Tecnologias de Informação e Comunicação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO ESPECIAL (multideficiência)
Advertisements

Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Componentes de Um Computador
Processamento de Voz Eng. Informática 5º Ano
GEDM, ESTAL, 12/11/2004 Gestão Estratégica de Design Multimédia Gestão Estratégica de Design Multimédia Aula 04, 12/11/2004 > Multimédia: conceitos fundamentais.
1. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
Ferramentas Indispensáveis ao Professor
PROJECTO TÁ na REDE Tecnologias de Apoio em Rede Nº DE ORIGEM :277/4.3/C/LVT.
“Uma sociedade aberta e acessível a todos”
Manuel de Oliveira Ilda Poças Luís Mendanha
Conferência Inclusão Digital: apresentação dos resultados dos projectos de I&D 2 Abril 2007 Escola Superior de Educação de Leiria (Instituto Politécnico.
CENTRO DE RECURSOS TIC PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE MIRANDELA
Portfólio de Matemática
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
Plano de Ação Pedagógica
Software de Apoio ao Ensino
Educacional Especializado Deficiência Visual
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Agrupamento de Escolas Diogo Cão
Orientação & Mobilidade
SPO Alunos.
Intervenção psicológica
Introdução aos Sistemas Multimédia
Tecnológias no apoio a deficientes
Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM)
PCS - Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais Projeto de Formatura – Turmas 2008 Integrantes: Anderson José Perottoni Fernando Y.
Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Estudo de Caso Aluna: Gizele Ribeiro dos Santos Aluno PNE, escolhido:
Escola Prática de Formação e Tecnologia
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Software Educativo Discente: Neuton Gomes da Silva Professora:
PROJETO MAPAS TÁTEIS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL
INICIAÇÃO À INFORMÁTICA. O que são as Tecnologias de Informação ?... As Tecnologias de Informação dizem respeito a processos de tratamento, controlo e.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTES: Ana Cristina Guimarães Elisângela Cardoso Luciene dos Santos Silva Maria das Graças Vieira.
ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA MOVIMENTO. O MOVIMENTO O MOVIMENTO é a base da vida.... está basicamente relacionado com tudo o que tem a ver com o ser humano,
Zuzubalândia Análise de um Recurso Zuzubalândia TRABALHO DE GRUPO.
Sistemas Digitais e arquitectura de computadores
TRABALHO DE TIC Jordan Dias 7ºB.
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Fontes Escola Secundária Diogo de Macedo Curso Tecnológico de Informática Ano lectivo 2006/2007 Prof.: Henrique Ribeiro Paulo Cruz 11ºD nº2.
Importância das TIC para o Curso de Técnico de Manutenção Industrial e Electromecânica Trabalho Elaborado por: Tiago Fernandes.
IMPLEMENTAÇÃO DA CIF EM PORTUGAL
CARTA DE BELO HORIZONTE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Trabalho de T.I.C. AnaSofia.
Interacção Pessoa-Computador
CURSO DE INFORMÁTICA MÓDULO BÁSICO.
Tecnologia Assistiva Carina Maia.
Placa de Rede/ Rato Disciplina: SDAC Ricardo Bento 12ºL.
01/03/2004PCS PROJETO DE FORMATURA I - ESCOLA POLITÉCNICA DA USP 1 Vocalização Digital de Textos ORIENTADOR: Prof. Dr. Ricardo Luis de Azevedo da.
Flávio Oliveira - Comunicação Social 1º Ano Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação Unidade Curricular: TeC Docente: Rui Varela Sony.
Lojas de Informática e eletrônicos
 É uma máquina que funciona através de dois tipos de componentes essenciais: os dispositivos físicos, materiais, a que chamamos hardware e os programas.
O que é um Computador  Um computador é um aparelho electrónico que processa dados em função de um conjunto de instruções anteriormente dadas 1 Arcozelo.
SISTEMAS OPERACIONAIS, SOFTWARE E HARDWARE. Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação (ITIC) 7º ano Escola Secundária do Padrão da Légua.
P rograma de A poio à C omunidade E ducativa Projecto financiado pelo Objectivo Criar um espaço multifacetado que dê resposta efectiva à diversidade de.
REITORIA Campus Alegrete Campus Santo Augusto
Escola Secundária de Monserrate
Instituto Politécnico de Castelo Branco – Escola Superior de Educação Informática Aplicada 1º ano de licenciatura Trabalho elaborado por: -Bruno Rodrigues.
Seminário de Integração Profissional V 3.º ano – 2.º semestre Ano letivo 2012/2013 Discentes: Ana Patrícia Cal, 9835 Diana Ferreira, 9837 Docente: Ana.
As tecnologias da Inteligência. HIPERTEXTO "A idéia do hipertexto foi enunciada pela primeira vez por Vanevar Bush em 1945, em um célebre artigo intitulado.
CRTIC de Pombal 2012/2013 CENTRO DE RECURSOS T I C PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE POMBAL.
Software gratuito que permite um zoom com várias possibilidades: zoom à volta do cursor do rato, zoom em todo o ecrã, zoom num quadrado de um tamanho especifico…
Um Centro de Recursos TIC para a Educação Especial que nasceu de uma parceria entre a Fundação PT e o Ministério da Educação — Projecto Astro. 2 CRTIC.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Acessibilidades Web.  Prática de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas.  Quando um website é corretamente concebido, desenvolvido.
Transcrição da apresentação:

Tecnologias de Informação e Comunicação ESE-CB Hardware Grupo de Trabalho: Fátima Maria Gomes Peixoto Rosa Paula Ribeiro Fernandes Rui Manuel Alves Luís Interfaces Software Tecnologias de Informação e Comunicação E as Necessidades Educativas Especiais Correntes Pedagógicas e Institucionais Prof. Dr Ernesto Candeias Martins

Tecnologias de apoio Dispositivos , ajudas técnicas, serviços, práticas que são concebidas e aplicadas para promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e portanto com necessidades educativas especiais

Escolher uma tecnologia ? Quem a irá utilizar ? Onde ? Para que vai servir ?

Áreas de intervenção Comunicação Manipulação Mobilidade Orientação

Ajudas à comunicação Baixa tecnologia -brinquedos -Tabuleiros -Mapas de comunicação -Relógio indicador Alta tecnologia -Digitalizadores de fala -Sintetizadores de fala -Sistemas informáticos integrados.

Sistemas de símbolos SPC Bliss PIC e PIC-SYMS Makaton (sistema combinado) Comunicação por imagens reais. São usados na maioria dos programas de comunicação aumentativa e alternativa: Ex: Boardmaker; Escrita com Símbolos, GRID; Intellikeys…

Aceder à informação e comunicação Por Software : -Preditor de textos -Emulador de teclado e ratos INTERFACES -Switchs -Teclados de conceitos -Ecrãs tácteis

Hardware / Software Hardware Adaptadores para acesso     Hardware Adaptadores para acesso Localização do aparelho Teclados de conceitos Emuladores de teclado Comutadores (Switch) Periféricos Ecrã Impressora Terminal de voz Software Programas segundo a finalidade Sistemas de comunicação Aprendizagem escolar Valorização das capacidades psicológicas ou motoras Actividades de jogo ou lazer Actividades profissionais

Deficiência visual

Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação de Castelo Branco   Curso de Especialização em Ensino Especial Domínio Cognitivo e Motor Ano lectivo 2005/2006 As novas Tecnologias da Informação e Comunicação e a educação especial (Para abrir o trabalho em formato DOC clicar aqui) Grupo de Trabalho: Fátima Maria Gomes Peixoto Rosa Paula Ribeiro Fernandes Rui Manuel Alves Luís