramento Genético
Trabalho de Biotecnologia
Vírus da melancia (Citrullus lanatus)
ALIMENTOS QUE DEVES EVITAR!!
O Debate do Ano OGM.
Uso de vírus em engenharia genética
MEIO AMBIENTE.
A polêmica dos transgênicos no Brasil e no mundo Prof. Reginaldo C. Agostini.
Controlo de PRAGAS Uma praga é a abundância de indivíduos de uma espécie indesejável que, invadindo as culturas ou explorações, competem com o.
Biotecnologia e Biossegurança
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
Atendimento ao Consumidor e Rotulagem
A LIMENTAÇÃO, A MBIENTE E S USTENTABILIDADE Cultivo de plantas e criação de animais 1.
Transgênese.
Alimentos transgénicos
Como produzimos organismos geneticamente modificados?
Revolução Verde – Complexos Agroindustriais
São organismos vivos com modificações transgênicas. Também chamados de organismos geneticamente modificados, são organismos nos quais foram introduzidos.
Transcrição da apresentação:

Organismos geneticamente modificados CASO 3 - ALIMENTOS

Organismos Geneticamente Modificados Entende-se por organismo geneticamente modificado (OGM) todo o organismo cujo seu material genético foi manipulado de modo a favorecer alguma característica desejada. Normalmente quando se fala em Organismos geneticamente modificados refere-se aos organismos transgénicos, mas estes não são exatamente a mesma coisa. Um transgénico é um organismo geneticamente modificado, mas um organismo geneticamente modificado não é obrigatoriamente um transgénico. Um organismo geneticamente modificado só é considerado um transgénico se for introduzido no seu material genético parte de material genético de outro ser.

MAMÃO

Características O mamão é uma fruta com alto valor nutritivo, 200g contêm 61% de vitamina A. O mamão transgênico surge, como uma resposta ao vírus da mancha anelar ou papaya ringspot vírus (PRSV). Com alteração dos genes o mamão torna-se resistente ao vírus. Primeira planta resistente ao vírus surgiu na década de 90.

O mamão transgênico tem o mesmo gosto e a mesma aparência do convencional. A única diferença entre eles é que o transgênico tem dois genes a mais, sendo que um deles o torna resistente ao vírus da mancha anelar.

Vírus da mancha anelar ou PRSV Como é transmitido? É transmitido por diversas espécies de insetos afídios (pulgões), de uma forma não persistente, o que torna o controlo muito difícil. Quais os principais sintomas? Os principais sintomas desta doença são clorose e mosaico nas folhas jovens, as quais perdem grande área foliar à medida que maturam, causando diminuição na taxa de crescimento e produtividade. As plantas contaminadas apresentam estrias oleosas na parte superior do caule e manchas anelares nos frutos. Essas manchas diminuem expressivamente a aceitação do mamão no mercado.

Técnica da Engenharia Genética utilizada na sua obtenção A estratégia utilizada foi transformar os mamoeiros com um gene do próprio vírus. Os cientistas aproveitaram-se de um mecanismo conhecido como silenciamento de genes. Com a transferência para o mamão de um gene do vírus, a planta passa a produzir o RNA correspondente. Ao infetar a planta, o vírus insere o seu material genético para que também seja produzido. Com isso, passa a existir uma sobrecarga na produção daquele gene, agora presente na planta em dose dupla. A planta não aguenta e "desliga" a produção, degradando o RNA. O próprio gene do vírus contribui para sua destruição.

Vantagens Uma das vantagens do mamão em relação a outros alimentos transgénicos, é que ele não tem risco de causar alergia, nem toxicidade, que podem ser provocadas por proteínas produzidas pelo gene introduzido no alimento. No caso do mamão, o gene introduzido não produz proteína. O gene "marcador" que torna o mamão resistente ao antibiótico canamicina, não traz problema nenhum para o homem. O corpo humano já contém, no trato intestinal, muitas bactérias resistentes à canamicina.

Desvantagens Inicialmente quando o mamão foi primeiramente modificado houve grande polémica em relação ao risco para a saúde publica, tendo em conta que ainda estava pouco explorada a ideia de alimentos transgénicos, mas hoje sabe-se que esse mesmo mamão não apresenta qualquer risco para a saúde, sendo comercializado em vários países

TOMATE

Características Este tomate é resistente a infeções causadas por fungos e também à seca. O novo tomate é mais rico em ferro que as versões convencionais e possui mais gorduras polinsaturadas (que ajudam aumentar as taxas do “colesterol bom”, o HDL).

Técnica da Engenharia Genética utilizada na sua obtenção O desenvolvimento desta nova variedade de tomates foi possível graças à transferência de um único gene do fungo Flammulina velutipes para a planta. Este gene é responsável pela expressão de uma enzima FvC5SD, que produz uma substância cerosa capaz de evitar a perda de água.

Os tomates geneticamente modificados (GM) que expressam a enzima FvC5SD produzem até 23% mais dessa substância, o que os torna resistentes à seca, a ataques de fungos e aumenta a quantidade de ferro e gorduras polinsaturadas na sua composição

Vantagens Ser resistente a pragas, fungos e à seca. Ser mais rico em ferro e em gorduras polinsaturadas.

Desvantagens Como estes tomates ainda não foram alvo de estudos aprofundados, tomamos como possíveis desvantagens, as dos transgénicos em geral: Possíveis alergias Possível toxicidade

Aspetos Éticos Os países que aprovam a utilização são os mesmos que aceitam moralmente os alimentos transgênicos. Os que negam a sua utilização são os que reprovam moralmente. A questão do conhecimento e relevância é secundária. O reconhecimento de riscos e especialmente de benefícios é um fator importante na tomada de opinião a este respeito.

Algumas questões ficam pendentes: na área da saúde: toxicidade em grande populações e a dificuldade de execução de estudos de monitoramento; alergenicidade, que não será resolvida pela simples rotulagem; na área ecológica: hibridação de espécies nativas com plantas transgênicas, repassando a característica para uma outra espécie, ao acaso. O principal risco envolvido é a transmissão de resistência a substâncias químicas, tipo herbicidas, podendo gerar nova pragas resistentes;

na área econômica: dependência dos produtores, e por consequência, da própria sociedade, de um pequeno número de empresas que produzem sementes patenteadas, com replantio impedido por contrato ou por geração de pagamento de royalties.

Trabalho realizado pelas alunas do 12ºC: - Khrystyna Budzak nº14 - Mariana Pinto nº16 - Tatiana Carvalho nº26