Empreendedorismo – Unidade 2

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Transcrição da apresentação:

Empreendedorismo – Unidade 2

Educação a Distância – EaD Empreendedorismo Professor: Flávio Brustoloni

Empreendedorismo Cronograma: Turma ADG 0096 Data Atividade 01/09 01/09 1º Encontro 01/09 1º Encontro 08/09 Atividades Pedagógicas 08/09 Atividades Pedagógicas 15/09 2º Encontro 1ª Avaliação Disciplina 22/09 3º Encontro 2ª Avaliação Disciplina 29/09 4º Encontro 3ª Avaliação Disciplina (FINAL)

Unidade 2 PLANEJANDO SEU NEGÓCIO 1/39

Objetivos da Unidade: Compreender o que é um Plano de Negócios e qual a sua aplicação; Entender a estruturação do Plano de Negócios e seus tópicos; Compreender a validação de uma idéia, conhecimento e ferramentas para a construção de um Plano de Negócios; Entender e identificar a base fundamental do processo de desenvolvimento de um Plano de Negócios; Capacitar-se para elaborar o estudo de análise de mercado; Desenvolver um plano de marketing associado à definição de equipe, produtos e objetivos estratégicos; 2/39

TÓPICO 1 Histórico e Conceito de Empreendedorismo no Brasil 3/39

2 O que é um Plano de Negócios Tópico 1 O plano de negócios é um documento usado para descrever seu negócio. As seções que compõem um Plano de Negócios geralmente são padronizadas, para facilitar o entendimento. Cada uma das seções do plano tem um propósito específico. (Estamos na página 51 da apostila) 4/39

2 O que é um Plano de Negócios 2.1 Estrutura de Um Plano de Negócios Capa Negócio - Definição do Negócio - Equipe - Oportunidade Produto / Serviço Mercado Clientes Fornecedores Concorrentes Plano de Marketing - Propaganda - Ponto (Canal de Distribuição) Plano Financeiro Investimentos Mão de Obra Despesas Administrativas Projeção de Resultados Projeção de Fluxo de Caixa 2 O que é um Plano de Negócios 2.1 Estrutura de Um Plano de Negócios Tópico 1 O plano de negócios é composto por várias seções que se relacionam e permitem um entendimento global do negócio, de forma escrita e em poucas páginas. (Estamos na página 53 da apostila) 5/39

(Estamos na página 54 da apostila) 3 Por que fazer um Plano de Negócios 3.1 Como o Plano de Negócios é Possível Tópico 1 * Identificar os riscos e propor planos para minimizá-los e até mesmo evitá-los; * Identificar seus pontos fortes e fracos em relação à concorrência e o ambiente de negócio em que você atua; * Conhecer seu mercado e definir estratégias de marketing para seus produtos e serviços; * Analisar e desempenho financeiro de seu negócio, avaliar investimentos, retorno sobre o capital investido. (Estamos na página 54 da apostila) 6/39

3 Por que fazer um Plano de Negócios 3.2 Motivos Especiais Tópico 1 * É um instrumento de diminuição de riscos; * É também uma linguagem de comunicação do empreendedor com ele mesmo; * Vale a pena? * É o negócio que sonhei? (Estamos na página 56 da apostila) 7/39

Qual é meu ramo? * Indústria * Comércio * Serviços 3 Por que fazer um Plano de Negócios 3.3 Definição das Características básicas de um projeto Tópico 1 Qual é meu ramo? * Indústria * Comércio * Serviços (Estamos na página 58 da apostila) 8/39

3 Por que fazer um Plano de Negócios 3.4 O que pesa na escolha Tópico 1 * Experiência * Mercado Fornecedor * Mercado Consumidor * Recursos financeiros e humanos * Localização * Ponto de Venda (Estamos na página 58 da apostila) 9/39

TÓPICO 2 O Negócio 10/39

(Estamos na página 75 da apostila) 1 Introdução Tópico 2 Na elaboração de um Plano de Negócios, você deve iniciar pela definição do negócio da empresa. (Estamos na página 75 da apostila) 11/39

2 Identificação do Negócio Tópico 2 Neste momento, o empreendedor precisará escolher a identidade do seu negócio, quem o formará, como ele será. (Estamos na página 75 da apostila) 12/39

(Estamos na página 76 da apostila) 3 Definição do Negócio Tópico 2 Nesta parte você deverá descrever o negócio, deixando claro para que ele está sendo criado; como será montado; sua história, grau de risco, etc. (Estamos na página 76 da apostila) 13/39

4 Estruturação da Equipe Tópico 2 Apresente rapidamente um parecer sobre os sócios e sobre os principais funcionários. Qual é a formação, quais são os conhecimentos e as experiências de cada um? Quais serão suas tarefas quando o negócio começar a funcionar? (Estamos na página 77 da apostila) 14/39

5 Motivação e Oportunidades Tópico 2 De onde vem sua motivação? Por que você escolheu ser dono do próprio negócio: veio de um sonho ou desejo pessoal? Você e sua equipe estão motivados para enfrentar os desafios e dificuldades que virão? Seja realista. (Estamos na página 79 da apostila) 15/39

TÓPICO 3 Produto / Serviço 16/39

2 Descrição dos Produtos / Serviços Tópico 3 Descrever nesta etapa os produtos e serviços e suas principais características, tais como dados, dimensões, embalagem, métodos de atendimento, etc. (Estamos na página 83 da apostila) 17/39

3 Tecnologia e Processos Tópico 3 Nesta etapa apresenta-se o processo de fabricação ou elaboração do produto ou serviço e a tecnologia que será utilizada. Antes de tudo, é necessário informar como se dará a fabricação do produto, desde a matéria prima até o produto final. (Estamos na página 84 da apostila) 18/39

4 Benefícios e Vantagem Competitiva Tópico 3 Vantagem competitiva é aquilo que o seu produto/serviço tem que os produtos dos concorrentes não têm. É o que faz ele ser único no mercado. Por que o cliente escolherá o seu produto, e não o do concorrente? (Estamos na página 86 da apostila) 19/39

(Estamos na página 87 da apostila) 5 Definição de Preços Tópico 3 Nesta etapa apresentam-se as vantagens sobre os preços da concorrência. Alguma promoção? No futuro mudará o preço? (Estamos na página 87 da apostila) 20/39

TÓPICO 4 Definição de Mercado 21/39

(Estamos na página 91 da apostila) 1 Introdução Tópico 4 Para conhecer melhor o mercado é necessário conseguir informações sobre: * Setor (ramo); * Clientela; * Fornecedores; * Concorrência. (Estamos na página 91 da apostila) 22/39

(Estamos na página 91 da apostila) 2 O Setor Tópico 4 Por que é vantagem abrir um negócio no setor que você está escolhendo para seu empreendimento? Defina bem o seu setor (comércio, indústria ou serviços). (Estamos na página 91 da apostila) 23/39

(Estamos na página 92 da apostila) 2 O Setor 2.1 Clientela Tópico 4 Qual será o consumidor do seu produto/serviço? Diga onde ele está, qual o seu perfil (idade/sexo, condição financeira e social, estilo de vida), quais são suas necessidades, seu comportamento, etc. Calcule também a quantidade de possíveis consumidores a seu alcance (regional, nacional...). (Estamos na página 92 da apostila) 24/39

(Estamos na página 93 da apostila) 2 O Setor 2.2 Fornecedores Tópico 4 Apresentam-se as empresas escolhidas para fornecer a matéria-prima para a fabricação do seu produto ou para o desenvolvimento do seu serviço. Citam-se também os fornecedores de máquinas, equipamentos e outros materiais. (Estamos na página 93 da apostila) 25/39

(Estamos na página 94 da apostila) 2 O Setor 2.3 Concorrentes Tópico 4 É importante identificar quem são seus principais concorrentes, onde estão localizados, quais são os pontos fortes e fracos de cada um e qual é o espaço que seus produtos/serviços ocupam no mercado. (Estamos na página 94 da apostila) 26/39

TÓPICO 5 Plano de Marketing 27/39

(Estamos na página 99 da apostila) 1 Introdução Tópico 5 O Plano de Marketing tem por finalidade ajudar as empresas a atingir seus objetivos. A empresa deve conhecer como conquistará o consumidor, como conseguirá ser melhor que o concorrente e como seu produto entrará no mercado. (Estamos na página 99 da apostila) 28/39

(Estamos na página 99 da apostila) 2 Propaganda Tópico 5 Como o público tomará conhecimento da existência de seus produtos? O consumidor precisa saber que o seu produto existe e que lhe trará benefícios. Só assim ele poderá comprar o seu produto. (Estamos na página 99 da apostila) 29/39

3 Ponto (Canais de Distribuição) Tópico 5 O produto só será vendido se seus consumidores tiverem facilidade de conhecê-lo e de chegar até ele. Para encontrar o melhor ponto, pense: quais são os hábitos dos clientes? Onde estão? Etc. (Estamos na página 100 da apostila) 30/39

TÓPICO 6 Plano Financeiro 31/39

(Estamos na página 107 da apostila) 2 Investimentos Tópico 6 Chamamos de investimentos os gastos de capital que o empreendedor precisará fazer para viabilizar materialmente o seu negócio ou projeto. É preciso criar uma infraestrutura composta de bens e materiais, que possibilite a arrancada e o início das operações. (Estamos na página 107 da apostila) 32/39

2 Investimentos 2.1 Créditos sobre Investimentos Tópico 6 Em alguns casos, o valor dos impostos que incidem sobre os bens adquiridos pode (e deve) ser recuperado. É quase indispensável uma consulta à assessoria contábil para identificar quais investimentos caem nesses casos, qual o valor do crédito e como ele será feito. (Estamos na página 107 da apostila) 33/39

3 Mão de Obra 3.1 Pessoal de Produção Tópico 6 Pessoal da produção são aqueles funcionários que trabalham no desenvolvimento de um serviço ou na fabricação de um produto da empresa. (Estamos na página 110 da apostila) 34/39

3 Mão de Obra 3.2 Pessoal da Administração Tópico 6 Pessoal da administração são aqueles funcionários que não estão diretamente ligados à produção ou à prestação dos serviços. (Estamos na página 111 da apostila) 35/39

4 Despesas Administrativas 4.1 Informações sobre despesas Tópico 6 Nesta seção serão vistas as despesas que não estão ligadas à fabricação do produto ou à prestação do serviço. Estas não variam de acordo com a produção. (Estamos na página 112 da apostila) 36/39

5 Projeção de Resultado e Fluxo de Caixa Tópico 6 A Projeção de Resultados é o documento financeiro utilizado para planejar e acompanhar o resultado da empresa. (Estamos na página 114 da apostila) 37/39

(Estamos na página 115 da apostila) 5 Projeção de Resultados e Fluxo de Caixa 5.1 Projeção de Resultados Econômicos Tópico 6 O empreendedor deve conhecer os custos orçados e os resultados planejados para gerir adequadamente os recursos da sua área, visando alcançar ou até mesmo superar as metas. (Estamos na página 115 da apostila) 38/39

(Estamos na página 115 da apostila) 5 Projeção de Resultados e Fluxo de Caixa 5.2 Projeção de Fluxo de Caixa Tópico 6 O Fluxo de Caixa é uma ferramenta administrativa essencial, que faz a previsão da situação financeira do negócio no decorrer do tempo. (Estamos na página 115 da apostila) 39/39

Parabéns!!! Terminamos a Unidade.

Empreendedorismo PRÓXIMA AULA: 3º Encontro da Disciplina 2ª Avaliação da Disciplina (10 Questões Objetivas)