Expansão Territorial do Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Brasil Colônia Expansão Territorial.
Advertisements

Expansão Territorial.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A EXPANSÃO TERRITORIAL E OS.
(Frei Vicente do Salvador, cronista do século XVII)
Nem tudo que reluz é ouro.
A Ocupação Do Sertão Séculos XVI-XVII-XVIII.
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
Ensino Fundamental , 7º ano
Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII) O Bandeirantismo Aulas 52 a 54.
Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII)
Motivos da ocupação de maiores porções de territórios:
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
A gênese geoeconômica do território brasileiro
PROFESSORA CAMILA.  Séculos XVII e XVIII.  Dificuldades e desinteresse espanhol pela interiorização do continente.  OBJETIVOS: Busca de terras.
A DESCOBERTA DO BRASIL Portugal navegava desde o século XV. Os temores eram muitos: “acreditava-se que além do Cabo Bojador, os brancos tornar-se-iam negros,
BRASIL COLONIAL SÉCULOS XV - XVII. CONTEXTO: Grandes navegações Mercantilismo (colonialismo) Absolutismo Renascimento cultural Reforma religiosa Contrarreforma.
Revisão PG 2 8º Ano- História. Absolutismo Inglês (ap. 02) Contexto histórico do surgimento O absolutismo na Inglaterra teve início com a centralização.
ECONOMIA E SOCIEDADE COLONIAL. EMPRESA COLONIAL Plantation Escravidão indígena ∟ início Escravidão africana Comércio triangular.
GEOGRFIA. A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO A constituição do território brasileiro no período colonial A economia colonial e o uso do território.
Vamos relembrar a primeira aula?
Na formação do território, a presença de vários povos
A expansão territorial e a corrida pelo ouro
Colonização Espanhola
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS E ESTADO
A HISTÓRIA DO BRASIL Brasil Colônia Ameaças externas.
América Espanhola Independência do Haiti
Componentes: Gustavo Luiz - n° 10
Regionalização do Espaço Brasileiro-2º Sem/2016 Profa. Dra
RELEVO. Predominam planaltos e serras com planícies no litoral.
BRASIL – DE PAÍS AGROEXPORTADOR A PAÍS INDUSTRIALIZADO CAPÍTULO 1
BULA INTER COETERA Em 1493, o papa Alexandre VI estabeleceu um acordo que determinava as regiões de exploração de cada uma das nações ibéricas:
EXPANSÃO TERRITORIAL: A CONQUISTA DO SERTÃO
INVASÕES HOLANDESAS NO NORDESTE BRASILEIRO- SÉCULO XVII
CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL: O PERÍODO POMBALINO ( )
O que é região? Regionalização
História de Portugal I 1.º Semestre do ano lectivo 2015/2016
A Urbanização Brasileira
COMPLEXO AÇUCAREIRO: A ESCRAVIDÃO
FORMAÇÃO TERRITORIAL BRASILEIRA
7º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 2
PORTUGAL E A GRANDES NAVEGAÇÕES
A colonização da América Portuguesa
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
UT 13 – O COTIDIANO NO BRASIL COLONIAL
A gênese geoeconômica do território brasileiro
AMERICA PORTUGUESA- ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E ECONOMIA
A liberdade guiando o povo
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
EXPANSÃO MARÍTIMA E ENCONTRO CULTURAL
Processos de independência na América Espanhola
Em 1493, o papa Alexandre VI estabeleceu um acordo que determinava as regiões de exploração de cada uma das nações ibéricas: a Bula Inter Coetera. De acordo.
Colonização – conceitos básicos
AMÉRICA PORTUGUESA PRÉ-COLONIAL
FORMAÇÃO TERRITORIAL DOS EUA
O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( )
PORTUGAL E A GRANDES NAVEGAÇÕES
ESTUDO COMPARADO: PORTUGAL, ESPANHA E INGLATERRA
FORMAÇÃO TERRITORIAL DOS EUA
América Portuguesa Aula 2
A colonização das Américas
COLONIZAÇÃO E ECONOMIA
A ocupação e o aumento do território
EXPANSÃO E DIVERSIDADE ECONÔMICA
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
América Portuguesa Aula 0
Formação e Independência dos Estados Unidos
Colonização Portuguesa na América
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
Iconografia e o ensino de história
Primeiros habitantes e chegada dos portugueses
Transcrição da apresentação:

Expansão Territorial do Brasil Professor Romildo Tavares

Entradas e Bandeiras A partir do século XVI, expedições partiram em direção aos sertões do Brasil, com o objetivo de aprisionar índios, caçar negros fugidos e encontrar ouro e pedras preciosas.

Entradas e Bandeiras As Bandeiras eram expedições particulares, formadas por moradores da falida Vila de São Vicente ou da Vila de São Paulo (Em janeiro de 1554 é fundado o colégio de São Paulo pelos padres jesuítas)

Entradas e Bandeiras A historiografia exaltou a figura do bandeirante como um herói desbravador do interior do Brasil, quando o mesmo se aventurava a romper a Serra do Mar, na busca de riquezas que possibilitassem a sua sobrevivência na colônia. O bandeirante pode ser visto como herói ou vilão – matava, escravizava, saqueava, violentava populações indígenas, descobria riquezas.

Entradas e Bandeiras As Entradas se diferenciavam das bandeiras em seu caráter oficial e nos objetivos que diziam respeito aos indígenas. Diferentemente das Bandeiras, as Entradas buscavam catequizar aos indígenas.

Forte do Presépio (1615) Proteger a supremacia portuguesa na região norte da colônia. Drogas do Sertão: canela, urucum, baunilha, pimenta, castanha do Pará

Ocupação da Região Norte Os índios estavam no meio do conflito de interesses dos colonizadores (exportadores das Drogas do Sertão) e dos padres jesuítas (catequizadores). Os índios extraiam as Drogas do Sertão para os padres jesuítas, gerando um excelente fonte de renda para as missões.

Ocupação da Região Nordeste Forte dos Reis Magos – 1597. Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção – 1649. Fortaleza de Santa Catarina do Cabedelo – 1589.

Ocupação da Região Nordeste Segundo o Historiador Capistrano de Abreu, o interior do Nordeste foi conquistado as custas de “4 patas”. Uma carta Régia de 1701 proibia a criação do gado próximo ao litoral – destinado a produção canavieira.

Processo de produção da carne de charque

Ocupação da Região Nordeste O gado era conduzido ao longo dos rios ao interior do Nordeste, gerando a fundação de vilas (hoje cidades). A pecuária abastecia o mercado interno (carne de charque, couro). Duas rotas foram importantes para neste processo: Sertão de Dentre e Sertão de Fora.

Ocupação da Região Sul Região escoadora de ouro e prata, despertava a cobiça dos portugueses. A pecuária bovina também esteve presente na ocupação da Região Sul da colônia. A triticultura também foi introduzida na região.

Tradados de Limites Tratado de Utrecht – 1713 e 1715: Rio Oiapoque serve de divisa entre o Brasil e a Guiana Francesa. (Portugal x França) Devolução da Colônia de Sacramento a nação portuguesa

Tradados de Limites Tratado de Madrid (1750) Intermediado por Alexandre de Gusmão. Por este tratado, a região norte e centro-oeste passaram a fazer parte do Brasil. A colônia de Sacramento passava para a Espanha e Sete Povos das Missões passava para Portugal.

Tradados de Limites Tratado de El Pardo – 1761 Conflitos entre os habitantes de Sacramento e Sete Povos das Missões – anulado o Tratado de Madrid.

Tradados de Limites Tratado de Santo Ildefonso – 1777 Nova tentativa de conciliação – Sacramento e Sete Povos das Missões – Espanha. Santa Catarina – devolvida ao Brasil

Tradados de Limites Tratado de Badajós – 1801 Revalidou o Tratado de Madrid - Colônia de Sacramento para Espanha e Sete Povos das Missões para Portugal