“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V

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Agrupamento de Escolas de Arcozelo
Trainature Melani Raposeiro Escola Secundária Poeta António Aleixo
DIVERSOL (DIVERSÃO) Margarida Teresa G A F Figueiredo
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Alcinda Maria da Costa Anacleto Escola Secundária Morgado Mateus Vila-Real – Vila Real 8ºano Ciências Físico-químicas (extra aulas) Bronzeados
Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
Secundária/3 Aurélia de Sousa
António Surrécio; João Giga; Paulo Mendes Escola Secundária André de Gouveia Évora; Évora 1.º Ano (10.º) + Física e Química, Electrónica Fundamental, IMEI.
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Emissões zero 3+2.
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INETE - Team Eng.ª Ana Paula Assis
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Tipo5 Ademar Ribeiro Escola Secundária Dr. José Afonso
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
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AGSG Jaime Rei Agrupamento de Escolas de São Gonçalo
Vera Lúcia Lopes Vergas Fidalgo Sardo Escola Básica da Gafanha da Encarnação Gafanha da Encarnação - Aveiro 9º ano de escolaridade: Área de Projecto; Ciências.
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Rui Martins Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Forte da Casa Forte da Casa - Lisboa 6º e 9º ano + Clube de Ciência Solarengos 6 alunos + 2 professores.
Projecto Escola da Energia PROTÓTIPOS COM ENERGIA RELATÓRIO DE PROJECTO
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Solar car – “Os Chocalhos”
Traquinas Gaspar Rocha Agrupamento Vertical de Escolas de Arcozelo
TecnoVC4 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz
Robotoria SC Carlos Jorge Leite Oliveira Teixeira
TecnoVC1 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz - Amarante
Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz Amarante - Porto 9º ano (Educação Tecnológica) TecnoVC
Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz - Amarante Amarante - Porto 9º Ano (Educação Tecnológica + Área de Projecto) TecnoVC2 5+1.
Solbarco Ludgero José Faleiro Serrano EBI/JI de Alcáçovas
SOLEMOS Nuno Saraiva Instituto Duarte de Lemos
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Embarca na onda Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
Luis Gameiro Altomar EBI de São Bruno Caxias, Lisboa 4+1
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO “ Os Voyagers” Tiago Miguel Chico Vaz, Pedro Ribeiro Catarino, Ana Vanessa Dias de Carvalho,
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Este é um projecto gémeo do da equipa “Os Ultravioletas”. O protótipo é uma evolução do.
Joaquim Diamantino Gonçalves Pereira Básica de São-Miguel Guarda Guarda 6º- EVT GuardaVolt 4.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO O protótipo é baseado no uso da energia solar, utilizando 13 células fotovoltaicas de silício.
Marta Oliveira, António André, Sónia Leonardo Escola Básica e Secundária da madalena Madalena-Pico-Açores 10ºano5 alunos + 2 professoras Cagarros.
E.B. 2,3 nº1 de Lagos Lagos - Faro TranslassolJoão Figueiredo 8º ano - Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais
Amigas do Ambiente Anabela Videira Escola Secundária Morgado Mateus
Pedro Jorge Cruz Carneiro Fernandes EBS de Velas Velas - Açores 8ºAno (Ed.Tecnológica.; Matemática; F.Q.; L. Portuguesa) NO CO
Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas Marinheiros 4.
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Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Soltíscio 3+2.
Ivone Tavares Escola Básica Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores 9º ano – Ciências Físico - Químicas Cagarros 6.
Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias
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Marcelo Pereira | Joaquim Celestino Ribeiro Ancorensis Cooperativa de Ensino Vila Praia de Âncora, Caminha | Viana do Castelo 8º ano | Ciências Físico-Químicas.
António Gama Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de escolaridade – Ciências Físico-Químicas ZACATRAZ 3+1.
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
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Rui Marreiros Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de Escolaridade – Ciências Físico-Químicas Barretina 3+1.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO S2R – Sun To Rosario Alunos: Francisco Sousa; Miguel Monteiro; Nuno Neto; Rodrigo Ribeiro;
PEDRO NUNO GUAL ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE S. JOÃO DA MADEIRA – AVEIRO 10º ano – Física e Química, Desenho Técnico, Práticas Oficinais
Reciclanetes Alda Maria Leal Rodrigues Barbosa
Paulo Mendes, Beatriz Antunes Escola Secundária André de Gouveia Évora, Évora 1.º (8.º Ano) ; FQ, HSST ESAG 1 – Pileca Aquática
Pedro Silva Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 11º ano; Práticas Oficinais; Física e Química; Tecnologias e Processos; Desenho Técnico.
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Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Vento solar 2 +1.
Paulo Mendes, Beatriz Antunes Escola Secundária André de Gouveia Évora, Évora 1.º (8.º Ano) ; FQ, HSST ESAG 1 – Tóquim Barreto Mark I
João Giga, António Surrécio, Paulo Mendes Escola Secundária André de Gouveia Évora; Évora 1.º + Física e Química, Electrónica Fundamental, IMEI ESAG 4.
Transcrição da apresentação:

“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V Louriçal, distrito de Leiria 3 alunos e 1 professor 7.ºano de escolaridade, Ciências Físico-Químicas e Ed. Tecnológica

Fig.1: Modelos seleccionados no concurso interno Este projecto consiste na construção, por parte dos alunos, de um barquinho solar, sendo indispensável o recurso a materiais reutilizados/reciclados na construção da estrutura do barquinho bem como na dos materiais electrónicos necessários. A este modelo será adaptada, posteriormente, uma célula fotovoltaica, como fonte de alimentação do motor de modo a exemplificar a utilização da tecnologia de conversão eléctrica da energia solar. Os protótipos terão de apresentar hidrodinamismo, flutuabilidade e capacidade de locomoção quando adaptada a fonte de alimentação. A construção deste barcos permitirá a realização de experiências simples, na sua maioria, não dispendiosas, com as quais se pretende motivar e desenvolver o interesse pelas energias renováveis, nomeadamente, na conversão na aplicação da conversão fotovoltaica, integrando conceitos abordados nas disciplinas de Ciências Físico-Químicas e Educação Tecnológica. Fig.1: Modelos seleccionados no concurso interno

Este concurso foi anunciado em Janeiro, através da apresentação do regulamento do mesmo, tendo sido lançado o desafio da construção do modelo a três turmas do sétimo ano de escolaridade. Devido à grande receptividade dos alunos a este projecto a escola optou pela realização de um concurso interno, para efectuar uma pré-selecção a partir da qual será seleccionado o protótipo irá representar a escola no concurso nacional. Para este concurso interno, atendendo que não era possível o fornecimento de células fotovoltaicas a cada um dos participantes/grupo de participantes, devido ao seu elevado número, e apresentando estas um elevado custo, para a maioria dos alunos da nossa área educativa as adquirirem, tomou-se a decisão de permitir a adaptação em alguns dos modelos de outros fontes de alimentação, nomeadamente através do recurso a pilhas. Os protótipos desenvolvidos foram apresentados publicamente nos dias 24, 25 e 26 de Março, aquando da Semana Cultural da escola. Ao longo do segundo período lectivo os alunos foram recorrendo ao auxílio dos professores de Ciências Físico-Químicas e de Educação Tecnológica, nomeadamente ao nível da escolha de materiais usados, instalação de componentes electrónicos, e outras dúvidas. Nas aulas de CFQ foram também facultados conhecimentos no âmbito da instalação em série e em paralelo das células fotovoltaicas e dos motores, atendendo a que estes conteúdos não integram o programa do 7.º ano desta disciplina. Os 34 protótipos apresentados foram submetidos a testes de modo a determinar a sua flutuabilidade, hidrodinamismo e impermeabilidade à água, bem como avaliada a sua componente estética. Fig.2: Exposição dos modelos na Semana Cultural do Instituto nos dias 24,25 e 26 de Março

Fig.3: Teste ao modelos seleccionados Foram realizadas várias experiências com os alunos e decidiu-se colocar no protótipo vencedor 2 células fotovoltaicas (2V e a,2ª cada) em série e estas em paralelo com a célula do kit experimental (2V e 0,5ª). Após esta primeira fase de concurso (interno), foram seleccionados 5 protótipos aos quais estão a ser, actualmente, adaptadas células fotovoltaicas e respectivos motores. Estes serão posteriormente submetidos a novos testes, na piscina da escola, de modo a determinar o modelo vencedor e que representará a escola. Os 5 modelos referidos anteriormente, serão expostos aquando da Feira de Projectos da escola que ser realizará no dia 8 de Junho. Os alunos responderam de uma forma entusiástica, tendo sido apresentados 34 modelos. Coube aos alunos a decisão da escolha e selecção de materiais e construção dos modelos. Estes recorreram a matérias diversos, dentro do solicitado – materiais reciclados/reutilizados , nomeadamente, garrafas plásticas, esferovite, latas de refrigerantes, cartão, PVC’s, componentes electrónicos de brinquedos (motores), ventoinhas de antigos computadores , fundos de garrafas plásticas (para a elaboração de hélices),etc. Os alunos executaram os protótipos ao longo do segundo período, fora da sala de aula, tendo consultado vários sites na internet, bem como, os manuais de C.F.Q. Nas primeiras três semanas de aulas do 3.º Período, os alunos, cujos 5 modelos foram seleccionados , poderão efectuar melhoramentos nos seus protótipos. Fig.3: Teste ao modelos seleccionados

Fig.4: Teste ao modelos seleccionados Este protótipo poderá servir para o lançamento de modelos de barcos lúdicos (brinquedos) que através de materiais simples poderão constituir um Kit de construção sendo a fonte de energia para os seus motores o Sol. Através deste trabalho os alunos desenvolverão a sua capacidade de decisão, autonomia e entreajuda. Irão adquirir conhecimentos no âmbito da instalação em série e em paralelo de vários componentes eléctricos e electrónicos (por exemplo células fotovoltaicas, motores, pilhas, lâmpadas, etc.), apesar destes conteúdos não integrarem o currículo dos alunos do 7.º Ano. No entanto, as fontes e formas de energia (nomeadamente as energias renováveis) são abordadas no programa da disciplina de CFQ. Fig.4: Teste ao modelos seleccionados Fig.5: Montagem das células fotovoltaicas em série Fig.6: Montagem das células fotovoltaicas em série