EXPORTAÇÃO Aspectos relevantes e Ferramentas de Apoio AGROEX - SP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto - Plano de Negócios
Advertisements

SUMÁRIO 1. CENÁRIO INTERNACIONAL 2. CENÁRIO NACIONAL
O que é gestão financeira
Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).
Comércio Exterior. Programa. Sensibilização ao Comércio Exterior
Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO.
Balanço de Pagamentos 1- Transações correntes
Sistemas de Apoio às Operações
Reforço - Estrutura das Demonstrações Contábeis Módulo 6.1 Prof. Wilter Furtado (34) –
9 - Sistemas de Informação & Marketing
Análise Financeira Hermano Perrelli
Fundamentos de Economia
FERRAMENTAS ELETRÔNICAS DA SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
ESTRUTURA BRASILEIRA DE COMÉRCIO EXTERIOR
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
Movimento Brasil Competitivo
Movimento Brasil Competitivo
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
O BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE Disponibilidades
Projeto PAIIPME Brasil / UE
Universidade Federal Fluminense
Encontros de Comércio Exterior
BALCÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
“FERRAMENTAS DE APOIO AO EXPORTADOR E CULTURA EXPORTADORA”
Exportação. Contribuição ao crescimento econômico brasileiro
São José do Rio Preto / SP
Departamento Jurídico-Financeiro
Plano de Negócios Apostila 5 – Parte
Análise das Demonstrações Financeiras
FUNÇÃO FINANCEIRA.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR FERRAMENTAS DE APOIO AO EXPORTADOR E CULTURA EXPORTADORA ENCOMEX.
Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB
Apoio aos Negócios e Financiamentos Gerente de Negócios Internacionais
Medidas de Incentivo à Competitividade Min. Guido Mantega 05 de Maio de 2010.
Função da Administração:
Aspectos Relevantes no Processo Exportador
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Ajuda no Equilíbrio na Balança de Pagamentos;  Arrecadação de Impostos  Ajuda a Indústria Nacional  Gera renda e emprego.
Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
SAMUEL CRESPI Gerente Nacional MICROEMPREENDEDORISMO.
BANCO BRADESCO.
CASO 1 – AGREGADOS MACROECONÔMICOS
ENTIDADES INTERVENIENTES
INF A dinâmica de mercado de inovação de valor
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DETERMINAÇÃO DA ESTRUTURA DE ATIVO.
As operações de importação envolvem:
Técnico Contabilidade
Processo de importação
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
O que é exportação? Conceito Comercial Conceito Cambial
SISTEMÁTICA DE EXPORTAÇÃO Profª: Pollyanne Severino.
Setor de Serviços no Brasil
Internacionalização de Micro, Pequenas e Médias Empresas
2.5 – EXPORTAÇÃO - NOÇÕES INTRODUTÓRIAS
5 – FONTES DE PESQUISA EM COMEX
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
Avaliação de empresas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP.
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
Gestão de Custos Ponto de Equilíbrio.
Administração Financeira e Orçamentária I
Decisão de Investimento
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
Abertura e Estruturação Organizacional
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
CONTABILIDADE Profº. A. S. Morante 1. Análise de Balanços Uma peça Balanço Várias peças Demonstrações Análise das demonstrações financeiras 2.
1 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama.
1 BRASIL AGENDA PARA O SAIR DA CRISE APRESENTAÇÃO Brasília, 2016 Este documento foi desenvolvido tendo como referência a publicação Regulação.
Transcrição da apresentação:

EXPORTAÇÃO Aspectos relevantes e Ferramentas de Apoio AGROEX - SP FABIO MARTINS FARIA MAR/2004 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR EXPORTAÇÃO Aspectos relevantes e Ferramentas de Apoio AGROEX - SP 31 DE MARÇO DE 2009

POR QUE EXPORTAR? Amplia e diversifica mercado FABIO MARTINS FARIA MAR/2004 POR QUE EXPORTAR? Amplia e diversifica mercado Melhora a rentabilidade do negócio Reduz a dependência da demanda interna Melhora a imagem do produto e da empresa Incorpora novas tecnologias Permite avaliar se custos estão competitivos, num mercado cada vez mais globalizado Agrega valor à empresa

PLANEJAMENTO DA EXPORTAÇÃO FABIO MARTINS FARIA MAR/2004 PLANEJAMENTO DA EXPORTAÇÃO Exportar não deve ser um escape para momento ruim do mercado interno Planejar atividades, definir objetivos e mercado-alvo Fixar preço de exportação após analisar o mercado-alvo, pois há diferenças de um país para outro Fixar o preço de exportação com base nos custos e não preço interno Conquistar mercado externo é trabalhoso, manter é difícil e perder é fácil, pois a concorrência é agressiva A exportação é uma atividade integrada (produção, comercial, fiscal, contábil, financeiro, embalagem, transporte, pós venda ...) Ter um bom agente de exportação é ter um bom cartão de apresentação É preciso adequar o produto às exigências e costumes de cada mercado

PLANEJAMENTO DA EXPORTAÇÃO FABIO MARTINS FARIA MAR/2004 PLANEJAMENTO DA EXPORTAÇÃO Para vender no mercado interno é preciso cadastro do comprador. Exportar requer cadastro do importador e do país. É normal pedir abertura de carta de crédito. Inglês é importante e ajuda, mas não é indispensável. Responder cartas, telefonemas e e-mails demonstra interesse, seriedade, credibilidade e passa confiança. Embarque produto igual a amostra e no prazo combinado. Não prometa se não puder cumprir. Diga não, pois incerteza gera desconfiança. Cumpra o prometido, ainda que com prejuízo, pois a confiança irá gerar novos negócios e recuperação futura. Exportar gera racionalização, permite criar produtos especiais, melhora controle qualidade, altera métodos produção. O resultado na exportação não é imediato. É preciso ter persistência.

INCENTIVOS NA EXPORTAÇÃO FABIO MARTINS FARIA MAR/2004 INCENTIVOS NA EXPORTAÇÃO EXPORTAÇÃO NÃO PAGA TRIBUTOS DIRETOS (IPI + ICMS + PIS + COFINS) EMPRESA NÃO IMOBILIZA CAPITAL EM TRIBUTOS PRAZO DE RECEBIMENTO PODE SER MENOR MECANISMOS DE FINANCIAMENTO PERMITEM ANTECIPAR RECEBIMENTO DE FATURAS, FINANCIANDO PRODUÇÃO E/OU REDUZINDO CUSTOS FINANCEIROS - FINANCIAMENTOS À EXPORTAÇÃO (ACC/ACE/PROEX/BNDES) EXPORTAÇÃO GERA RECURSOS PARA PAGAR TRIBUTOS INTERNOS, SIGNIFICANDO REDUÇÃO CUSTOS FINANCEIROS INTERNOS, MAIOR LUCRO E/OU MAIOR LUCRATIVIDADE IMPORTAR INSUMOS SOB DRAWBACK (SEM IMPOSTOS)

INCENTIVOS NA EXPORTAÇÃO FABIO MARTINS FARIA MAR/2004 INCENTIVOS NA EXPORTAÇÃO 1 - MELHORIAS FINANCEIRAS PODE RECEBER EXPORTAÇÕES À VISTA OU ANTECIPADO (ACC) PROPORCIONA ESTABILIDADE NAS RECEITAS OPERACIONAIS REDUZ OU ELIMINA A INADIMPLÊNCIA MAXIMIZA CAPITAL DE GIRO REDUZ CUSTO FINANCEIRO MELHORA FLUXO DE CAIXA 2 - MARKETING, STATUS E ESTRATÉGIA DEMONSTRA QUALIDADE DA EMPRESA E DOS PRODUTOS INDICA QUE EMPRESA TEM PREÇOS COMPETITIVOS REPRESENTA MARKETING E STATUS CONSTITUI DECISÃO POLÍTICA E ESTRATÉGICA 3 - QUALIDADE E OPERACIONALIDADE DESENVOLVE CONSCIÊNCIA DE CONTROLE DE QUALIDADE MELHORA OPERACIONALIDADE DA EMPRESA ELEVA PRODUTIVIDADE DA EMPRESA

INCENTIVOS NA EXPORTAÇÃO FABIO MARTINS FARIA MAR/2004 INCENTIVOS NA EXPORTAÇÃO - REDUÇÃO DA INSTABILIDADE E DILUIÇÃO DE RISCOS PODE RECEBER CONCENTRAR ATIVIDADES ÚNICO MERCADO REPRESENTA RISCOS DILUI RISCOS COMERCIAIS-ECONÔMICOS ENTRE MERCADOS REDUZ INSTABILIDADE EVENTUAL ALTERAÇÃO POLÍTICA ECONÔMICA GERA MAIOR SEGURANÇA NA PROGRAMAÇÃO DA EMPRESA PERMITE PLANEJAR LONGO PRAZO E FAZER NOVOS INVESTIMENTOS 5 - AMPLIAÇÃO DE MERCADO E ECONOMIA DE ESCALA CRIA MERCADOS ALÉM FRONTEIRAS PERMITE CRIAR ECONOMIA DE ESCALA POSSIBILITA REDUZIR CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO REDUZ CUSTOS FIXOS UNITÁRIOS DE INSUMOS E PRODUÇÃO PODE AUMENTAR LUCROS EM MERCADOS DE MAIOR PODER AQUISITIVO 6 - IMPORTAÇÃO DE TECNOLOGIA OCULTA PODE ALTERAR PRODUTO (DESIGN, EMBALAGEM, ETC) GERA IMPORTAÇÃO INDIRETA DE TECNOLOGIA OCULTA

www.desenvolvimento.gov.br => COMÉRCIO EXTERIOR

www.desenvolvimento.gov.br => COMÉRCIO EXTERIOR => Estatísticas de comércio exterior 32.000 mapas novos prontos a cada mês ou On-line: Aliceweb e Radar Comercial

www.desenvolvimento.gov.br Informação, programas => COMÉRCIO EXTERIOR => Apoio ao exportador Informação, programas e ferramentas eletrônicas

www.portaldoexportador.gov.br ENCOMEX Apoio às Calendário Exportações Balança Comercial Busca SISCOMEX Dúvidas? Redeagentes Aprendendo a Exportar Vitrine do Exportador ENCOMEX Radar AliceWeb

www.exportadoresbrasileiros.gov.br www.brazilianexporters.gov.br FABIO MARTINS FARIA MAR/2004 www.exportadoresbrasileiros.gov.br www.brazilianexporters.gov.br

http://www.brazilianexporters.gov.br

http://www.radarcomercial.desenvolvimento.gov.br FABIO MARTINS FARIA NESTE MOMENTO A BASE DE DADOS DO SISTEMA É O TRIÊNIO 2000 A 2002. BREVEMENTE ESTAREMOS ATUALIZANDO PARA O TRIÊNIO 2001 A 2003. A BASE DE DADOS ATUAL ENVOLVE 41 PAÍSES E SERÁ AMPLIADA PARA 57. CLICANDO-SE NO RADAR PAÍS, ESCOLHE-SE UM PAÍSE E UMA DAS OPÇÕES EXISTENTES: PRODUTO, SETOR, PRODUTOS PRIORITÁRIOS, PAÍSES FORNECEDORES, MEDIDAS TARIFÁRIAS E MEDIDAS NÃO TARIFÁRIAS. http://www.radarcomercial.desenvolvimento.gov.br

http://www.radarcomercial.desenvolvimento.gov.br

RADAR COMERCIAL FABIO MARTINS FARIA MAR/2004 O SISTEMA RADAR É UMA FERRAMENTA DE INTELIGÊNCIA COMERCIAL, TOTALMENTE DESENVOLVIDA PELO MDIC, QUE PERMITE A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES COMERCIAIS NO MERCADO EXTERNO, EM NÍVEL DE SEIS DÍGITOS DO SISTEMA HARMONIZADO (SH6). AS INFORMAÇÕES E ANÁLISES OFERECIDAS PELO SISTEMA CONTÊM ELEMENTOS BÁSICOS PARA A FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO COMERCIAL – TANTO DO GOVERNO COMO DA INICIATIVA PRIVADA –, PARA O DIRECIONAMENTO DOS FLUXOS DE INVESTIMENTOS VOLTADOS PARA A AMPLIAÇÃO DAS NOSSAS EXPORTAÇÕES E PARA O BALIZAMENTO DOS NOSSOS INTERESSES EM NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS.

FABIO MARTINS FARIA MAR/2004 http://aliceweb.desenvolvimento.gov.br

GRANITO

(texto ou tabela Excel) eletrônico cadastrado Encaminha arquivo (texto ou tabela Excel) para o endereço eletrônico cadastrado Apresenta detalhes da pesquisa

www.aprendendoaexportar.gov.br

SISTEMA DE REGISTRO DE INFORMAÇÕES DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÃO FABIO MARTINS FARIA MAR/2004 SISTEMA DE REGISTRO DE INFORMAÇÕES DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÃO www.sisprom.desenvolvimento.gov.br Registro de operações de pagamento de despesas com promoção de produtos brasileiros com a redução a zero da alíquota do Imposto de Renda por meio eletrônico (Internet). DESBUROCRATIZAÇÃO + RACIONALIZAÇÃO 22

Fábio Martins Faria Obrigado ! FABIO MARTINS FARIA MAR/2004 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Comércio Exterior Obrigado ! Fábio Martins Faria Diretor do DEPLA fabio.faria@desenvolvimento.gov.br www.desenvolvimento.gov.br (Página do Ministério) www.portaldoexportador.gov.br (Portal do Exportador)