Japão: mercado emergente de idosos
Economia japonesa – Recessão Lojas – Abundantes em mercadorias Comsumidores – Procuram mercadorias que os atraem mas não encontram Comerciantes – Não estão oferecendo as mercadorias que os comsumidores procuram Fabricantes – Obrigam-se rebaixar os preços
Chave de sucesso em negócio Capacidade de comprender os comsumidores Capacidade de criar e estabelecer trade-mark de destaque (Produto de excelente qualidade ou de tecnologia mais avançada não é suficiente)
Sociedade Envelhecida Pessoas idosas: São pessoas com 65 anos ou mais Sociedade em processo de envelhecimento: Sociedade que 7%de população total são idosos Sociedade envelhecida: 14%da população total são idosos Sociedade super envelhecida: 21% da população total são idosos
Sociedade em processo de envelhecimento ⇒ envelhecida França 115 anos Suécia 85 anos Reino Unidos 47 anos Alemanha 40 anos Japão 24 anos
Tendência de envelhecimento
2025 ( projeções) 28,7% 2050 (projeções) 35,7% População de idosos 2002 23,63milhões 18,5% 2025 ( projeções) 28,7% 2050 (projeções) 35,7%
A vida média dos japoneses (anos de idade) 1947 2002 os japoneses 50,06 53,96 as japonesas 78,32 85,23
Propriedades por idade
Dez características dos “novos” idosos 1) São pessoas que dão prioridade à vida privada 2) São pessoas que têm sensibilidade de jovens 3) Estilo de vida: qualidade mais importante que títulos, classe social ou hierarquia 4) São pessoas que gostam de estar elegantes 5) Imaginam-se e aparentam ser mais jovens 6) São atuantes 7) Comportam-se naturalmente segundo motivações 8) Se apegam às suas próprias concepções de valor 9) São pessoas sociáveis 10) São pessoas admiradas pelos mais jovens
Utilização de computadores
Utilização de telefones celulares
Em que os idosos gastam Viagens Saúde Artes Para as relações humanas
Japão:mercado emergente de idosos Oportunidades de negócios com idosos estão em propiciar o bem-estar ou aliviar as inquietudes e angústias
O mercado emergentes de Idosos Bem-estar Mercado de renascença (nostalgia) Mercado de surpresas ( emoção) Experiências inéditas Experiências Já realizadas Mercado de re-habilitação (recuperação) Mercado de diversão (agradável) Mercado de renascença Mercado de diversão (refresco) ( Esperiencia Ja realizadas Inquietudes
Dez setores de consumo 2. Alimentos 3. Casas 4. Viagens 1. Vestuário 2. Alimentos 3. Casas 4. Viagens 5. Aprendizagem 6. Automóveis 7. Informação 8. Saúde 9. Bem-estar 10. Paz, sossego e afeição
Utilização de internet
Portador de telefone celular
Balança Comercial Ano Total Com Japão Participação (Unidade: US$ milhão) (%) 1998 -6.624 -1.069 4,3 1999 -1.284 -383 4,6 2000 -753 -489 4,5 2001 2.651 -1.078 3,4 2002 13.126 -250 3,5 2003 24.831 -210 3,2 (%)
10 setores selecionados 1. Produtos agrícolas (Alimentos orgânicos) 2. Agroindústria (produtos naturais) 3. Calçados e produtos de couro 4. Madeira e mobiliário 5. Produtos de borracha 6. Farmacêuticos e cosméticos 7. Fashion goods (Joalheria, Vestuário) 8. Eletrônicos e componentes eletro-eletrônicos 9. Automóveis e autopeças 10. Software