A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Abertura e Estruturação Organizacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Abertura e Estruturação Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Abertura e Estruturação Organizacional
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado Capítulo 5 Abertura e Estruturação Organizacional Debora Cordeiro Braga

2 Plano de Negócios 10 tópicos básicos
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado Plano de Negócios Permite a análise antecipada das oportunidades do empreendimento, com o estabelecimento de estratégias de gestão e operação, elementos fundamentais para o sucesso de qualquer tipo de organização. 10 tópicos básicos

3 2- Sumário, título de cada seção e a página onde se encontram.
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado 1- Capa, descrição do objeto do plano de negócios, contendo informações básicas e data do documento. 2- Sumário, título de cada seção e a página onde se encontram. 3- Sumário Executivo, síntese das principais informações que constam no documento, explicando o objetivo do Plano de Negócios .

4 4- Planejamento Estratégico do Negócio
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado 4- Planejamento Estratégico do Negócio rumos da empresa; situação atual; metas e objetivos de negócio; visão e missão da organização.

5 histórico ou contextualização do empreendimento a ser implantado;
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado 5- Descrição da Empresa histórico ou contextualização do empreendimento a ser implantado; faturamento dos últimos anos ou sua previsão; impostos a que o negócio está sujeito; estrutura organizacional; localização; parcerias; serviços terceirizados; etc.

6 descreve os produtos e serviços; como são produzidos;
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado 6- Produtos e Serviços descreve os produtos e serviços; como são produzidos; ciclo de vida dos produtos; fatores tecnológicos envolvidos; pesquisa e desenvolvimento; principais clientes ou aqueles alvo do negócio; marca e/ou patente próprias; etc.

7 características do mercado; como ele está segmentado;
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado 7- Análise de Mercado características do mercado; como ele está segmentado; as características do consumidor; análise da concorrência; a participação de mercado almejada; a participação de mercado dos principais concorrentes; os riscos do negócio; etc.

8 processo e métodos de venda dos produto/serviço;
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado 8- Plano de Marketing processo e métodos de venda dos produto/serviço; ações para conquistar clientes e torná-los fieis; indicativos para aumentar a demanda; diferenciais do produto/serviço para o cliente, política de preços, projeção de vendas, canais de distribuição, estratégias de promoção, comunicação e publicidade.

9 revela, em números, todas as ações planejadas da empresa;
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado 9- Plano Financeiro revela, em números, todas as ações planejadas da empresa; trás projeções futuras de sucesso do negócio; fluxo de caixa com horizonte de 3 anos; balanço; ponto de equilíbrio; necessidades de investimento; lucratividade prevista; prazo de retorno sobre investimentos; etc.

10 curriculum vitae dos sócios da empresa; fotos de produtos;
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado 10- Anexos informações relevantes para o melhor entendimento do Plano de Negócios; curriculum vitae dos sócios da empresa; fotos de produtos; plantas da localização; resultados completos das pesquisas de mercado aplicadas; modelos de folders, catálogos, estatutos, contrato social da empresa; planilhas financeiras detalhadas; etc.

11 Contrato Social sócios-quotistas; capital social da empresa;
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado Contrato Social sócios-quotistas; capital social da empresa; razão social que deverá conter a referência da atividade de agências de turismo ou operadora turística e a palavra “limitada” ou sua abreviatura “Ltda.”; local de sua sede; objeto social detalhando as atividades a serem desenvolvidas pela empresa; data de início de seu funcionamento e duração da sociedade; administração legal da sociedade; forma de pró-labore; registros contábeis.

12 Procedimentos para Abertura
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado Procedimentos para Abertura Registro do Contrato Social na Junta Comercial CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica Cadastur – Ministério do Turismo

13 Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado
CNAE 5099-8/01TURISMO FLUVIAL; SERVIÇOS DE 5231-1/02GESTÃO E OPERAÇÃO DE TERMINAIS AQUAVIÁRIOS DE TURISMO; SERVIÇOS DE 7911-2/00ASSESSORIA TÉCNICA DE TURISMO; SERVIÇOS DE 7911-2/00TURISMO; AGÊNCIA DE 7911-2/00VIAGEM DE TURISMO; VENDA DE 7912-1/00OPERAÇÃO DE TURISMO; SERVIÇOS DE 7912-1/00ORGANIZAÇÃO DE PACOTES DE TURISMO; SERVIÇOS DE 7912-1/00ORGANIZAÇÃO DE PROGRAMAS DE TURISMO; SERVIÇOS DE 7912-1/00ORGANIZAÇÃO DE ROTEIROS DE TURISMO; SERVIÇOS DE 7990-2/00TÍTULOS DE HOSPEDAGEM PARA TURISMO; VENDA DE 7990-2/00TÍTULOS DE HOTÉIS PARA TURISMO; VENDA DE 7990-2/00TURISMO LOCAL; PROMOÇÃO DE 7990-2/00TURISMO; SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO E ASSISTÊNCIA AO 8413-2/00REGULAMENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DAS QUESTÕES ECONÔMICAS NO TURISMO; FEDERAL, ESTADUAL, MUNICIPAL

14 Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado

15 Estrutura organizacional e funcional
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado Estrutura organizacional e funcional Conjunto de ferramentas a ações de gestão que caracterizam a empresa com relação ao seu funcionamento

16 Departamentalização Departamento Administrativo-financeiro:
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado Departamentalização Departamento Administrativo-financeiro: Gestão estratégica Gestão fiscal e contábil Gestão de pessoal Gestão financeira Gestão jurídica

17 Departamentalização Departamento Comercial: Gestão de marketing
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado Departamentalização Departamento Comercial: Gestão de marketing Gestão de vendas e atendimento Gestão de contas Gestão de operação

18 Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado
Organograma Representação gráfica da estrutura funcional de uma organização. Possibilita uma percepção da estrutura hierárquica da empresa. Mostra as relações de comando e subordinação.

19 Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado
Organograma Clássico

20 Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado
Fluxograma Representação gráfica que se utiliza de símbolos padronizados para registrar um processo dentro de uma empresa. Explica os caminhos das transmissões de informações e documentos entre as pessoas (cargos) envolvidos no processo. Permite registrar passos ideais de um processo para que todos os funcionários cumpram as tarefas de forma padronizada. Viabiliza um controle de qualidade.

21 Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado

22 Estratégias empresariais
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado Estratégias empresariais Franquias ou franchising empresarial Redes ou cadeias internacionais Code share Joint-venture

23 Abertura de uma Agência e Fusões
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado Abertura de uma Agência e Fusões


Carregar ppt "Abertura e Estruturação Organizacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google