Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas

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Transcrição da apresentação:

Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas Física - Química e TIC Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas 2ª sessão - Maio de 2007 Teresa Faria e Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL http://cccrie.fc.ul.pt

Revisitando os Objectivos   Reflectir sobre as potencialidades pedagógicas da utilização das TIC em Física e Química   Explorar recursos virtuais, por exemplo software simples, applets, simulações que permitam: - elaborar propostas de trabalho com os alunos - envolver os alunos em trabalho colaborativo à distância   Planificar a utilização com alunos dos recursos explorados   Partilhar as experiências de utilização realizadas

Plano da sessão Informações – Concurso para Equipamentos Tecnológicos Ponto da situação - do que experimentaram - do que publicaram na plataforma Continuando... - partilha de exemplos - vertentes de trabalho colaborativo Exploração de um applet, em grupo, planeando a sua utilização com alunos Planeando a 3ª sessão - o quê? - quando e onde?

Informações Concurso para equipamentos tecnológicos prazo de candidatura: 14 a 31 de Maio - mais informações em http://www.dgidc.min-edu.pt/ 

Ponto da Situação Na plataforma do CRIE-FCUL http://noniob.fc.ul.pt/plataforma/ - Análise de intervenções no fórum Física-Química no virtual - partilhando...

Ponto da situação http://www.deciencias.net/proyectos/quimica/reacciones/neutralizacion.htm

Actividade 1 Partilha de exemplos ou comentários na plataforma moodle do Centro CRIE-FCUL - fazer inscrição na plataforma - intervir no fórum Física-Química no virtual - partilhando...

Exemplo… 2ª Lei de Newton http://www. walter-fendt. de/ph14br/n2law_br Fazer variar a massa (M) do sistema (50g, 100g, 150g,..) Registar, em tabela, valores de massa e aceleração “Gravar” gráfico (distância-tempo) para cada situação e analisar diferenças nos gráficos Fazer ensaios variando a intensidade da força (em vez da massa) (…) Informação Complementar sobre Leis de Newton: Fundação Calouste Gulbenkian, (1980). Projecto Física, unidade 1, Conceitos de movimento. Lisboa: FCG Feira de Ciências http://www.feiradeciencias.com.br/sala05/05_RE_01.asp Blogs de Ciência http://divulgarciencia.com/categoria/leis-de-newton/

Actividade 2 Explorar um applet (ou uma proposta) o que vou explorar? tópicos/temas curriculares o que exige? como organizar e com quem o que pode enriquecer? onde procurar e como integrar que proposta fazer aos alunos? esboço do guião Pensar em alargar a actividade para trabalho colaborativo na turma e/ou escola - plataforma, blogue,…

Até à próxima sessão Explorar com alunos Fazer descrição do que aconteceu, referindo dificuldades, questões, surpresas … Partilhar na plataforma do Centro CRIE essas descrições Encontrar recursos que alarguem e complementem as explorações (de todos para todos) Partilhar em http://noniob.fc.ul.pt/plataforma/ fórum Física-Química no virtual - partilhando... disciplina Apoio à Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis

Exemplos de plataformas para professores de Física e Química Centro CRIE-FCUL (Disciplinas: Recursos Virtuais em Ciências e Iniciativa Portáteis) http://noniob.fc.ul.pt/plataforma/login/index.php Agrupamento de escolas de Arga e Lima http://agargalima-m.ccems.pt/ Quifix – Recursos de Física e Química http://quifix.ptservers.org/index.php

Exemplos de Applets Simulações http://www.walter-fendt.de/ph14e/ - (2ª lei de Newton) http://www.phy.ntnu.edu.tw/ntnujava/index.php?topic=345.0 - (bola saltitante) http://www.miamisci.org/ph/phpanel.html - (ácidos, bases e pH) Animações http://www.physicsclassroom.com/mmedia/newtlaws/efff.html (o elefante e a pena) http://www.physicsclassroom.com/mmedia/index.html http://www.glenbrook.k12.il.us/gbssci/phys/mmedia/newtlaws/sd.html (paraquedista) Outras aplicações interactivas http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/aplicacoes_interactivas/index.htm

Animações em apresentações electrónicas Exemplo: paraquedista http://www.glenbrook.k12.il.us/gbssci/phys/mmedia/newtlaws/sd.html