Gestão de Serviços de TI com ITIL Versão 3 Márcio Moreira & Mário Peixoto marcio.moreira@pitagoras.com.br http://si.lopesgazzani.com.br/docentes/marcio/
Objetivos da disciplina Introduzir os conceitos relacionados a serviços de TI Apresentar os conceitos do ITIL v3 para gestão de serviços em todo o seu ciclo de vida Fazer uso prático dos conhecimentos adquiridos através de simulados Identificar os fatores críticos de sucesso em serviços Discutir as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) do gestor de serviços Promover a visão de alinhamento de TI ao negócio Abrir o caminho para os serviços e a própria TI serem vistos como parte da estratégia competitiva do negócio Preparar os participantes para certificação ITIL Foundation
Ementa da disciplina 1. Introdução – Ciclo de Vida de Serviços Service Lifecycle 2. Operação de Serviços Service Operation 3. Transição de Serviços Service Transition 4. Projeto de Serviços Service Design 5. Estratégia de Serviços Service Strategy 6. Melhoria de Serviços Service Improvement
Bibliografia Fundamental: Complementar: OGC. The Official Introduction to the ITIL – Service Lifecycle. TSO. 2007. OGC. ITIL Version 3 – Service Operation. TSO. 2007. OGC. ITIL Version 3 – Service Transition. TSO. 2007. OGC. ITIL Version 3 – Service Design. TSO. 2007. OGC. ITIL Version 3 – Service Strategy. TSO. 2007. OGC. ITIL Version 3 – Service Improvement. TSO. 2007. Complementar: Jan van Bom. Foundations of IT Service Management based on ITIL V3. Van Haren Publishing. 2007.
Sistema de avaliação Sistema de avaliação: 100 pontos - trabalhos: média dos simulados 1º simulado: Ciclo de Vida de Serviços 2º e 3º simulados: Operação de Serviços 4º e 5º simulados: Transição de Serviços 6º simulado: Projeto de Serviços 7º simulado: Estratégia de Serviços 8º simulado: Melhoria de Serviços 9º simulado: Geral em regime de prova
Plano de aulas Aula Data Teórica Prática 1 28/09/2013 Apresentações & 1. Ciclo de Vida de Serviços 1º Simulado 2 05/10/2013 2. Operação de Serviços 1 2º Simulado 3 19/10/2013 2. Operação de Serviços 2 3º Simulado 4 09/11/2013 3. Transição de Serviços 1 4º Simulado 5 23/11/2013 3. Transição de Serviços 2 5º Simulado 6 30/11/2013 4. Projeto de Serviços 6º Simulado 7 07/12/2013 5. Estratégia de Serviços 7º Simulado 8 14/12/2013 6. Melhoria de Serviços & Encerramento 8º e 9º Simulado
Durante o curso Envolva-se Faça perguntas Compartilhe experiências - boas ou ruins Mantenha a mente aberta Divirta-se