Atividades da Diretoria da Qualidade - Dqual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resolução Conmetro nº. 11, de 20/12/2006
Advertisements

Integração com os Novos Dirigentes da RBMLQ-I

CONMETRO Órgão Normativo do Sinmetro
O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade - SBAC
O Turismo e os Direitos do Consumidor
Ministério da Ciência e Tecnologia 16 a 20 de maio de 2005.
O Inmetro Fundado em dez/73 Autarquia do Governo Federal
O Turismo e os Direitos do Consumidor
Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações
Conceitos Básicos de Medição
Regulamentação Técnica – Componentes de Bicicleta de Uso Adulto –
Registro Gustavo Kuster.
Requisitos de Avaliação da Conformidade no desenvolvimento de produtos
Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação
Requisitos de Avaliação da Conformidade no desenvolvimento
Diretor Substituto da Qualidade
ENCOMEX São Paulo 22 de outubro de 2009
CGCRE/INMETRO “Acreditação de Laboratórios”
Avaliação da Conformidade
O Superando Barreiras Técnicas às Exportações com a ajuda do Inmetro
CERTIFICAÇÃO DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA
CGCRE/INMETRO Acreditação de Laboratórios
Programa de Avaliação da Conformidade Andréia Quintana Lima de Sousa
Gerente Substituto da Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade
Diretoria da Qualidade do Inmetro
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
Workshop sobre Certificação de Equipamentos Eletromédicos
Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 26/05/2010 Reunião Plenária da RBMLQ-I 1º Ciclo 2010 Estratégia Brasileira de Normalização.
Mercado de papéis e produtos de origem florestal Certificação da gestão sustentável.
Marcelo Castilho de Freitas
Componentes Automotivos Fabio Real e Marcelo Monteiro
Gestão da Qualidade.
Necessidades Relativas a Metrologia
Programa Oficina de Trabalho: Plano de Ação Quadrienal - 04/12/2006 Comissão Permanente dos Consumidores - CPCon Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro.
Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica
São Paulo, 09 de junho de 2014 JOÃO CARLOS ANTUNES DE SOUZA Divisão de Acreditação de Laboratórios Divisão de Acreditação de Laboratórios – DICLA/Cgcre.
” Avaliação da Conformidade e o Programa Brasil Acessível”
Formação Técnica em Administração de Empresas
AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
SESSÃO III: Política industrial, Certificação e Competitividade Empresarial IV Oficina de Educação Corporativa - 28 e 29 de novembro de 2006 Ministério.
Marca do evento RBMLQ-Inmetro Depois de Amanhã Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 24/05/2010 O Futuro da Metrologia Legal e da Avaliação.
Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Diretoria da Qualidade Audiência Pública em Comemoração ao Dia Internacional do Consumidor Discussão sobre os Maiores.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade
Política Industrial e Competitividade Armando Mariante Presidente do Inmetro.
Avaliação da Conformidade
Especialista em Metrologia e Qualidade Sênior
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
Alfredo Lobo Diretor de Avaliação da Conformidade WORKSHOP DE INTEGRAÇÃO ENTRE INMETRO E RIO 2016 RJ, 31/10/2014 Avaliação da Conformidade.
ABNT Prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e uso de.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Semana da Qualidade Qualidade e Segurança do Paciente Qualidade e sua Importância na.
Indústria Automobilística Brasileira Autoveículos e Máquinas Agrícolas Marcus Vinicius Aguiar São Paulo, 9 de junho de 2009.
PAULO COSCARELLI Assistente da Diretoria de Avaliação da Conformidade 7º Congresso Simepetro A Avaliação da Conformidade e a Contribuição para a Competitividade.
REUNIÃO PLENÁRIA RBMLQ-I 1º CICLO 2011 NATAL/ RN Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação O papel da Acreditação na Metrologia.
Marcos Borges Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade Brasília, 9 de Abril de 2013 Programa Brasileiro de Etiquetagem.
Marca do evento RBMLQ – Inmetro Depois de Amanhã Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 24/05/2010 Conhecimento Recíproco Diretoria.
INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
Marca do evento Alfredo Lobo Diretor da Qualidade I SEMINÁRIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE REGULAMENTAÇÃO Regulamentação no Inmetro.
OFICINA ISO – Diretrizes de Responsabilidade Social Realização : Fórum Governamental de Responsabilidade Social Brasília, 17 e 18 maio de 2012 (Interlegis)
Título do evento PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Audiência Pública CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE A CONTRIBUIÇÃO.
REQUISITOS PARA CALIBRAÇÃO E EMISSÃO DE CERTIFICADOS Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
CERTIFICAÇÃO FLORESTAL: ENTENDENDO O CONCEITO. O QUE É CERTIFICAÇÃO FLORESTAL ?  Processo voluntário  Baseado em auditoria de terceira parte  Objetivo:
2º Seminário Internacional sobre Contratações Públicas Sustentáveis e Curso sobre Políticas Públicas de Sustentabilidade nas Contratações Públicas Alfredo.
Workshop Internacional ISO/CASCO/DEVCO AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE Workshop Internacional ISO/CASCO/DEVCO AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE ALFREDO LOBO Diretor.
III Conferência Nacional de CT&I Brasília, de novembro de 2005 João Alziro Herz da Jornada Presidente do Inmetro A perspectiva do Inmetro A perspectiva.
C ERTIFICAÇÃO COMO APOIO À R EGULAMENTAÇÃO DE P RODUTOS, P ROCESSOS E S ERVIÇOS : O C ASO DO I NMETRO Roberta de Freitas Chamusca Cristiane Mascarenhas.
- INT 3 as Tecnológicas - INT Alfredo Lobo Diretor da Qualidade RJ, 28/06/2011 Cachaça do Rio de Janeiro Qualidade e Perspectivas para Certificação Certificação.
Transcrição da apresentação:

Atividades da Diretoria da Qualidade - Dqual Reunião da RBML-I Atividades da Diretoria da Qualidade - Dqual Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro 17 e 18/05/07

Principais Atividades Inmetro Principais Atividades Metrologia Científica e Industrial Metrologia Legal Avaliação da Conformidade Acreditação de Organismos e Laboratórios Ponto Focal do Acordo de Barreiras Técnicas da OMC

Conceitos Básicos de Avaliação da Conformidade INMETRO- A Avaliação da Conformidade é um processo sistematizado, com regras pré-estabelecidas, devidamente acompanhado e avaliado, de forma a propiciar adequado grau de confiança de que um produto, processo ou serviço, ou ainda um profissional, atende a requisitos pré-estabelecidos por normas ou regulamentos, com o menor custo possível para a sociedade. ABNT NBR ISO/IEC 17000 - Demonstração de que os requisitos especificados relativos a um produto, processo, sistema, pessoa ou organismo são atendidos. OMC - Organização Mundial do Comércio - qualquer atividade com objetivo de determinar, direta ou indiretamente, o atendimento a requisitos aplicáveis.

Necessidades diferentes  Mecanismos diferentes Avaliação da Conformidade Mecanismos Disponíveis Certificação (compulsória ou voluntária) Sistema de Gestão Produto Pessoal Declaração do Fornecedor (compulsória) Etiquetagem (voluntária ou compulsória) Inspeção (compulsória) Ensaios (voluntários ou compulsórios) Necessidades diferentes  Mecanismos diferentes

A Importância da Avaliação da Conformidade Propiciar a concorrência justa Estimular a melhoria contínua da qualidade Informar e proteger o consumidor Facilitar o comércio exterior, possibilitando o incremento das exportações Fortalecer o mercado interno Agregar valor às marcas

Organização e Gestão da Atividade SINMETRO - PBAC Conmetro: estabelece políticas e diretrizes Comitês Assessores: proposições Comitê Brasileiro de Regulamentação - CBR Comitê Brasileiro de Normalização - CBN Comitê Brasileiro de Metrologia - CBM Comitê Brasileiro de Avaliação da Conformidade - CBAC Comitê Brasileiro do Codex Alimentarius - CCAB

SINMETRO - PBAC Organização e Gestão da Atividade Plano de Ação Quadrienal de Avaliação da Conformidade Critérios de Identificação e Priorização das Demandas Critério 1: Saúde, Segurança e Meio Ambiente Critério 2: Fortalecimento da Concorrência Critério 3: Fortalecimento das Relações de Consumo Critério 4: Balança Comercial

Organização e Gestão da Atividade Plano de Ação Quadrienal SINMETRO - PBAC Plano de Ação Quadrienal Carteira de Programas de Avaliação da Conformidade em Desenvolvimento Atualmente: 52 programas Destaques: Fios e Cordas de Sisal, Processo de Combate a Mosca da Fruta, Cachaça, Responsabilidade Social, Turismo Sustentável, Turismo de Aventura, Mel, Embalagens de Produtos Perigosos, Flores e Plantas Ornamentais, Produtos Orgânicos, etc.

Organização e Gestão da Atividade Programa de Avaliação da Conformidade Conteúdo Típico  Base Normativa ( o que avaliar)  Regulamento de Avaliação da Conformidade (como avaliar) Etapas de Desenvolvimento  Estudo de Viabilidade Técnica  Desenvolvimento  Operação Assistida  Acompanhamento, Avaliação e Aperfeiçoamento

Conceitos Básicos de Avaliação da Conformidade Processo de acreditação Organismo de acreditação Avalia a competência Organismos de avaliação da conformidade Avalia a conformidade Produtos (incluindo serviços) Fornecedor

Os números da Avaliação da Conformidade Programas de Avaliação da Conformidade Compulsórios: 79 Programas de Avaliação da Conformidade Voluntários: 13 Produtos com certificação voluntária: 200 Programas em Desenvolvimento: 52, representando 90 produtos Marcas de Produto no Mercado com selo do Inmetro: Compulsórios: 14.100 Voluntários: 1.104 Empresas: 4.396

- Organismos de Certificação Acreditados - Os números da Avaliação da Conformidade - Organismos de Certificação Acreditados - Produtos: 55 Sistemas de Gestão da Qualidade: 37 Gestão Ambiental: 22 Manejo Florestal: 03 Responsabilidade Social: 01 APPCC: 01

Os números da Avaliação da Conformidade - Organismos de Inspeção Acreditados - Segurança Veicular: 221 Cargas Perigosas: 26 - Laboratórios Acreditados - Laboratórios de Ensaio: 239 Laboratórios de Calibração: 330

Avaliação da Conformidade Formas de Evidenciar - Nova (Portaria 73/2006)

Os Acordos de Reconhecimento e a Participação em Fóruns Externos Fóruns de Estruturas de Acreditação IAF (Fórum Internacional de Acreditação) ILAC (Organismo Internacional de Acreditação de Laboratórios) EA (Organismo de Acreditação da União Européia) APLAC (Organismo de Acreditação da Ásia e Pacífico) IAAC (Cooperação Interamericana de Acreditação) Fóruns de Programas de Avaliação da Conformidade PEFC (Program for the Endorsement of Forest Certification Schemes)

Processos Específicos da Diretoria da Qualidade Articulação externa e desenvolvimento de projetos especiais Implantação de programas de avaliação da conformidade Acompanhamento no mercado Orientação e Incentivo à Qualidade Gestão da Credibilidade da Atividade de Avaliação da Conformidade

Nossos Contatos Home Page do Inmetro www.inmetro.gov.br Central de Atendimento ao Consumidor 0800 285 1818 Pergunte ao Inmetro pergunte@inmetro.gov.br Portal do Consumidor www.portaldoconsumidor.gov.br