Padrões de Interação Homem- Máquina (HCI Patterns) Priscila de Castro Nicola Novembro 2004.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Soluções elegantes para problemas recorrentes
Advertisements

EBSCOhost Estilo guiado de pesquisa avançada
Pesquisa Avançada, Tutorial de Estilo Orientado
Padrão de Projeto Iterator
Engenharia de Software
Docente Responsável: Dra. Isabel Brito
Modelagem de Software Orientado a Objetos
Profa. Rudson apostilas.wikidot.com/hipermidia
Aluno: José Silas Barros Brandão Júnior
Support.ebsco.com A lista de resultados do EBSCOhost Tutorial.
Criação de Páginas Web Criação de Páginas Web – KompoZer
O USO DO SOFTWARE LIVRE JOOMLA NO DESENVOLVIMENTO DE WEB SITES FOCANDO A USABILIDADE NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Maria Irene da Fonseca e Sá Anne Caroline.
Padrão de Projeto Memento
Projeto de Sistemas de Software
Aline Vasconcelos D.Sc. em Sistemas e Computação/COPPE UFRJ
Introdução a Teoria da Classificação
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Interface do usuário, linhas de comando e menus Interface do usuário Linhas de comando Menus.
Interfaces gráficas e Interfaces Web
WWW – word wide web A WWW (World Wide Web ou, simplesmente, Web) é a parte multimídia da Internet, portanto possiblita a exibição de páginas de hipertexto,
Design Pattern e a Reusabilidade de Software
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Tecnologias para Internet
Informática 2° Bimestre Luiz Antônio.
Taking back the web: the usability factor Fabiano Souza Samir Araújo.
Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Criando Apresentações
VISÃO GERAL DO APLICATIVO.
Fundamentos da Engenharia de Software
Projeto de Sistemas de Software
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Disciplina: Recuperação Da Informação Professora: Ursula Blattmann Acadêmicas:: Mara Suchy.
1ª Aula de Html Íria Albuquerque.
POWER POINT.
Cascading Style Sheets Folhas de Estilo em Cascata
DC - UFC Copyright © 2003 Misael Santos e Rossana Andrade 1 Padrões de Projeto para Sistemas Web Misael Santos e Rossana Andrade Universidade.
Adriano S. Castro André Abdalla
Métodos de Visualização Mestranda:Bianca Martins UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS Programa de Pós-Graduação em Informática Mestrado.
Banco de Dados 4P/SI – 2010/02 Prof. Carlos Alberto Seixas.
Professor: Márcio Amador
FIPA THE FOUNDATION FOR INTELLIGENT PHYSICAL AGENTS
LEONARDO SIMAS JUSSI BARROS WESLLEY VIEIRA Flyweight.
Padrões de Projeto These slides complement the E-book, Programming in the Large With Design Patterns available on both Kindle and Nook. Additional supporting.
Arquitetura de Desenvolvimento Web MVC vs. Three Tiers
Design Pattern (Padrões de Projeto)
Inteligência Artificial Web Semântica
Avaliação Heurística do Gmail
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Matemática e Estatística XML: Extensible Markup Language EquipeEquipe: Adriana Cristina de Oliveira.
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Módulo I Princípios e Padrões de Projeto de SW em Java Professores Eduardo Bezerra –
Padrão de Projeto Iterator Projeto de Sistemas de Software Thiago Pinheiro de Araújo.
Autoria WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa
Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Uma Visão Crítica.
UTILIZAÇÃO DOS PADRÕES DA COLEÇÃO WELIE PARA ELABORAÇÃO DE INTERFACES GRÁFICAS DO FRAMEWORK PARA FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA Fernando Henrique Malaquias.
Padrão de desenvolvimento
Padrões de projeto M.Sc. Sílvio Bacalá Jr..
Web Services Marden Menezes Sharp Shooters.NET User’s Group Recife-PE11/11/2002.
1 Design Patterns Israel Rios. 2 Origens A idéia de padrões de projeto não teve origem na ciência da computação Christopher Alexander A Pattern Language:
Emerald Group Publishing Limited Descubra como aproveitar os benefícios da editora líder mundial de Pesquisa em Gestão.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA JAVA DESIGN PATTERNS PARTE 1: INTRODUÇÃO Prof. Cesar Augusto Tacla UTFPR/Campus.
Teremos nesta aula: 31 de julho de 2015 Aula 1 – OBJETIVOS DO MÓDULO Apostila: DESENVOLVIMENTO DE SITES 1 – 7 regras pra o desenvolvimento de um bom site.
Karine Alessandra Córdova
1 - Introdução a Padrões de Projeto
Aplicando Coleção Welie Utilizando Arquivo de Texto para o Desenvolvimento e Atualização de um Sítio Interativo para Web Rodolfo A. Silva, Fernando H.
YOUR LOGO Tópicos Avançados em Internet Prof. Lincoln Ferreira Dantas Sistemas de Informação UNIESP – Presidente Epitácio.
Padrões de Projeto de Criação Padrões de Projeto Orientados a Objetos Prof a. Danielle Martin Universidade de Mogi das Cruzes.
Jadson Xavier Muller Oliveira.  É difícil encontrar alguma definição consensual de padrão.  Definição aceitável: - São idéias que foram úteis em algum.
1 Introdução aos Padrões de Projetos Créditos: Prof. Fabio Kon - IME/USP Adaptações: Prof. Nécio de Lima Veras.
Introdução a Padrões de Projeto Padrões de Projeto Orientado a Objetos Profa. Danielle Martin Universidade de Mogi das Cruzes.
Programação Orienta a Objetos (SI) Análise e Projetos de Sistemas (LCC) 1 - Introdução a Padrões de Projeto Eduardo de Lucena Falcão.
WebSites Dinâmicos Professor: Márcio Ferreira da Silva.
Padrões de Projeto.
Transcrição da apresentação:

Padrões de Interação Homem- Máquina (HCI Patterns) Priscila de Castro Nicola Novembro 2004

Origem de Padrões Christopher Alexander –A Pattern Language: Towns, Buildings, Construction, 1977 –Padrões em arquitetura e planejamento urbano Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software, Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson, and John Vlissides - Gang of Four (GoF) Pattern-Oriented Software Architecture: A System of Patterns, Frank Buschmann, Regine Meunier, Hans Rohnert, Peter Sommerlad, and Michael Stal - Gang of Five (GoV)

O que é um Padrão? Um padrão é uma solução comprovada para um problema em um determinado contexto. Padrões são encontrados e não inventados.

O que é um Padrão? Passos para encontrar padrões: –Identificar o assunto do padrão –Identificar o problema que o padrão resolve –Identificar a invariância (identificar características e propriedades de projetos de sucesso que estão faltando em projetos que não obtiveram sucesso, i.e. a invariância que um padrão deve encapsular).

Linguagem de Padrão Os padrões identificados são integrados à uma linguagem de padrão (pattern language). Uma linguagem de padrão define uma coleção de padrões e regras para combiná-los em um estilo arquitetural.

Linguagem PLML Pattern Language Markup Language (PLML) Definida na CHI Conference on Human Factors in Computing Systems Objetivos: – Trazer ordem às várias formas (inconsistentes) de padrões que diversos autores utilizam. – Disponibilizar uma maneira de padrões serem referenciados em coleções de padrões diferentes. – Identificar elementos comuns entre as diversas coleções de padrões.

Linguagem PLML Alguns elementos da PLML: –

Linguagem PLML Alguns elementos da PLML: – DTD de definição mais recente pode ser encontrado em:

Tipos de Padrões Definição de Martijn van Welie: –Padrões Web Design –Padrões GUI Desgin –Padrões MobileUI Design

Tipos de Padrões Padrões Web Design –Tipos de sites –Experiências de usuários –e-commerce –Navegação –Procura –Tipos de páginas básicas –Gerenciamento de coleções –Elementos de página –Interações básicas –Projeto visual

Tipos de Padrões Padrões GUI Design –Seleção –Guia/Feedback –Navegação –Apresentação –Interação Física Padrões MobileUI Design –WAP/WML

Exemplos de Padrões Seletor de Linguagem Grid Layout Padrões -> Exemplos

Seletor de Linguagem Web Design -> Elementos de página -> Seletor de Linguagem Padrões -> Exemplos

Seletor de Linguagem Problema: Usuários necessitam selecionar a linguagem preferencial Usar quando: Se um website oferece conteúdo diferente para cada país, esse é um site localizado. Usuários devem ser capazes de reconhecer o nome da sua linguagem. Padrões -> Exemplos

Seletor de Linguagem Solução: Apresentar as opções de linguagens escritas em sua língua específica. Liste todas as linguagens disponíveis em suas próprias linguas como Deutsch, Português, English, Italiano ou Nederlands. Se possível, liste todas as linguagens para que a seleção possa acontecer com apenas um click. Se não for possível, considere o uso de um combobox. Padrões -> Exemplos

Seletor de Linguagem Não utilize labels para o seletor de linguagens, utilize apenas os nomes das linguagens. Coloque a lista de linguagens na parte superior da janela e mostre-a em todas as páginas do site. Observação: Não use bandeiras para apresentar linguagens! Elas não definem unicamente linguagens e podem ser ofensivas em alguns países. Bandeiras representam países e não linguagens. Padrões -> Exemplos

Seletor de Linguagem Porque: Apresentar o nome da linguagem na escrita nativa assegura que o grupo alvo poderá ler seu próprio nome da linguagem. O seletor de linguagem deve estar disponível em todas as páginas do site para que visitantes que não entraram através da homepage também possam alterar a linguagem. Padrões -> Exemplos

Seletor de Linguagem Usos conhecidos: Padrões -> Exemplos

Grid Layout GUI Design -> Apresentação -> Grid Layout Padrões -> Exemplos

Grid Layout Problema: O usuário necessita entender rapidamente informações e tomar decisões dependendo dessas informações. Contexto: Qualquer circustância onde várias informações são apresentadas e arranjadas espacialmente em uma área limitada. Tipicamente no desenho de telas de diálogo, forms e páginas web. Padrões -> Exemplos

Grid Layout Forças: –O usuário necessita visualizar diversos objetos, mas deseja vê-los de uma maneira clara e organizada. –O usuário deseja minimizar o tempo que leva para ler/visualizar/entender os objetos na tela. –Os objetos são frequentemente relacionados e podem ser agrupados conceitualmente. –A apresentação deve ser compacta, mas ainda assim clara, agradável e legível. Padrões -> Exemplos

Grid Layout Solução: Arranjar todos os objetos em uma grade utilizando um número mínimo de linhas e colunas, de forma que as células tenham o maior tamanho possível. Objetos que são do mesmo tipo devem ser alinhados e apresentados da mesma maneira. Se vários objetos podem ser agrupados, devem ser colocados na mesma célula. Padrões -> Exemplos

Grid Layout Porque: Minimizar o número de linhas e colunas melhora o tempo necessário para se procurar a informação e tomar a ação apropriada. Adicionalmente, essa disposição leva a um layout consistente e que é percebido como não-invasivo pelo usuário. O tempo necessário para a leitura da informação é reduzido, o que pode aumentar a performance da tarefa. O layout resultante é agradável de ser visto e aumenta a satisfação do usuário. Padrões -> Exemplos

Grid Layout Padrões -> Exemplos Exemplo - Word 97

Grid Layout Padrões -> Exemplos Contra exemplo - IBM's Aptiva Communication Center

Conclusão Padrões são ótimas ferramentas para capturar e comunicar o conhecimento adquirido. Apesar disso, um catálogo de padrões não é um checklist. Cada projeto possui um contexto único, e mesmo que se deseje resolver um problema comum, um determinado padrão pode não ser uma solução adequada.

Referências hcipatterns.org – Patterns in interaction design (Martijn van Welie) – UI Patterns and Techniques – The Interaction Design Patterns Page – onPatterns.htmlhttp:// onPatterns.html