Vanessa Mattoso Cardoso – Walkiria Helena Cordenonzi OAMAT: Objeto de aprendizagem para o estudo de Matrizes Vanessa Mattoso Cardoso – Walkiria Helena Cordenonzi vanessacardoso@ifsul.edu.br walkiriacordenonzi@ifsul.edu.br
ROTEIRO 1- Curso Técnico – Informática para Internet 2- A Lógica e a Matemática no curso 3- Problemática 4- Trabalho Interdisciplinar 5- Considerações Finais e Trabalhos Futuros
O CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA PARA INTERNET Subsequente / terciário Duração: 2 anos (4 semestres) Fundamentos Matemáticos e Lógica de Programação (1º semestre)
Lógica de Programação e Matemática no curso Lógica de Programação Matemática (Fundamentos Matemáticos para Computação)
Problemática disciplina LP: é considerada muito difícil pelos alunos, pois exige o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas com base lógica-matemática. a consequência disso é o elevado número de problemas de aprendizagem, favorecendo a ocorrência de reprovações
O Trabalho Interdisciplinar 2ª Etapa Exercícios comuns 1ª Etapa Elaboração dos Planos de Ensino 3ª Etapa Aulas e Avaliações conjuntas 4ª Etapa OAMAT
Elaboração dos Planos de Ensino 1ª Etapa Elaboração dos Planos de Ensino Os planos de ensino: conteúdos e Habilidades
O Trabalho Interdisciplinar 2ª Etapa Exercícios comuns 1ª Etapa Elaboração dos Planos de Ensino 3ª Etapa Aulas e Avaliações conjuntas 4ª Etapa OAMAT
Exercícios comuns abordados nas duas disciplinas de forma separada 2ª Etapa Exercícios comuns Exercícios comuns abordados nas duas disciplinas de forma separada Exercícios aplicados ao contexto binacional
RESULTADOS 2ª FASE Total de alunos B) Total de acertos
Apenas um aluno conseguiu relacionar as duas disciplinas. 2ª Etapa Exercícios comuns Observou-se que: Apenas um aluno conseguiu relacionar as duas disciplinas. Que mesmo os alunos que acertaram todo o exercício não relacionaram.
O Trabalho Interdisciplinar 2ª Etapa Exercícios comuns 1ª Etapa Elaboração dos Planos de Ensino 3ª Etapa Aulas e Avaliações conjuntas 4ª Etapa OAMAT
Aulas e Avaliações conjuntas 3ª Etapa Aulas e Avaliações conjuntas
RESULTADOS 75% erraram o exercício – destes 57% não entenderam o enunciado A maioria (certos e errados) utilizaram os resultados matemáticos para programarem.
O Trabalho Interdisciplinar 2ª Etapa Exercícios comuns 1ª Etapa Elaboração dos Planos de Ensino 3ª Etapa Aulas e Avaliações conjuntas 4ª Etapa OAMAT
Objeto de Aprendizagem – internet Objetivo Conteúdos 4ª Etapa OAMAT Objeto de Aprendizagem – internet Objetivo Conteúdos Nível de aplicação Baseado na teoria instrucional/educacional de Gagné
RESULTADO PRÁTICO I Mostra de Software, realizada no III Fórum Binacional, em Rivera.
CONSIDERAÇÕES Esta prática exigiu reavaliação continua. Com ênfase na colaboração e cooperação entre as disciplinas.
TRABALHOS FUTUROS Problemas com interpretação – Idiomas Novas metodologias para trabalhar o raciocínio lógico- matemático TICM
Obrigada! Gracias! Es importante porque son complementarias, ningun trabajo de logica o programacion van separados de calculos matematicos. ? O ensino de logica esta ligado a matemática ... sim. O idioma nao interfere muito bem relacionadas, com uma integraçao coerente foi muito dificel. porque matematica no meu ver ficou melhor para fazer do que logica. Creo que de una manera exitosa, en realidad yo aprendo más con mis errores. cuando se realiza la correccion es que me doy cuenta donde fallé