Autora: Patrícia Paes Araujo Fialho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Alteração de Memória & Envelhecimento
TESTES DE DIAGNÓSTICO E SUA INTERPRETAÇÃO: ESTRATÉGIAS SANITÁRIAS APLICADAS AOS PROGRAMAS DE CONTROLE DA BRUCELOSE E TUBERCULOSE Prof. Dr. Paulo Roberto.
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Exames e Avaliações Complementares em Psiquiatria Forense
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Universidade Federal de Pelotas
Avaliação dos componentes curriculares 2011
Avaliação dos componentes curriculares : Satisfação dos docentes
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 Estudos de Carga de Doença: Estimando a carga das doenças transmitidas por alimentos WHO Global Salm-Surv.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Amorim, VMSL; Barros, MBA; César C; Carandina L; Goldbaum M.
GRUPO DE NEUROCIÊNCIAS IIER
Habilidades de desempenho na direção defensiva de automóveis versus as habilidades cognitivas avaliadas no Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) Autora:
Fibromyalgic rheumatoid arthritis and disease assessment Rheumatology 2010;49: Laurindo Rocha Clube de revista IAMSPE – 14/10/10.
Sistema de Vigilância Epidemiológica das Infecções Hospitalares Neonatais
NÚCLEO MUNICIPAL DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
Perfil comunicativo de crianças de 2 a 24 meses atendidas na atenção primária à saúde Ludimila Labanca, Lidia Lourenço Cunha Bragança, Avani de Fátima.
Transtornos da Aprendizagem
Avaliação de testes diagnósticos
Avaliação de Testes Diagnósticos
EPIDEMIOLOGIA DA TUBERCULOSE EM ARACAJU/SE NO PERÍODO DE 1984 A 2006
Unidade de Neuropsicologia Clínica
João Luiz Barbosa Nunes
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Neuropsicologia x Neurociência
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Setembro de 2006.
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006.
WISC-III Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012/2013
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Estudos de Caso-Controle
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Estudo caso-controle Hjm jul-2001.
Núcleo de Mídia – Comercial Ranking Nacional de Circulação - Domingos Evolução Mês* 3,38% 2,20% 1,39% 1,13% -4,84% 0,49% -6,16% -0,07% -0,71% 0,27% 0,43%
Caso clínico – Distúrbios cognitivos
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Metástases Hepáticas de Tumores Colo-retais
Introdução O Helicobacter pylori (Hp) acomete a metade da população mundial. Sua prevalência, com alta variabilidade segundo a região geográfica, etnia,
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
Avaliação Avaliação de parâmetros clínicos
WISC III: Escala de Inteligência Wechsler para Crianças.
Estatística.
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Introdução à Estatística
Medidas de Dispersão Aula 8.
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS TRABALHADORES DE MANUTENÇÃO DE UM SISTEMA DE GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Autores Fernando Martins Carvalho.
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
Memória e Envelhecimento
18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Curitiba - 22 a 25 de setembro/2010 ESTUDO EXPLORATÓRIO COMPARANDO A MEMÓRIA AUDITIVA E VISUAL NO ESPECTRO AUTÍSTICO.
Renata Vianna Mestranda PUC-Rio
Emmy Uehara Mestranda PUC-Rio
Funções Cognitivas e Envelhecimento
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
SENSIBILIDADE, ESPECIFICIDADE E VALORES PREDITIVOS
VALIDADE DOS TESTES DIAGNÓSTICOS Karin Regina Luhm
PESQUISA EM PSICOLOGIA
MEMÓRIA E IDOSO: EXPERIÊNCIA DA LIGA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE BOTUCATU (LGGB) NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SÍNDROMES DEMENCIAIS Oliveira, CC; D’Oliveira,
Transcrição da apresentação:

Validade de critério de testes neuropsicológicos na avaliação de pacientes com suspeita de demência Autora: Patrícia Paes Araujo Fialho Orientador: Prof. Dr. Vitor Geraldi Haase FAFICH Belo Horizonte 2005

Questão Inicial “A queixa de perda de memória deste idoso está relacionada a um esquecimento normal que acompanha o envelhecimento, depressão, ou às primeiras manifestações da Doença de Alzheimer (DA) ou outra forma de demência?”

Aumento da população de idosos Aumento da prevalência das demências Introdução Aumento da população de idosos Aumento da prevalência das demências

Introdução Síndromes demenciais Prevalência: 0,3 a 1% entre 60 e 64 anos. 42 a 68% em indivíduos com 95 anos ou mais. A doença de Alzheimer é a causa mais comum. (Ramos, 2002)

Introdução A investigação neuropsicológica se baseia em dados de anamnese, questionários e, principalmente, enfatiza dados obtidos na testagem.

Introdução Testes  propósito inicial de detectar a localização das lesões cerebrais. Avaliação neuropsicológica  atualmente um meio de se entender os efeitos dos comprometimentos cerebrais na cognição e nas atividades de vida diária – AVDs.

Introdução Investigação diagnóstica das síndromes demenciais: Instrumentos de rastreio (triagem) Testes confirmatórios

Introdução Os instrumentos de rastreio privilegiam a sensibilidade em detrimento da especificidade  gera altas taxas de falsos positivos. Os testes neuropsicológicos representam os procedimentos confirmatórios, uma vez que se caracterizam por baixa sensibilidade relativa e alta especificidade.

Introdução Ou seja, em um indivíduo identificado por um procedimento de rastreio, um resultado positivo em um teste específico confirma o diagnóstico.

Introdução Alem disso, ao estabelecer o perfil neuropsicológico através dos testes confirmatórios, encontramos também a possibilidade de definir a patologia de base.

Maior risco de demência Introdução Diabetes Mellitus Declínio Cognitivo Maior risco de demência

Objetivo Central Investigar a acurácia diagnóstica de alguns instrumentos de rastreio e testes neuropsicológicos utilizados na prática clínica em quatro grupos distintos, a saber: Controle, Cognitivo, Demência e Diabetes.

Objetivos Comparar a validade de critério dos instrumentos de rastreio MEEM e ARFC. Comparar os resultados obtidos pelo grupo Demência nos instrumentos com os do grupo Controle.

Amostra Coleta de dados Instrumentos Análise de dados Metodologia Amostra Coleta de dados Instrumentos Análise de dados

Amostra Total A pesquisa contou com uma amostra total de 156 indivíduos. Idade igual ou superior a 51 anos (média = 71,19 anos; dp = 9,19). 110 participantes do sexo feminino (70,5%). Escolaridade formal entre 0 e 24 anos (média = 7,47 anos; dp = 5,08).

Grupo Controle 69 idosos saudáveis da população geral. Idade média = 70,80 anos (dp = 8,68). Escolaridade formal média = 9,54 anos (dp = 5,07). 72,5% sexo feminino

Grupo Diabetes 39 idosos atendidos no Centro de Saúde Venda Nova. Idade média = 65,13 anos (dp = 8,06). Escolaridade formal média = 4,26 anos (dp = 2,49). 76,9% sexo feminino.

Grupo Cognitivo 48 idosos encaminhados para a realização de avaliação neuropsicológica por suspeita de demência. Idade média = 76,69 anos (dp = 7,44). Escolaridade formal média = 7,10 anos (dp = 5,29). 62,5% sexo feminino.

Grupo Demência 35 indivíduos diagnosticados como apresentando síndrome demencial de acordo com o ponto de corte 24/25 no MEEM. Idade média = 77,06 anos (dp = 8,08). Escolaridade formal média = 5,89 anos (dp = 4,42). 71,4% sexo feminino.

Coleta de dados Inicialmente três grupos Ajuda de colaboradores Termos de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE Aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG - COEP

Instrumentos Rastreio Testes de Inteligência – verbal e não verbal Testes Neuropsicológicos – verbal e não verbal Questionários

Instrumentos Rastreio: Mini-Exame do Estado Mental – MEEM Teste de Avaliação Rápida das Funções Cognitivas - ARFC

MEEM Folstein et. al., 1975 Mais amplamente utilizado em todo o mundo; Teste simples, passível de reaplicação e que dispensa material complementar; Objetivo principal: avaliar um conjunto de funções cognitivas específicas de forma rápida e inicial; Serve como escala global para acompanhamento evolutivo.

MEEM Folstein et. al., 1975 Questões agrupadas em 7 categorias: Orientação para tempo (data, hora); Orientação para local (local específico e geral); Registro de 3 palavras; Atenção e cálculo; Recordação das 3 palavras; Linguagem (nomeação, repetição, leitura e escrita); Capacidade construtiva visual.

ARFC Gil et. al., 1986 Assim como o MEEM, o ARFC é um instrumento de rastreio; Cobre um domínio maior de funções cognitivas, a partir de uma concepção mais ampla das correlações anátomo-clínicas observadas nos processos demenciais associados ao envelhecimento;

ARFC Gil et. al., 1986 Questões agrupadas em 12 categorias: Orientação temporal - espacial; Atenção; Memória; Cálculo mental; Raciocínio e julgamento; Compreensão; Denominação; Repetição; Ordem escrita Fluência verbal; Praxias Decodificação visual e escrita.

Instrumentos Testes de Inteligência: Teste de Sondagem Intelectual -TSI Matrizes Progressivas de Raven – versão colorida

Instrumentos Testes Neuropsicológicos: Teste de Stroop – versão Victoria Teste de Trilhas – formas A e B Fluência verbal Fluência de desenhos Teste de extensão de dígitos – ordem direta e inversa Cubos de Corsi Teste de aprendizagem auditivo-verbal de Rey – RAVLT Figura complexa de Rey

Instrumentos Questionários: Escala de Depressão Geriátrica – GDS Questionário de Déficits Percebidos – QDP

Análise de dados Análise de variância de critério único (ANOVA oneway) Análise da área sob a curva ROC (ASC)

Principais resultados

Validade de critério dos instrumentos de rastreio Alta acurácia diagnóstica (ASC > 0,9) O ARFC não se mostrou superior ao MEEM

Análise ROC pc = 23 pc = 40 sensibilidade = 97% sensibilidade = 94% especificidade = 94% especificidade = 94%

Validade de critério dos testes neuropsicológicos Níveis moderados de acurácia diagnóstica (ASC entre 0,7 e 0,9). Os indivíduos diabéticos apresentam um desempenho intermediário entre o desempenho dos pacientes com demência e controles.

Conclusão Os instrumentos de rastreio se caracterizam por uma alta acurácia diagnóstica. Testes neuropsicológicos exibem níveis moderados de acurácia. Testes neuropsicológicos devem ser utilizados em contexto confirmatório.