INTRODUÇÃO A qualidade da água é um requisito com pouca abordagem durante a verificação da capacidade de medição de um hidrômetro velocimétrico; Mas para.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO IDM APÓS OS ENSAIOS DE FADIGA DE 200H, 400H E 600H Thiago Garcia da Silva Santim Luiz Eduardo Mendes Fernando Lemes da Silva Fernando.
Advertisements

XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento
USO DE ANDAIMES 100% USO DE ANDAIMES 100% N B R 6404 SEGURANÇA NOS ANDAIMES.
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA.
UNIDADE III PILARES.
Alinhamento geométrico e nivelamento de máquinas e equipamentos
APLICAÇÃO DA TEORIA FUZZY EM SISTEMAS HIDRODINÂMICOS PARA ESTUDAR O COMPORTAMENTO DE CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES EM RIOS NATURAIS AUTORES Patrícia Freire.
Topografia de Superfícies e Superfícies de Contato Prof. Reinaldo Maia Contribuição Prof. Diego Corradi.
PERDAS DE CARGAS EM TUBULAÇÕES Francisco Denilo Juliana Lorenzo Mauricio Sodré Uoston Tavares Viviane Basílio.
NBR Sistemas elétricos e Eletrônicos Internos na estrutura. Sistemas elétricos e eletrônicos estão sujeitos a surtos e impulsos eletromagnéticos.
TB 100%.
CARACTERIZAÇÃO LIMNOLÓGICA DO CÓRREGO DA ESTIVA EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
INSTRUÇÃO NORMATIVA 22 7 DE JULHO DE 2009
FENOMENOS DE TRANSPORTE
INTRODUÇÃO As instalações prediais de água fria são dimensionadas atendendo às recomendações da NBR 5626/98: Limite de velocidade máxima de 3m/s; Cargas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
REFORMA, RECUPERAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE ROLAMENTOS GIGANTES
PUCPR - ESCOLA POLITÉCNICA
CONTROLE DA MEDIÇÃO DE ÁGUA COMO FORMA DE TRANSPARÊNCIA
RESULTADOS E DISCUSSÃO
INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PREDIAIS I
DESENVOLVIMENTO DE UM FILTRO LENTO BIFLUXO COM RETROLAVAGEM
EFICIÊNCIA NA GESTÃO DO SANEAMENTO EM PEQUENOS MUNICÍPIOS: ENFOQUE NA MICROMEDIÇÃO Silvana da Silva Engenheira Civil, Mestre em Engenharia Civil, Professora.
SANASA em números Índice de cobertura: Sede Administrativa
Medidores de Vazão.
Desenvolvimento de ferramenta de colaboração em massa
Professor: Marcos Gabriel Tragueta
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Felipe de Souza Nogueira Tagliarini
SECAGEM Remoção da água, por evaporação, de sólidos ou soluções, levando à imobilização de reagentes químicos e consequente interrupção da atividade biológica.
XLIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2014
EFICIÊNCIA OPERACIONAL CONTROLE DE PERDAS
VIDA FUNCIONAL MOVIMENTAÇÕES GERAIS Olá!
Instalação Hidrossanitária
Inspeção de instalações apoiadas por dispositivo eletrônico – Experiência da Subestação Foz do Iguaçu Wanderlei Dias Furnas.
Estação de Tratamento de água Prof. Arilson Prata.
Projeto Estruturado de Redes
Resultados e Discussão Referências Bibliográficas
90 cm (largura) e 110cm (comprimento)
Ações para garantir o abastecimento de água permanente em períodos de instabilidade hídrica Milena Rossetti Técnica Química da Comusa – Serviços de Água.
Ghislaine Miranda Bonduelle
PROJETOS DE ILUMINAÇÃO
DIS COMERCIO DE ELETRODOMESTICOS LTDA
DIS COMERCIO DE ELETRODOMESTICOS LTDA
Diagrama de Pareto.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Verificação das instalações eléctricas
MÉTODOS ANALÍTICOS OFF-LINE
CARACTERÍSTICAS DA ÁGUA DA LAGOA TRATADA COM AS SEMENTES MILAGROSAS
Procedimentos antes e após coleta dos dados
NR 18.
FORÇAS HIDRÁULICAS EM USINAS HIDRELÉTRICAS
Preparação do aerogel hidrofóbico RESULTADOS E DISCUSSÕES
CARACTERIZAÇÃO LIMNOLÓGICA DO CÓRREGO DA ESTIVA EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO
Introdução Resultados e Discussões Objetivos Materiais e Métodos
Integrantes: Elias Melo Nívea Juscelino Polyane Pereira
Combate às Perdas 1.
Teste de hipótese em R.
NBR Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV.
CÁLCULO DO ÍNDICE DE DESEMPENHO DA MEDIÇÃO – IDM DO PARQUE DE MEDIDORES DO SAAE GUARULHOS NO ANO DE 2017.
AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE SISTEMA DE COLETA E APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE APARELHOS DE AR-CONDICIONADO Autores: Euler Bueno dos Santos Maira Ferreira da.
Euler Moreira Igor Rezende Janderson Oliveira Rafael Corbelli
INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 01 SISTEMA DE ÁGUA FRIA Professor Marinaldo Junior.
Ainda que sem máquina é um avanço.
Teste de estabilidade de produto farmacêutico
Institutos Lactec, Eletronorte Brasil - ELN
DESDOBRAMENTOS POSSÍVEIS DO MONITORAMENTO CONTÍNUO DAS VERIFICAÇÕES PERIÓDICAS E EVENTUAIS DOS HIDRÔMETROS.
DETERMINAÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA POR SUBMEDIÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DO ÍNDICE DE DESEMPENHO DA MICROMEDIÇÃO (IDM)
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO METROLÓGICO DOS HIDRÔMETROS VELOCIMÉTRICOS COM FILTRO RETENTOR DE PARTÍCULAS

INTRODUÇÃO A qualidade da água é um requisito com pouca abordagem durante a verificação da capacidade de medição de um hidrômetro velocimétrico; Mas para os hidrômetros volumétricos é um importante requisito, em função do risco de travamento do pistão rotativo; Portanto, para o hidrômetro volumétrico foram desenvolvidos dispositivos adicionais tais como os filtros de proteção internos e externos, bem como design especial como o caso das ranhuras nas paredes do pistão rotativo

Figura – Filtro interno e pistão rotativo com ranhuras

Figura – Modelo de filtro retentor

INTRODUÇÃO Ausência de dispositivo adicionais nos medidores velocimétricos com o objetivo de reter pequenas partículas; Pequenas partículas: Grãos de areia advindos do revestimento das redes ou de manutenções; Grãos advindos das encrustrações das tubulações. Entretanto pelo canal do parafuso regulador pode ocorrer devido às partículas sólidas a:; Colmatação; Desgaste do material do parafuso (alteração da regulagem).

Figura – Tubulação de cavalete e de rede de distribuição com encrustrações

Figura – Hidrômetro velocimétrico em corte

INTRODUÇÃO A colmatação parcial do canal do parafuso regulador impõe uma velocidade maior de fluxo fazendo com que o medidor seja sujeito a um desgaste acelerado, reduzindo a durabilidade; A colmatação total reduz a precisão do equipamento, aumentando as perdas aparentes; O desgaste do parafuso regulador pela abrasão entre as partículas sólidas e o material do parafuso reduz a precisão do equipamento, aumentando as perdas aparentes.

OBJETIVO Apurar a precisão dos medidores velocimétricos durante ensaios de IDM – Índice de Desempenho na Medição, conforme disposto pela NBR 15538/2014 antes da fadiga e após a fadiga de 200h sendo uma parte do lote submetida aos ensaios sem o filtro retentor de partículas de montante e outra parte do lote do mesmo lote submetida aos ensaios com o filtro retentor de partículas de montante.

MATERIAIS Para atendimento da proposta deste estudo: 08 hidrômetros velocimétricos DN3/4”, Qn = 0,75m³/h e comprimento de 115mm; Bancada volumétrica semiautomática; Filtro retentor de partículas; Planilhas de cálculo eletrônicas.

MÉTODO Separação da amostra de um lote de hidrômetros seguindo os requisitos NBR 5426/85, nível de inspeção S2 e nível de qualidade NQA 6,5; A amostra selecionada foi dividida em 2 partes aleatoriamente e nomeadas de amostra A e amostra B; A amostra A foi instalada sem filtro retentor de partículas à montante do medidor na bancada volumétrica; A amostra B foi instalada com filtro retentor de partículas à montante do medidor na bancada volumétrica;

Figura – Esquema de instalação de filtro e medidor em bancada volumétrica

MÉTODO Troca da água dos reservatórios da bancada; Ensaio de IDM conforme disposto pela NBR 15538/2014: Ensaio de IDM da amostra A sem a fadiga – IDM inicial; Ensaio de IDM da amostra A com fadiga de 200h (cíclica e contínua) – IDM 200h; Ensaio de IDM da amostra B sem a fadiga – IDM inicial; Ensaio de IDM da amostra B com fadiga de 200h (cíclica e contínua) – IDM 200h; Processamento dos dados em planilhas de cálculo eletrônicas.

RESULTADO E DISCUSSÃO 92,1% 91,4% 88,9% 81,1% Figura – IDM para as duas amostras na condição inicial e após 200h de fadiga

RESULTADO E DISCUSSÃO IDM inicial a falta de filtro reduziu o índice de 92,1% para 91,4%, ou seja, afetou o índice em 0,7 pontos percentuais; Após as 200h de fadiga contínua, o novo índice apurado para o lote de medidores com filtro foi de 88,9%, enquanto para o lote de medidores sem filtro o índice foi de 81,1%, ou seja, uma redução de 7,8 pontos percentuais; Tendo em vista o princípio de medição dos hidrômetros velocimétricos ser baseado na velocidade, a fadiga contínua de 200h afetou os mecanismos internos do medidor velocimétrico de forma mais significativa nos medidores sem a presença do filtro retentor de partículas.

Figura – Curvas de erros para os ensaios de IDM antes da fadiga e após – sem filtro

Figura – Curvas de erros para os ensaios de IDM antes da fadiga e após – com filtro

RESULTADO E DISCUSSÃO O uso do filtro após as 200 horas de fadiga uma redução do erro de 51,74% na vazão de 10 litros/hora quando comparado com os resultados do ensaio sem filtro para a mesma vazão; Nas vazões superiores a 10 litros/segundo a verificação de redução dos erros é da ordem de 1%, havendo, portanto na curva de erros do ensaio sem o filtro uma tendência à sobremedição com o aumento das horas de fadiga quando comparada com a curva do erro do ensaio com filtro.

CONCLUSÕES Para testes em bancada o filtro mostrou-se eficiente quanto a manutenção da precisão nas vazões mais baixas, reduzindo a submedição – perdas aparentes; Atualmente medidores do mesmo lote de onde as amostras foram extraídas estão instalados em campo com e sem filtro para posterior análise;

CONCLUSÕES Parâmetros referentes à granulometria das partículas existentes nas redes de água podem ser objeto de controle dos serviços de abastecimento de água com o objetivo de especificar medidores com maior robustez para garantir por mais tempo a curva de precisão do medidor; Implantar o controle da qualidade de água (além do aspecto visual) para todo tipo de ensaio em bancadas, tal como feito com temperatura.

Obrigado pela atenção. Contatos: luizmendes@saaeguarulhos.sp.gov.br thiagosantim@saaeguarulhos.sp.gov.br matheuscosta@saaeguarulhos.sp.gov.br