Avaliação da Aprendizagem Aprendizagem da Avaliação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REFLEXÃO Conceber a avaliação como um projeto de futuro. Garantir a todas as crianças e jovens uma aprendizagem para toda a vida. Para tanto, é preciso.
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Como a análise dos resultados pode melhorar minha escola
Projetos de Aprendizagem
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
AVALIAÇÃO FORMATIVA: METODOLOGIAS E INSTRUMENTOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE TUTORES DO PROGESTÃO
Implantação das Diretrizes Curriculares
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
Apropriação de resultados SADEAM 2012
Avaliação Educacional Externa
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Texto Dissertativo ARGUMENTATIVO.
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
Todo dia é dia de educação!
PERSPECTIVAS PARA 2009.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
em sistemas escolares e não escolares
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Avaliação Educacional
Juliana Frizzoni Candian Coordenação de Análise e Publicações
Avaliação Educacional Externa
Decisões.
Oficina de Apropriação de Resultados
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação.
Avaliação Educacional Externa
Oficina de Apropriação de Resultados
Trabalho final de curso
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
As avaliações e bases de dados do INEP
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados – Saethe 2014
Guia de apropriação de resultados Saepe 2012
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Estágio Supervisionado
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Aula 2 – Elementos necessários para a Avaliação Econômica
REFLEXÃO Conceber a avaliação como um projeto de futuro. Garantir a todas as crianças e jovens uma aprendizagem para toda a vida. Para tanto, é preciso.
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
Atividade complementar 04 e 05
Etapas de uma sequência didática
Universidade Federal de Itajubá
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Conscientização sobre a importância do SARESP
Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Transcrição da apresentação:

Avaliação da Aprendizagem Aprendizagem da Avaliação X Aprendizagem da Avaliação

ELABORAR QUESTÕES PARA“PROVÃO” Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Falta de tempo... Êee coisa chata! Falta “Inspiração”... Tédio Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

x REPASSE DE INFORMAÇÃO Objetivos: Ensinar a fazer provão. Defender teses pedagógicas. Objetivos: Apresentar uma metodologia para elaboração de questões. Facilitar o processo de elaboração de avaliação da aprendizagem. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

TREINAMENTO NA METODOLOGIA ESTUDADA: Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

PUBLICAÇÃO EM CO-AUTORIA Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

? Existe diferença AVALIAR E EXAMINAR Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Século XVI HISTÓRIA... Depois Antes Chamava-se “Oficina de mestres e aprendizes” Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

“Como saberemos se os alunos aprenderam?” Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Os Exames foram introduzidos da vida social. Mais reprova que aprova. Tem por características selecionar pessoas. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Quase sempre possui edital; Possui características classificatórias; Foca no resultado final; Quem aprende caminha, quem não aprende #@$%&*! Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Calouros de uma faculdade Aluno Calouros de uma faculdade Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

3º período da faculdade Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014 Aluno 3º período da faculdade Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

6º período da faculdade Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014 Aluno 6º período da faculdade Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Exame Excludente Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

“Ter por função garantir o sucesso.” AVALIAÇÃO “Ter por função garantir o sucesso.” (LUCKESI,2011) Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Avaliação do rendimento do funcionário José. Avaliação do desempenho do treinador. Avaliação da viscosidade do lubrificante da injetora. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Vejamos o seguinte exemplo... Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Quando EXAMINO eu constato uma situação e classifico. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Quando AVALIO eu diagnostico para saber exatamente quais “remédios” necessários para melhorar a situação. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Professor Chuck Norris! Antes de dar as notas: Professor Chuck Norris! Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Depois de dar as notas: Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

O SER HUMANO NUNCA ESTARÁ SATISFEITO Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

1 7 10 3 6 6 8 PONTUAR O EDUCANDO 6 10 8 9 10 5 Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

? 4+6=10 / 2= 5 6+4=10 / 2= 5 A MÉDIA ENGANA... 1º aluno 2º aluno 4+6=10 / 2= 5 ? 2º aluno 6+4=10 / 2= 5 Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Você aprovaria um aluno que em 10 pontos distribuídos conseguiu nota 3? Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

O CASO DO CURSO DE NATAÇÃO: Fazer o curso em 1 mês. 4 etapas a serem avaliadas. Notas de 0 a 10. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Nota: 0 1ª SEMANA Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Nota: 1 2ª SEMANA Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Nota: 3 3ª SEMANA Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Nota: 9 ÚLTIMA SEMANA Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO: Não se aprova um aluno com média 3, apesar de o aluno ter aprendido a nadar. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Voltar e alterar as primeiras notas do aluno??? “De jeito maneira” Isso não é justo. Função da avaliação: Garantir o sucesso. Este aluno deve ter uma chance, pois ele mostrou-se capaz. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

8 ou 80 é VÁLIDO? Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

PONTOS RELEVANTES QUANTO A AVALIAÇÃO: 1º - A avaliação é aplicada se realmente tiver utilidade; 2º - Seja ético ao elaborar e corrigir uma avaliação; Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

PONTOS RELEVANTES QUANTO A AVALIAÇÃO: 3º - Boletim é individual; 4º - Avaliação não é “porrete”. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

MOMENTO DA PARTILHA Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

AVALIAR OU EXAMINAR? EIS A QUESTÃO. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

ALGUMAS CONSTATAÇÕES... Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

....................................................................................... ........................................................... ............................................................... Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

“Como fazer” ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM “Como fazer” Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora, é uma instituição que operacionaliza (elabora e desenvolve) programas estaduais e municipais destinados a mensurar o rendimento de estudantes das escolas públicas. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

TIPOS DE AVALIAÇÕES A) Avaliação interna Trabalhos em grupo. Debates. Relatórios. Questões “abertas”. Práticas. Pesquisas. Etc. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

São conhecidas como avaliações de longa escala. TIPOS DE AVALIAÇÕES B) Avaliação externa São conhecidas como avaliações de longa escala. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

MATRIZ DE REFERÊNCIA Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

MATRIZ DE REFERÊNCIA É um instrumento norteador para construção de itens. As Matrizes são estruturadas a partir das competências e habilidades que se espera que os alunos tenham desenvolvido. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Exemplo: Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Item pode ser considerado sinônimo de QUESTÃO. “Consiste na unidade básica de um instrumento de coleta de dados.” (BRASIL. Inep,2006) Item pode ser considerado sinônimo de QUESTÃO. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Disponível em: www.portalavaliacao.caedufjf.net Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Exemplos de suportes Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

A) TEXTO VERBAL Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

B) TEXTO NÃO VERBAL Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

C) SITUAÇÃO - PROBLEMA QUESTÃO 01 Numa indústria de fundição de alumínio um defeito típico vem se repetindo continuamente por meses. O técnico em Metalurgia que atua na empresa convoca uma reunião com envolvidos no processo. A reunião tem por objetivo colher informações e principalmente levantar possíveis causas que estão afetando este processo. A ferramenta da qualidade indicada para levantamento de possíveis causas é o (A) diagrama de Causas e Efeitos. (B) gráfico de Pareto. (C) plano de ação 5w2h. (D) brainstorming. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

D) QUADRO Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

E) TABELA Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

F) GRÁFICO Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

01 - Um automóvel de passeio pode passar pela calçada? egadinhas!!! 01 - Um automóvel de passeio pode passar pela calçada? Pode. Não pode, pois não cabe. Não pode, pois o cimento não tem aderência com o pneu. Não pode, pois passeio não é via de circulação. NRA. FONTE: Detran Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Algumas considerações importantes Importante evitar que o estudante erre um item porque não compreendeu o que estava sendo perguntado. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Evite alternativas demasiadamente longas. DICAS Evite alternativas demasiadamente longas. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

DICAS O gabarito deve estar exposto de forma clara, ser a única alternativa correta e não deve ser mais atrativo que os distratores. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Uma doença que comete aos pés. Uma parte da fotossíntese. QUESTÃO 14 O que é uma fresadora? Uma doença que comete aos pés. Uma parte da fotossíntese. Máquina usada para usinagem de materiais. A distância entre uma porta e seu batente. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

OFICINA DE ITENS (PRÁTICA) Montar 5 grupos por áreas de conhecimento; Cada grupo elaborar 1 item completo 1 integrante de cada grupo deve apresentar o item, detalhando o tipo de suporte, os distratores, o comando, gabarito e etc. Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Apresentações de itens e correções: Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014

Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos solucioná-los. (Isaac Asimov)  MUITO OBRIGADO! Repasse de Informação – PDP – 1º Semestre 2014