Avaliação da Aprendizagem Aprendizagem da Avaliação X Aprendizagem da Avaliação
ELABORAR QUESTÕES PARA“PROVÃO” Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Falta de tempo... Êee coisa chata! Falta “Inspiração”... Tédio Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
x REPASSE DE INFORMAÇÃO Objetivos: Ensinar a fazer provão. Defender teses pedagógicas. Objetivos: Apresentar uma metodologia para elaboração de questões. Facilitar o processo de elaboração de avaliação da aprendizagem. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
TREINAMENTO NA METODOLOGIA ESTUDADA: Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
PUBLICAÇÃO EM CO-AUTORIA Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
? Existe diferença AVALIAR E EXAMINAR Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Século XVI HISTÓRIA... Depois Antes Chamava-se “Oficina de mestres e aprendizes” Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
“Como saberemos se os alunos aprenderam?” Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Os Exames foram introduzidos da vida social. Mais reprova que aprova. Tem por características selecionar pessoas. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Quase sempre possui edital; Possui características classificatórias; Foca no resultado final; Quem aprende caminha, quem não aprende #@$%&*! Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Calouros de uma faculdade Aluno Calouros de uma faculdade Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
3º período da faculdade Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014 Aluno 3º período da faculdade Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
6º período da faculdade Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014 Aluno 6º período da faculdade Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Exame Excludente Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
“Ter por função garantir o sucesso.” AVALIAÇÃO “Ter por função garantir o sucesso.” (LUCKESI,2011) Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Avaliação do rendimento do funcionário José. Avaliação do desempenho do treinador. Avaliação da viscosidade do lubrificante da injetora. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Vejamos o seguinte exemplo... Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Quando EXAMINO eu constato uma situação e classifico. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Quando AVALIO eu diagnostico para saber exatamente quais “remédios” necessários para melhorar a situação. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Professor Chuck Norris! Antes de dar as notas: Professor Chuck Norris! Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Depois de dar as notas: Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
O SER HUMANO NUNCA ESTARÁ SATISFEITO Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
1 7 10 3 6 6 8 PONTUAR O EDUCANDO 6 10 8 9 10 5 Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
? 4+6=10 / 2= 5 6+4=10 / 2= 5 A MÉDIA ENGANA... 1º aluno 2º aluno 4+6=10 / 2= 5 ? 2º aluno 6+4=10 / 2= 5 Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Você aprovaria um aluno que em 10 pontos distribuídos conseguiu nota 3? Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
O CASO DO CURSO DE NATAÇÃO: Fazer o curso em 1 mês. 4 etapas a serem avaliadas. Notas de 0 a 10. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Nota: 0 1ª SEMANA Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Nota: 1 2ª SEMANA Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Nota: 3 3ª SEMANA Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Nota: 9 ÚLTIMA SEMANA Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO: Não se aprova um aluno com média 3, apesar de o aluno ter aprendido a nadar. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Voltar e alterar as primeiras notas do aluno??? “De jeito maneira” Isso não é justo. Função da avaliação: Garantir o sucesso. Este aluno deve ter uma chance, pois ele mostrou-se capaz. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
8 ou 80 é VÁLIDO? Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
PONTOS RELEVANTES QUANTO A AVALIAÇÃO: 1º - A avaliação é aplicada se realmente tiver utilidade; 2º - Seja ético ao elaborar e corrigir uma avaliação; Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
PONTOS RELEVANTES QUANTO A AVALIAÇÃO: 3º - Boletim é individual; 4º - Avaliação não é “porrete”. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
MOMENTO DA PARTILHA Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
AVALIAR OU EXAMINAR? EIS A QUESTÃO. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
ALGUMAS CONSTATAÇÕES... Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
....................................................................................... ........................................................... ............................................................... Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
“Como fazer” ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM “Como fazer” Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora, é uma instituição que operacionaliza (elabora e desenvolve) programas estaduais e municipais destinados a mensurar o rendimento de estudantes das escolas públicas. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
TIPOS DE AVALIAÇÕES A) Avaliação interna Trabalhos em grupo. Debates. Relatórios. Questões “abertas”. Práticas. Pesquisas. Etc. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
São conhecidas como avaliações de longa escala. TIPOS DE AVALIAÇÕES B) Avaliação externa São conhecidas como avaliações de longa escala. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
MATRIZ DE REFERÊNCIA Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
MATRIZ DE REFERÊNCIA É um instrumento norteador para construção de itens. As Matrizes são estruturadas a partir das competências e habilidades que se espera que os alunos tenham desenvolvido. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Exemplo: Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Item pode ser considerado sinônimo de QUESTÃO. “Consiste na unidade básica de um instrumento de coleta de dados.” (BRASIL. Inep,2006) Item pode ser considerado sinônimo de QUESTÃO. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Disponível em: www.portalavaliacao.caedufjf.net Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Exemplos de suportes Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
A) TEXTO VERBAL Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
B) TEXTO NÃO VERBAL Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
C) SITUAÇÃO - PROBLEMA QUESTÃO 01 Numa indústria de fundição de alumínio um defeito típico vem se repetindo continuamente por meses. O técnico em Metalurgia que atua na empresa convoca uma reunião com envolvidos no processo. A reunião tem por objetivo colher informações e principalmente levantar possíveis causas que estão afetando este processo. A ferramenta da qualidade indicada para levantamento de possíveis causas é o (A) diagrama de Causas e Efeitos. (B) gráfico de Pareto. (C) plano de ação 5w2h. (D) brainstorming. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
D) QUADRO Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
E) TABELA Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
F) GRÁFICO Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
01 - Um automóvel de passeio pode passar pela calçada? egadinhas!!! 01 - Um automóvel de passeio pode passar pela calçada? Pode. Não pode, pois não cabe. Não pode, pois o cimento não tem aderência com o pneu. Não pode, pois passeio não é via de circulação. NRA. FONTE: Detran Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Algumas considerações importantes Importante evitar que o estudante erre um item porque não compreendeu o que estava sendo perguntado. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Evite alternativas demasiadamente longas. DICAS Evite alternativas demasiadamente longas. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
DICAS O gabarito deve estar exposto de forma clara, ser a única alternativa correta e não deve ser mais atrativo que os distratores. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Uma doença que comete aos pés. Uma parte da fotossíntese. QUESTÃO 14 O que é uma fresadora? Uma doença que comete aos pés. Uma parte da fotossíntese. Máquina usada para usinagem de materiais. A distância entre uma porta e seu batente. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
OFICINA DE ITENS (PRÁTICA) Montar 5 grupos por áreas de conhecimento; Cada grupo elaborar 1 item completo 1 integrante de cada grupo deve apresentar o item, detalhando o tipo de suporte, os distratores, o comando, gabarito e etc. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Apresentações de itens e correções: Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014
Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos solucioná-los. (Isaac Asimov) MUITO OBRIGADO! Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014