A Obesidade Obesidade, nediez ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose = processo mórbido) é uma condição na qual a reserva natural de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO
Nutrição – aspectos gerais
Obesidade Mórbida Tratamento Cirúrgico
Indicadores antropométricos Enfermagem e Puericultura.
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Prevenindo a Hipertensão
Ten BM Nut Denise Giannini
Projeto de Controle de Obesidade em Adultos
Medidas de associação II: tratamento. Estudo dirigido
O Papel do Exercício no Controle de Peso
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Alimentação.
SUGESTÃO AGATHA CHRISTIE ONDE ESTÁ O WALLY?.
Colégio Estadual de Caldas Novas Departamento de Educação Física
A alimentação como prevenção para a Saúde
90% Diabéticos 2 são Obesos
FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES
REVISÃO PROF. NETO CEARÁ.
Matemática e Hábitos Saudáveis
Distúrbios alimentares !
EFEITO DOS DIFERENTES TIPOS DE EXERCÍCIO EM INDIVÍDUOS MOÇAMBICANOS PORTADORES DO HIV QUE FAZEM O USO DA TERAPIA COM ANTIRETROVIRAL Bom dia as minhas.
DIA MUNDIAL DO DIABETES
Alimentação e Distúrbio do Sono Apneia Obstrutiva do Sono
Universidade do Grande Rio 3º período de medicina
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Estudos de prognóstico
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Projeto Jaqueira A prevenção da obesidade e suas co-morbidades: Ação Educacional no Parque da Jaqueira - PE.
Seminário 4 – Unidade I.
Distúrbios alimentares
Departamento de Atenção Básica – Ministério da Saúde
VERIFIQUE QUAL É A FAIXA DE PESO IDEAL PARA VOCÊ
em busca da auto-estima
8° ANOS Professor : Rogério Moraes Disciplina: Educação Física Ensino Fundamental II COLÉGIO SANTA CLARA.
Obesidade.
Os gaúchos e o coração.
Gastroserv Cirurgiões
Exercício - 1. Criar no SPSS o banco de dados com as informações fornecidas 2. Salvar o banco com o nome atividade física na pasta pos pilates 3.
Projecto "Educar para a Saúde"
Educação para a saúde e sexualidade
AULA 6 DIABETES E DESNUTRIÇÃO 3º MEDICINA 2003.
Planilha eletrônica Fórmulas e Funções Informática Aplicada a Saúde I
projetodiretrizes. org
Avaliação Nutricional
E.E.E.M Dr Jose Mariano de Freitas Beck - CIEP
João valente 9ºC Nº14.
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari Excesso de peso, atividade física e hábitos alimentares Nomes: Adriel, Larissa e Natacha Turma: 223 Disciplina:
OBESIDADE Turma do 8º Ano de Ciências da Escola Evangélica Ágape
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
“Monsenhor José Paulino”
Conhecimento sobre o corpo: noções de fisiologia
Obesidade.
Pasta Clube de Nutrição de Alvalade.
OBESIDADE.
Índice H (último autor):
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL
 A obesidade é um problema de saúde, é uma doença crónica, que tem de ser tratada como tal.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Ciências Médicas Liga de Oncologia Alimentando Saúde Uma alimentação saudável deve ser: Variada:
INTRODUÇÃO O objetivo desta pesquisa foi a coleta de dados epidemiológicos para a avaliação dos pacientes diagnosticadas com doenças cardiovasculares,
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
CASOS CLÍNICOS Regras desta atividade científica:
A presente obra é um coquetel de conhecimentos científicos e populares, relacionados a educação alimentar e ao estimulo de exercícios físicos especificamente.
 Uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas alimentares que assumam a significação social e cultural dos alimentos como fundamento básico.
Transcrição da apresentação:

A Obesidade Obesidade, nediez ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose = processo mórbido) é uma condição na qual a reserva natural de gordura aumenta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade. Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, é visto, cada vez mais, como um sério e crescente problema de saúde pública: excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, em particular doença cardiovascular, diabetes mellitus tipo 2, apnéia do sono e osteoartrite.

Classificação A obesidade pode ser definida em termos absolutos e relativos. Na prática, a obesidade é avaliada em termos absolutos pelo IMC (índice de massa corporal) e também pela sua distribuição na circunferência da cintura ou pela razão entre as circunferências da cintura e do quadril. Além disso, a presença de obesidade deve ser avaliada enquanto fator de risco cardiovascular e outras condições médicas que podem aumentar o risco de complicações. IMC IMC, ou índice de massa corporal, é um método simples e amplamente difundido de se medir a gordura corporal. A medida foi desenvolvida na Bélgica pelo estatístico e antropometria, Adolphe Quételet.[1] É calculado dividindo o peso do indivíduo em quilos pelo quadrado de sua altura em metros. Equação: IMC = kg / m2 Onde kg é o peso do indivíduo em quilogramas e m é sua altura em metros. As actuais definições estabelecem a seguinte convenção de valores, acordada em 1997 e publicada em 2000:[2] IMC menor que 18.5 é abaixo do peso IMC entre 18.5 e 24.9 é normal IMC entre 25.0 e 29.9 é acima do peso IMC entre 30.0 e 39.9 é obeso/a IMC de 40.0 ou mais é severamente (ou morbidamente) 'obeso(a)'

Tratamento Pacientes com IMC acima de 40 que não alcançam seus objectivos de perda de peso (com ou sem medicamentos) e que desenvolvem outras condições derivadas da obesidade, podem receber indicação para realizarem cirurgia bariátrica. O paciente deve ser informado dos riscos e potenciais complicações. Nesses casos, a cirurgia deve ser realizada em centros que realizam grande número desses procedimentos já que as evidencias indicam que pacientes de cirurgiões que o realizam com frequência tendem a ter menos complicações no pós-cirúrgico. O principal tratamento para obesidade é a redução da gordura corporal por meio de adequação da dieta e aumento do exercício físico. Programas de dieta e exercício produzem perda media de aproximadamente 8% da massa total. Mais difícil do que perder peso, é manter o peso reduzido. Entre oitenta e cinco e noventa e cinco porcento daqueles que perdem 10% ou mais de sua massa corporal, recuperam todo o peso perdido em dois a cinco anos. Existem cinco recomendações para o tratamento clínico da obesidade: Pessoas com IMC acima de 30 devem ser iniciadas num programa de dieta de redução calórica, exercício e outras intervenções comportamentais e estabelecer objectivos realistas de perda de peso.

FIM