O ATLÂNTICO SUL COMO ZONA DE PAZ E COOPERAÇÃO:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O GHS E A CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS
Advertisements

Projeto de Ações Coordenadas de Prevenção à Tortura
Programa Sala Virtual de Apoio à Negociação do Trabalho no SUS
O papel das entidades na valorização do profissional : Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia – SOBRAFO Mario Jorge Sobreira, MSc Diretor Técnico.
Direito do mar Águas internas, mar territorial, alto mar
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
Comissão de Educação dos Profissionais
Plataforma Ipea de Pesquisa em Rede Biênio 2012/2013
Tráfico de escravos para o Brasil
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
À Secretaria Nacional de Segurança Pública compete: I - assessorar o Ministro de Estado na definição, implementação e acompanhamento da Política.
Ana Gabriele Geraldo Orientador Prof. Marcelo Buzetto 2009
Proteção dos oceanos, de todos os tipos de mares e das zonas costeiras
Programa Especial de Treinamento
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CAMINHOS PARA PROMOVER A INOVAÇÃO NO SETOR NAVAL
PETROBRAS/ ENGENHARIA
Nuno Breda
Andréia Cabral Colares Coordenadora
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Atividades Complementares no âmbito do ENG
Proposta Técnica Preliminar
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Instituto Hidrográfico: 50 anos a caminhar para a excelência
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Reunião do Comitê Temático de Rede de Disseminação, Informação e Capacitação do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas 10 agosto 2011 Brasília-DF.
SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
PLANO NACIONAL DE CONTINGÊNCIA PARA INCIDENTES DE POLUIÇÃO POR ÓLEO
Boas práticas da implementação do Sistema ARCU-SUL no Brasil
Grandes Eventos: Copa do Mundo FIFA 2014 Rafael Braga – Coordenador de Comunicação e Monitoramento de Mídia do Ministério da Defesa.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Engenharia Naval.
MISSÃO A missão da Rede de Empresários, é servir ao próximo; difundir a integridade; promover a inclusão social e a paz; fortalecer a família; enaltecer.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
Iniciando na logística empresarial
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Mauro C.R.Pereira 25Nov2003 EMPREGO DA TECNOLOGIA DE INFORMÁTICA NA PREVENÇÃO DO TERRORISMO NO MAR ANTECEDENTES AVALIAÇÃO DO RISCO TIPOS DE AMEAÇA NO MAR.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
Portaria MCT nº 650, de estabeleceu a nova estrutura do LBA Foram instituídos um Conselho Diretor, uma Gerência Executiva e um Comitê Científico.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil ENCONTRO NACIONAL DE ESCOLAS DE GOVERNO EM SAÚDE ENSP/Fiocruz
Operação Cisne Branco 2015 Imagem: CB SEVERIANO.
PROJETO CALHA NORTE youtube. com/watch
 .
Projeção do Brasil no Atlântico Sul
Novas espécies de tubarão e raias manta listadas nos anexos da CITES: O que devem as Partes fazer até 14 setembro de 2014: Rastreabilidade.
. A despeito de normas que asseguram direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais aos atingidos por barragens, a efetivação dos mesmos somente.
Monitoramento e Avaliação
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
AIP/FIL 4 de Fevereiro 2011 Teresa Rafael. Pontos chave Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM) O projecto Kit do Mar  Como surgiu?  Quais.
Formação, prática profissional e cultura de segurança Grupo B.
Número do processo: SLIE Clinicas de Taekwondo nas escolas publicas de Baixo rendimento na cidade de São Carlos.
Estado-Maior da Aeronáutica Comando da Aeronáutica.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
Operação Cisne Branco 2016 Imagem: CB SEVERIANO.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
Compras e Inovação: Perspectivas e Resultados Jussara de Lima Carvalho Secretária Executiva - CEO Brasília 27 de agosto de 2014 ICLEI – Governos Locais.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Marinha, um ar de Oportunidades !. Agenda  Vídeo institucional;  Categorias;  Formas de prestação de serviço;  Classes;  Condições gerais de admissão;
Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnologia Marinha Segen F. Estefen Programa de Engenharia.
A AMAZÔNIA AZUL. ORIGEM – Estrategistas da Marinha Brasileira em debates sobre os limites territoriais do Brasil nas águas oceânicas. O Brasil possui.
Seminário IEA América do Sul: Integração, Geoestratégia e Segurança Prof. Dr. Wanderley Messias da Costa Departamento de Geografia - USP “Evolução da Geopolítica.
1. 2 INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL PELO TRANSPORTE AÉREO Brasília, julho 2008 Ronaldo Seroa da Motta Diretor da ANAC.
Transcrição da apresentação:

O ATLÂNTICO SUL COMO ZONA DE PAZ E COOPERAÇÃO: Parcerias e Oportunidades

SUMÁRIO Introdução Cooperações realizadas ou em andamento Oportunidades de cooperação

OBJETIVO Apresentar ideias iniciais e estimular o debate sobre projetos de cooperação em Defesa no âmbito do Atlântico Sul.

COOPERAÇÕESREALIZADAS OU EM ANDAMENTO

Cooperações realizadas / em andamento Missão de Assessoria Naval Treinamento de tripulações de navios Suporte técnico para manutenção Curso de Formação de Marinheiros Apoio na elaboração de doutrinas e documentação Grupo de Apoio Técnico de FN Curso de Formação de Soldados FN Planejamento de Exercício de Operações Anfíbias  

Cooperações realizadas / em andamento Exercícios conjuntos no Atlântico Sul ATLASUR – Navio de Patrulha Oceânico AMAZONAS – visitou 4 portos na África. (AGO/SET2012) Navio Patrulha Oceânico APA - visitará 4 portos na África em 2013 Oportunidade de conduzir treinamentos e exercícios.  

Cooperações realizadas / em andamento Exercícios Conjuntos no Atlântico Sul: Operação Ribeirinha Conjunta – Brasil como observador para compartilhar experiência. Exercícios Navais Conjuntos 2013 – Planejamento em andamento em 2012 Conferências: Simpósio – Rio de Janeiro – OUT2012 – “Cooperação entre Marinhas para a Segurança Marítima e para a Consciência do Domínio do Mar no Atlântico Sul”  

Cooperações realizadas / em andamento Gerenciamento de Água de Lastro Espécies invasoras são uma das grandes ameaças à biodiversidade e ao meio ambiente marinho. O objetivo do Gerenciamanto de águas de Lastro é minimizar a ameaça representada pelas espécies invasoras à biodiversidade, à saúde humana e à economia dos países. A necessidade do gerenciamento de águas de lastro advém de que: • Navios são essenciais ao comércio mundial • Água de lastro é essencial à segurança dos navios • Invasores aquáticos são praticamente impossíveis de erradicar Ballast Water (BW) Management Convention – IMO (adopted 2004) Brasil tem um programa de BW Management  

Cooperações realizadas / em andamento Delimitação da Plataforma Continental além das 200 milhas Levantamento de dados Suporte Avaliação dos dados das linhas de base

Cooperações realizadas / em andamento Recursos Humanos Estudantes em Academias e Institutos Militares Brasileiros (incluindo Cursos de Estado-Maior) Treinamento a bordo de navios Observadores em Exercícios e Operações Militares Intercâmbio em diversas áreas, como operações navais, educação e engenharia Assessoria na implementação de bases e demais instalações militares  

Cooperações realizadas / em andamento Long Range Identification Track (LRIT) system Identificação e rastreamento global de navios, que reportam sua posição automaticamente ao menos 4 vezes por dia para um Centro de Dados Regional. Sob a perspectiva do Domínio da Consciência Marítima, visando ao combate das novas ameaças, como pirataria e tráfico ilícito , e como suporte às capacidades de Busca e Salvamento, o LRIT é uma ferramenta efetiva.  

OPORTUNIDADES DE COOPERAÇÃO

Oportunidades de Cooperação Delimitação da Plataforma Continental além das 200 milhas   Suporte na avaliação das Linhas de Base, visando ao pleito junto a CLPC.

Oportunidades de Cooperação Curso de Formação de Oficiais de Marinhas Amigas – CFOMA Dividido em 3 partes: 6 meses – português 11 meses – formação acadêmica 6 meses – Treinamento a bordo Próxima turma 2014  

Oportunidades de Cooperação Programa de Educação Profissional Marítima para Estrangeiros – PEPME Formação e especialização de Oficiais da Marinha Mercante de países amigos. Cursos de Máquinas e de Naútica  

Oportunidades de Cooperação Centro Conjunto de Operações de Paz Brasileiro (CCOPAB) – Rio de Janeiro EPMP – Estágio Preparatório para Missões de Paz 4 semanas para Oficiais no posto de Capitão/Major CIMIC – Estágio de Coordenação Civil-Militar 1 semana Civis e militares ligados à área de missão de paz.  

Oportunidades de Cooperação Centro de Dados Regional LRIT (CDRL) Promover a participação dos países africanos no sistema LRIT por meio da adesão ao CDRL. Brasil e Uruguai compartilham um CDRL. Assegurar a coordenação entre os CDRL no Atlântico Sul.  

Oportunidades de Cooperação Possibilidade de realização de exercícios bilaterais com Marinha/ Guarda-Costeira dos países visitados durante o cruzeiro do NPaOC APA ao longo da costa da África. 

Oportunidades de Cooperação Possibilidade de assessoria em Gerenciamento de Água de Lastro

Oportunidades de Cooperação Transporte aéreo para o VII Encontro Ministerial da ZOPACAS Brasil está considerando prover transporte aéreo de/para um “hub”na África para o comparecimento ao VII Encontro Ministerial da ZOPACAS, que será realizado em Montevidéu - Uruguai, em janeiro de 2013. Há necessidade de receber a lista final de interessados, até 30NOV, a fim de permitir avaliar a exequibilidade do suporte e, caso positivo, o planejamento da missão.