Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Encontro com professores
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
FGV Online Programa de Ensino a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Fundação Roberto Marinho
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Universidade de Aveiro
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Contexto de Educação a Distância
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Curso de Docência Universitária
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Tipos de Tutoria.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
NTE RJ10 - São Pedro da Aldeia - RJ
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Informações sobre o Teleduc
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Introdução Entre 2005 e 2009 o Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL) ofereceu cursos semipresenciais.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação Florianopólis/SC, 10 a 12 de setembro de Secretaria de Educação a Distância.
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Transcrição da apresentação:

Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1 - f089530@pos.ceset.unicamp.br Eugenio Maria de França Ramos2 - eugenior@rc.unesp.br UNESP - Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho Centro de Educ. Continuada em Educ. Mat., Científica e Ambiental (CECEMCA UNESP) - Câmpus de Rio Claro1 Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Câmpus de Rio Claro – Orientador - Tit: Prof. Assist. Dr.1,2 Apoio: Introdução Resultados A produção de roteiros de estudos para o Ensino de Física utilizaram a produção textual, construídos pressupondo um diálogo com o aluno. Tais materiais tiveram como foco a realização de tarefas básicas, inclusive a construção de materiais experimentais de eletrostática, com materiais de baixo custo. Além de roteiros de estudos, foram elaborados apresentações de slides, pequenos vídeos didáticos e um e-book. Neste trabalho discutimos a experiência na implantação de cursos de Extensão Universitária totalmente a distância, oferecidos pelo Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA UNESP), particularmente o curso “Brincando com a Física – Eletrostática”. Tais cursos tiveram como foco o trabalho on-line com o uso de ambientes virtuais pela INTERNET, oferecendo formação continuada preferencialmente para Professores da Educação Básica da Rede Pública de Ensino do Brasil, mas tendo aceitado outros interessados, como alunos de Graduação e Pós-Graduação. A ação nos cursos on-line foi realizada com o auxílio de um ambiente virtual, a plataforma EaD TELEDUC, que oferece ferramentas tecnológicas de controle e acompanhamento, além de um alcance abrangente no atendimento de participação de várias localidades que conhecem a língua portuguesa. Cursos na modalidade EaD, utilizando a INTERNET, possuem características próprias e devem ser desenvolvidos de forma diferenciada de cursos presenciais. Para pensar no desenvolvimento de cursos a distância com qualidade é necessário que não sejam meras transposições de materiais didáticos presenciais para um repositório digital e, principalmente, que considere a mediação pedagógica. Interface do CD-ROM E-book Vídeo - Pêndulo eletrostático Vídeo – Experimento: condutor ou isolante? Vídeo de montagem e experimento - Capacitor Metodologia O curso foi projetado para ser totalmente a distância inclusive com as atividades práticas com carga horária de 40 h, com 8 h semanais de estudos. Foram elaborados roteiros de estudos para cada aula e inseridos no ambiente virtual TELEDUC, com a escolha de algumas das ferramentas EaD disponíveis. Inter-estruturação do conhecimento (Louis Not, 1979) Maneira pró-ativa Atividade/interação conhecimentos Procurou-se organizá-lo com baixa distância transacional professor/aluno (Moore, 2002) qual seja a “distância didática” aluno/professor expressa segundo três dimensões: a comunicação, a estrutura do material e a autonomia do aluno. Os sujeitos educacionais: o coordenador/professor, que efetua o projeto instrucional, tendo conhecimento do conteúdo e metodologia, capacidade de análise de dados e avaliação; o formador/professor (tutor), que trabalha em colaboração e em equipe, tem conhecimento básico das tecnologias utilizadas além de habilidades em comunicação interpessoal, linguagem oral e escrita; o aluno, que deve pensar, escrever e deve ser estimulado a pesquisar e investigar os conteúdos. A interação didática focou o trabalho no fórum de discussões, que foi o principal meio de avaliação processual do curso, juntamente com a elaboração de um projeto didático. As atividades didáticas foram conduzidas e os materiais didáticos produzidos de forma que pudessem despertar a curiosidade epistemológica (Freire, 2000) do aluno. O ambiente virtual TELEDUC possibilitou a organização, gestão, monitoramento e controle do curso, registrando os acessos dos alunos. O curso atendeu cerca de 250 participantes de 15 diferentes estados brasileiros, organizados em turmas de cerca de 30 alunos, durante o período de julho de 2008 a junho de 2009. Além de proporcionar formação continuada a professores, o desenvolvimento de um curso focado na produção de materiais didáticos para o Ensino de Física, permitiu igualmente o desenvolvimento dos tutores e dos desenvolvedores de conteúdo. Os Ambientes (software) para EaD reúnem essas ferramentas O professor também pode, por exemplo, durante o curso acompanhar o desenvolvimento do trabalho do aluno, observando, por exemplo, dados sobre freqüência a páginas do curso, mensagens lidas ou mensagens enviadas etc... ... Para o professor professor aluno exposição trabalho em grupo dialógica Complexidade Didática aumenta Conclusão Cursos EaD podem proporcionar a interação professor-aluno/aluno-aluno baseados na idéia de inter-estruturação e na baixa distância transacional, sem a utilização de recursos automatizados como tutoriais ou rotinas pré-estabelecidas. Para isso deve-se ter atenção especial no desenvolvimento de materiais didáticos e do projeto de organização da interação didática, para refletir essas opções pedagógicas, desde sua concepção. Além disso, a atuação dos professores e tutores devem ter como princípios o acompanhamento do aluno no processo de ensino aprendizagem, valorizando as situações de questionamento e de oferecimento de desafios didáticos adequados, bem como a incorporação de novos conhecimentos proporcionados pela interação didática. Neste sentido, a escolha das ferramentas que se utilizará no ambiente virtual devem ser adequadas a metodologia utilizada, valorizando as que possam proporcionar interatividade – como os fóruns eletrônicos – e incentivar o diálogo entre professor-aluno e entre aluno-aluno. As ações de formação completamente a distância mostraram-se ricas e interessantes do ponto de vista educacional para a formação continuada de professores, descortinando novas possibilidades de trabalho na formação de autores e tutores para essa modalidade.