Atividades da Reunião do NA-I Preparatória XIX RMSM-EA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
24/08/12.
Advertisements

Plano “VISA na Atenção Básica”
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Visão latino-americana do processo ISO 26000
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO
Apresentação do Projeto
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
CONSAD A SOLICITAÇÃO. “Vídeo-conferência para integração dos sistemas de Planejamento, Orçamento e Gestão”
Financiadora de Estudos e Projetos
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
Avaliação da situação de saúde
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS MARCO LEGAL MARCO LEGAL - LEI Nº O marco legal de avaliação do PPA 2004/2007 é constituído pelo Art. 12 da Lei nº ,
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
CONSELHO REGIONAL DE MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CULTURA DE PAZ SUBPREFEITURA BUTANTÃ CALENDÁRIO DE REUNIÕES EM 2010 Aprovado em 08 de.
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO ESTADO DO CEARÁ-2006.
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
Marcelo Pimenta Brasília, dezembro de 2004 Portal Inovar Resultados obtidos – Maio a novembro de 2004.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Parceria FNQ e Petrobras
Características do programa
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
Ministério da Saúde MÓDULO CAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO SISRCA jul/2013
10h00Abertura e Informes Gerais 10h10Aprovação da Memória da 16ª Reunião Ordinária 10h20Plano de Trabalho 2013 Apresentação da situação dos assuntos em.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
Roteiro de condução da reunião
Portal Educacional Clickideia 4ª Capacitação Professores Coordenadores 25/08/2011 – Auditório FATEC.
Regulamentação da Política de Gestão de Tecnologia
GRUPO TÉCNICO DE SOFTWARE PLANO PLURI ANUAL X ORÇAMENTO 2005 PSTIC/MIG - MONITORAMENTO DE INDICADORES DE GOVERNO ELETRÔNICO (SITUAÇÃO EM 03/11/04) Walter.
Fórum de Secretários Executivos
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – SJDS PROGRAMA ESTADUAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON / RS APRESENTAÇÃO.
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS)
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS 8 a 11 de Abril de 2006 Fortaleza – CE.
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
9ª. Reunião Extraordinária Comitê Comércio Exterior 27 de outubro de 2011.
Gestão de Tecnologias em Saúde Rosimary Almeida GEATS/DIDES
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
Defesa Civil, Proteção Civil
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Associação Latino-Americana de Integração Prof. Joel Brogio
Rio Verde - Goiás - Brasil
O processo de revisão do RSI* e o Brasil
Apenas um dos autores do trabalho submetido, deverá apresenta-lo.
Metodologia para textos completos
SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE DEPARTAMENTO DE GESTÃO E DA REGULAÇÃO DO TRABALHO EM SAÚDE MINISTÉRIO DA SAÚDE TRABALHO EM SAÚDE NO.
Reunião da CPDS Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz Responsáveis pela apresentação: Rubens Born Rodrigo Garcez Marcelo.
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
8a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 10 de fevereiro de 2011.
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
Rede Internacional de Formação de Técnicos em Saúde — RETS —
BVS Brasil: Panorama da Rede Avanços do Espaço Colaborativo Cláudia Guzzo, Coordenadora Bárbara Uehara, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião do Comitê.
Transcrição da apresentação:

Atividades da Reunião do NA-I Preparatória XIX RMSM-EA Coordenação Nacional da Saúde no MERCOSUL Reunião dos Ministros da Saúde do MERCOSUL e Estados Associados e SGT Nº 11 “Saúde” PPTU - 2005 Núcleo de Articulação I “Sistemas de Informação e Comunicação em Saúde” do MERCOSUL Atividades da Reunião do NA-I Preparatória XIX RMSM-EA Exposição: Reunião Preparatória dos Coordenadores Nacionais da XIX Reunião dos Ministros da Saúde do MERCOSUL e Estados Associados Sylvain Nahum Levy Coordenador do Núcleo de Articulação I “Sistemas de Informação e Comunicação em Saúde” da RMSM-EA Expositor:

Agenda da Reunião Avaliação dos Trabalhos do NA-I (PPTU); Avaliação das Atas dos Coordenadores Nacionais e da XVIII RMSM-EA; Capacitação de Operadores do Fórum Virtual de Articulação; Funcionamento do Fórum Virtual de Articulação; Estudo de Mecanismos de Negociação Virtuais em Tempo Real (Videoconferência / Teleconferência); Avaliação da Metodologia de Trabalho a ser apresentada pela OPAS/OMS sobre os Indicadores de Saúde do MERCOSUL; Apresentação do Informe da PPTU Estatísticas do Sistema de Informação;

Avaliação dos Trabalhos do NA-I Correção do Registro do Domínio em Espanhol (www.mercosursalud.org) Divulgação dos Sítios da Saúde no MERCOSUL; Argentina, Brasil, Paraguai e Chile já disponibilizaram os Links nos Portais dos Minstérios da Saúde; Uruguai informou que seu Portal esta sendo redesenhado e a disponibilização será feita com maior brevidade possível; As delegações informaram que os Sítios da Saúde no MERCOSUL já estão disponíveis nos principais portais de busca na WEB; Argentina e Paraguai cumpriram o compromisso de enviar seus principais sítios governamentais A seção destinada ao Grupo Assessor de Análise e Avaliação a Implementação do Regulamento Sanitário Internacional (2005) se encontra em construção;

Avaliação dos Trabalhos do NA-I Criação e aprovação do Projeto para construção das Seções destinadas: C.I. de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (aprovada); C.I. de Gestão de Riscos e Redução de Vulnerabilidades (aprovada); Os Pontos Focais do NA-I, estão preparando um Projeto para harmonizar o conteúdo da Seção destinada a C.I. de Saúde e Desenvolvimento; O NA-I solicita aos Coordenadores Nacionais que instruam aos foros da RMSM-EA a: Incluir o tema “Sistema de Informação em Saúde do MERCOSUL” como tema permanente em suas agendas; Avaliarem os conteúdos e promover atualizações sempre que necessário;

Avaliação da Ata dos Coord. Nacionais e da XIX RMSM-EA Informação e Análise sobre o Parque Tecnológico dos Sistemas Nacionais de Informação em Saúde dos Estados Partes e Associados Paraguai apresentou um estudo de seus sistemas de informação em saúde, bem como de sua capacidade, parque tecnológico e Recursos humanos disponíveis; Os Pontos Focais decidiram definir os parâmetros para a Análise e comparação dos Sistemas de Informação Nacional e harmonizar através do FVA antes da próxima Reunião do NA-I Proposta Inicial: Paraguai; O Fórum já está disponível;

Capacitação de Operadores do Fórum Virtual de Articulação Foram capacitados em 2004: Brasil: julho e agosto de 2004; Reciclagem prevista para janeiro de 2006; Paraguai – Dezembro de 2004. Serão capacitados: Uruguai: dias 14 a 16 de Novembro 2005; Argentina: 17 e 18 de Novembro de 2005; Chile: Data prevista para a 1ª. Quinzena de Janeiro de 2006.

Funcionamento do FVA O NA-I avaliou as necessidades para o imediato início da Metodologia de Trabalho Virtual e nesse sentido encaminhou uma carta de Solicitações aos Coordenadores Nacionais Apresentação Final do Fórum (XIX RMSM-EA e XXVI R.O. SGT Nº 11 “Saúde” - PPTA Prioriação das seguintes Comissões (Plano Inicial): NA-I; C.I. de HIV / AIDS; C.I. de Dengue; CI. de Gestão de Riscos e Redução de Vulnerabilidades. Promover a capacitação dos técnicos envolvidos nas negociações do setor Saúde no MERCOSUL; Designação dos Coordenadores Operacionais, Titular e Alterno de cada país, que tenham conhecimentos na área de informática, para promover auxílio aos demais operadores do FVA

Funcionamento do FVA Disseminar informações sobre as paginas web e sobre o FVA do MERCOSUL em eventos internos dos Ministérios da Saúde; Elaborar um Instrutivo para utilização do FVA que responda a dúvidas dos usuários: Deverá ser harmonizado através do FVA antes da Próxima Reunião do NA-I; Já Esta disponível para discussão; Proposta Inicial: (Brasil);

Estudo de Mecanismos de Negociação Virtual em Tempo Real (Videoconferência / Teleconferência) A PPTU promoveu um encontro com os técnicos de Informática da Sec. MERCOSUR: Se constatou que SM conta com um Sistema de Videoconferência baseado na Tecnologia de Voz sobre IP (VOIP); A SM informou que comprou um equipamento de videoconferência para cada Estado Parte; Paraguai e Uruguai já instalaram o equipamento em suas Chancelarias; Argentina e Brasil ainda não solicitaram o equipamento.

Estudo de Mecanismos de Negociação Virtual em Tempo Real (Videoconferência / Teleconferência) A Coordenação do NA-I encaminhou um expediente para a SM: Solicitando as características do equipamento; Finalidade: Verificar possíveis pontos instalados nos EEPP e EEAA que possam se conectar a videoconferência. Metodologia de Trabalho para Registro das Reuniões Virtuais (Videoconferência); O NA-I deverá apresentar um Modelo de Registro das Negociações Virtuais antes da próxima reunião do NA-I; Utilizar o FVA para harmonização do Tema; O Fórum já se encontra disponível; Responsável pela Proposta Inicial (Uruguai).

Estudo de Mecanismos de Negociação Virtual em Tempo Real (Videoconferência / Teleconferência) Estratégias para Inserir os EEAA nas negociações Virtuais: Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (CLARA) que se encontra disponível na Bolívia, Chile, Colombia, Equador, Peru e Venezuela. Avaliação da Videoconferência: Os Pontos Focais do NA-I, irão realizar um primeiro teste até fevereiro de 2005 (EEPP); Será avaliada a Metodologia de Registro das Negociações Virtuais. Em seguida serão realizados testes com os EEPP e EEAA.

Situação dos Registros Internacionais (www. mercosul. int e www Situação dos Registros Internacionais (www.mercosul.int e www.mercosur.int) A Coordenação do NA-I está realizando gestões junto a equipe de Informática da SM, para avaliar as possibilidades de Registro. Encaminhado expediente (04/11/2005) para SM a fim de obter um laudo sobre as possibilidades e os recursos que seriam necessários para isso. Em seguida se avaliará a possibilidade da criação dos sub-domínios: www.salud.mercosur.int www.saude.mercosul.int; Serão mantidos os endereços atuais pelo menos até 2007)

Foi acordada uma Reunião extraordinária: Metodologia de Trabalho para Estudo de Indicadores de Saúde para o MERCOSUL (OPAS/OMS) Foi acordada uma Reunião extraordinária: Coordenação Permanente do NA-I; Autoridades da República da Argentina; OPAS, representações da Argentina e do Brasil. Os demais países decidiram seguir com a metodologia de trabalho apresenta na Acta 01/05 do NA-I PPTP; 1ª Fase: Estudos com autoridades Nacionais de cada EEPP e EEAA. Criar uma seção dentro FVA para divulgar os avanços alcançados na decorrer da 1ª Fase. Seção já disponibilizada; Primeiro Informe (Brasil).

Estatística Geral sobre o Acesso aos Sítios da Saúde no MERCOSUL Estatísticas dos Sítios: (12/02/2005 – 09/08/2005) Mais de 10.000 usuários distintos Total: 113.000 hits; Média de Aprox. 60 usuários distintos por dia; Média de 11 páginas acessadas por usuário; 67,1% EUA 19,2 % Brasil 4,5 % Argentina 1,1 % Uruguai 0,6 % Paraguai 1.3 % Chile 0,1 % Bolívia 0.2 % Peru 5,9 % Outros Países Fonte: DATASUS, SRVWEB – DTR2003.saude.gov.br (produção);