UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

Especialização em Saúde da
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Especializando:Yosdel Hernández Rivero
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Palmas de Monte Alto – BA, 2014
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em saúde da família modalidade a distancia turma 5 MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE.
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Pedro Victor Garcia Rodriguez
Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Autora: Ariannys Vazquez Pompa Orientador: Fabiana Vargas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
Universidade Aberta do SUS
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Carlos Rafael Duany Miranda Orientadora: Luciane Soares Seixas
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Universidade Aberta do SUS
Julio Alberto Pierret Acosta
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à saúde dos hipertensos e/ou diabéticos.
Universidade Federal de Pelotas
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma n° 8   Melhoria da Atenção.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde Da Família Turma 8 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9  Melhoria da atenção as pessoas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde da pessoa com Hipertensão Arterial e/ou com Diabetes Mellitus na UBS São José, Arroio Grande/RS Especializada: Sandra Milena Coronel Gonzalez Orientadora: Niviane Genz

Introdução A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um grave problema de saúde pública, pois se trata de uma condição multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (≥140 x 90mmHg). Está associada a alterações funcionais e estruturais e é causa direta de cardiopatia hipertensiva. Sua prevalência no Brasil varia entre 22% e 44% para adultos, mais de 50% para indivíduos entre 60 e 69 anos e 75% em indivíduos com mais de 70 anos. BRASIL, 2013

Introdução Já o diabetes mellitus é um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas (hiperglicemia e distúrbios no metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras). É geralmente associado à dislipidemia, hipertensão arterial e disfunção endotelial possuindo relação direta e independente com a glicemia e doenças cardiovasculares. Os índices estão em ascendência entre a população. BRASIL, 2013

Caracterização do município O município de Arroio Grande está localizado próximo à Jaguarão no estado do RS. A população total é de aproximadamente 18 mil habitantes. A área urbana apresenta-se dividida em 7 bairros e a zona rural em 4 distritos. A economia do município é baseada na agricultura. O município possui 4 Unidades de Saúde.

Caracterização da Unidade 2.700 usuários / Unidade Tradicional / Equipe incompleta

Situação da ação programática antes da intervenção Serviço desorganizado; Falta de registros específicos; Equipe incompleta; Usuários sem acompanhamento regular.

OBJETIVO GERAL Melhoria da Atenção à Saúde da pessoa com Hipertensão Arterial e/ou com Diabetes Mellitus na UBS São José, Arroio Grande/RS

Metodologia Análise situacional Análise do serviço na UBS São José, Arroio Grande/RS Protocolo do Ministério da Saúde (2013): ações no eixos: Monitoramento e Avaliação, Organização e Gestão do Serviço, Engajamento Público e Qualificação da Prática Clínica Público Alvo: hipertensos e/ou diabéticos pertencentes à área de cobertura Duração: 12 semanas

Objetivos Metas e Resultados

Objetivo 1 – Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos Metas 1.1 e 1.2: Cadastrar 100% dos hipertensos e dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial Sistêmica e ao Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Figura 1: cobertura do programa de atenção ao hipertenso na UBS São José, Arroio Grande/RS, 2015. Figura 2: cobertura do programa de atenção ao diabético na UBS São José, Arroio Grande/RS, 2015.

Objetivo 2 – Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos 100% Metas 2.1 e 2.2 : Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos e/ou diabéticos.

Objetivo 2 – Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Metas 2.3 e 2.4 : Garantir a 100% dos hipertensos e/ou dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Figura 3: proporção de hipertensos com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo na UBS São José do Município de Arroio Grande/RS, 2015. Figura 4: proporção de diabéticos com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo na UBS São José do Município de Arroio Grande/RS, 2015

Objetivo 2 – Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Metas 2.7 e 2.8 : Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos e/ou dos diabéticos. Figura 5: proporção de hipertensos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico na UBS São José do Município de Arroio Grande/RS, 2015.. Figura 6: proporção de diabéticos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico na UBS São José do Município de Arroio Grande/RS, 2015..

Objetivo 2 – Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos 100% Metas 2.5 e 2.6: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos e/ou dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

100% Objetivo 3 – Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa Meta 3.1: Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Meta 3.2: Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada.

Objetivo 4 – Melhorar o registro das informações 100% Objetivo 4 – Melhorar o registro das informações Meta 4.1: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 4.2: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

Objetivo 5 – Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular 100% Meta 5.1: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 5.2: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

Objetivo 6 – Promover a saúde de hipertensos e diabéticos 100% Metas 6.1 e 6.2: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos e/ou dos diabéticos. Metas 6.3 e 6.4: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos hipertensos e/ou dos diabéticos. Metas 6.5 e 6.6 Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos hipertensos e/ou dos diabéticos. . Metas 6.7 e 6.8: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos hipertensos e/ou dos diabéticos.

Importância da intervenção para a equipe Discussão Importância da intervenção para a equipe A intervenção mostrou a necessidade de formar uma equipe para a realização do trabalho de forma mais efetiva. Qualificou o atendimento à população. Estimulou a busca pela ampliação do conhecimento.

Importância da intervenção para o serviço Discussão Importância da intervenção para o serviço Melhorou o acolhimento e a qualidade de atenção dispensada aos usuários hipertensos e/ou diabéticos. Com a chegada de novos membros para a equipe ampliou a capacidade de conhecer melhor os usuários pertencentes à área de abrangência.

Importância da intervenção para a comunidade Discussão Importância da intervenção para a comunidade Divulgou o trabalho realizado pela Unidade à comunidade. Permitiu aumentar as atividades educativas, promovendo melhoria quanto à qualidade de vida desta população. Organizou o serviço para o atendimento aos hipertensos e diabéticos. Conscientizou a comunidade quanto à importância de um acompanhamento em um serviço de saúde para controle das patologias.

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem Novos conhecimentos. Interação com colegas – compartilhamento de experiências. Atualização constante do aprendizado. Organização do trabalho.

Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 128 p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 160 p. SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, São Paulo, v. 95, n. 1, p. 1-51, 2010. Suplemento 1. ALFRADIQUE, Maria Elmira; BONOLO, Palmira de Fátima; DOURADO, Inês; LIMA-COSTA, Maria Fernanda; MACINKO, James; MENDONÇA, Claunara Schilling; et al. Internações por condições sensíveis à atenção primária: a construção da lista brasileira como ferramenta para medir o desempenho do sistema de saúde (Projeto ICSAP – Brasil). Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n. 6, 2009.

Obrigada!