Matemática e Hábitos Saudáveis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
GASTO ENERGÉTICO EM REPOUSO E DURANTE O EXERCÍCIO
QUAL O MELHOR EXERCÍCIO PARA PERDA DE PESO ?
Controle de Carga e Periodização Aplicado ao Personal
Atividade Física e Qualidade de Vida
CRIANÇA Recomendações Nutricionais
GESTAÇÃO Recomendações Nutricionais
Alimentação Saudável Enoque Marta Joana.
RESPOSTA METABÓLICA NO
O Papel do Exercício no Controle de Peso
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
COMBATE A FOME 6°B.
Alimentação.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Colégio Estadual de Caldas Novas Departamento de Educação Física
A alimentação como prevenção para a Saúde
“Uma empresa que é uma ótima idéia”...
Alimentação Agrupamento de Escolas Viseu Norte
Grupos 1 – O que são Calorias. 2- Qual a origem das calorias?
EM BUSCA DO PESO IDEAL IDENTIFICAÇÃO: - ADEMIR ROQUE ENGEROFF
A Obesidade Obesidade, nediez ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose = processo mórbido) é uma condição na qual a reserva natural de.
Distúrbios alimentares !
Monitoria Bioquímica Nathália Lellis
A influência da tecnologia no sedentarismo
Effects of Exercise and Caloric Restriction on Insulin Resistance and Cardiometabolic Risk Factors in Older Obese Adults – A randomized clinical test.
Fonte: Redação Meia Fina
DIA MUNDIAL DO DIABETES
Índice de Massa Corporal (IMC)
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Seminário 4 – Unidade I.
VERIFIQUE QUAL É A FAIXA DE PESO IDEAL PARA VOCÊ
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
em busca da auto-estima
Benefícios do Exercício
8° ANOS Professor : Rogério Moraes Disciplina: Educação Física Ensino Fundamental II COLÉGIO SANTA CLARA.
Os gaúchos e o coração.
Exercício - 1. Criar no SPSS o banco de dados com as informações fornecidas 2. Salvar o banco com o nome atividade física na pasta pos pilates 3.
Necessidades Energéticas
Benefício de dentro para fora
FISIOLOGIA PEDIÁTRICA
COMER EM EXCESSO PODE CAUSAR PROBLEMAS DE MEMÓRIA.
O Peso da Obesidade. O Peso da Obesidade Milhares lutam contra: Doenças cardíacas; Cânceres; Doenças respiratórias; e Diabetes.
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
Escola Secundária de São João da Talha, Loures
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
Diferentes sentimentos de frustração
Dispêndio Energético Bruto e Líquido
2-) FATORES DE RISCO PARA SD. METABÓLICA Juliana Luisa F. de A. Fruet
E.E.E.M Dr Jose Mariano de Freitas Beck - CIEP
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS.
Calcule sua Freq. Cardíaca (caminhada e corrida)
Educação física e saúde 1ª A Ensino médio
“Monsenhor José Paulino”
Conhecimento sobre o corpo: noções de fisiologia
Pasta Clube de Nutrição de Alvalade.
O QUE É METABOLISMO? Toda e qualquer reação química no organismo que gaste energia para produzir ou modificar moléculas. O metabolismo energético, que.
Profª Adriana de Sousa Nagahashi 2015
Recomendações Dietéticas no Envelhecimento
Alimentação e prevenção
Ciências Naturais – 9.o ano
Metabolismo da Nutrição
Metabolismo energético
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL ANTROPOMETRIA
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE
Transcrição da apresentação:

Matemática e Hábitos Saudáveis Edinei Reis

IMC – Índice de Massa Corporal Medida internacional para calcular se uma pessoa está no peso ideal.

Exemplo Uma pessoa com 50 quilogramas de massa e 1,70m de altura:

Classificação Tabela que indica o grau de obesidade do indivíduo: IMC < 18,5 Magreza 18,6 – 24,9 Saudável 25,0 – 29,9 Peso em excesso 30,0 – 34,9 Obesidade Grau I 35,0 – 39,9 Obesidade Grau II (severa) ≥ 40,0 Obesidade Grau III (mórbida)

Gráfico e Interpretação IMC

IMC por idade Criado por cientistas especialmente para crianças e adolescentes. Crianças começam a vida com um alto nível de gordura e vão ficando mais magras conforme envelhecem. Diferenças composição corporal dos meninos e meninas.

O IMC é uma medida precisa para calcular a gordura corporal? Reflexão O IMC é uma medida precisa para calcular a gordura corporal?

Problemas do IMC Perda de massa muscular e óssea. Não diferencia gordura de massa muscular. Massa muscular pesa mais do que gordura. Atletas. Perda de massa muscular e óssea. Pessoa pode estar acima do peso, mesmo com IMC dentro da faixa normal. Idosos.

Problemas do IMC Grupos étnicos Asiáticos podem correr riscos de saúde com IMC menor do que o dos europeus.

Solução (especialistas) Adotar mais dois fatores juntamente com o IMC Circunferência da cintura: medida da gordura abdominal; Fatores de risco para doenças associadas à obesidade: pressão alta, colesterol alto; alto índice de açúcar no sangue e fumo.

Matemática e dieta Saiba quantas quilocalorias o seu organismo precisa por dia, trace um plano de emagrecimento

Matemática e dieta É simples: se você come mais do que gasta, engorda. Se come menos, emagrece. Ao ultrapassar o limite de quilocalorias, o corpo estoca o excesso em forma de gordura.

Matemática e dieta O número de quilocalorias que cada organismo necessita diariamente varia de acordo com o sexo, idade, peso, altura e rotina de atividades físicas. Especialistas aconselham um cardápio equilibrado diário de 1.200 quilocalorias para um emagrecimento mais lento, porém saudável.

Um pouco de matemática para traçar seu plano de emagrecimento

1) TMB – Taxa de metabolismo basal A TMB revela quanto o seu organismo gasta em repouso para manter as funções vitais, como os batimentos cardíacos e a respiração, sem levar em consideração as atividades diárias.

TMB – Taxa de metabolismo basal Para as mulheres:  De 10 a 18 anos: 12,2 x peso (kg) + 746  De 18 a 30 anos: 14,7 x peso (kg) + 496  De 30 a 60 anos: 8,7 x peso (kg) + 829  Acima de 60 anos: 10,5 x peso (kg) + 596  Para os homens  De 10 a 18 anos: 17,5 x peso (kg) + 651  De 18 a 30 anos: 15,3 x peso (kg) + 679  De 30 a 60 anos: 8,7 x peso (kg) + 879  Acima de 60 anos: 13,5 x peso (kg) + 487  Propostas pela OMS

Exemplo Uma mulher de 31 anos, com 1,68 m e 69 kg, que trabalha sentada e não pratica atividade física regularmente.   8,7 x 69 kg + 829 TMB = 1.429,3

2) FA – fator de atividade Agora, calcule o quanto o seu corpo gasta para manter o seu peso atual, levando em conta a sua rotina de atividades físicas. Tabela a seguir:

FA – fator de atividade Valores de FA: 1,2: Fica a maior parte do tempo sentada e não pratica atividades físicas programadas.  1,3 (homens - 1,4): Dia-a-dia movimentado - dirige, cozinha, caminha até o ponto de ônibus, mas sem atividades físicas programadas OU dia-a-dia sedentário e exercícios físicos três vezes por semana, cerca de 30 minutos por dia.  1,45 (homens - 1,5): Dia-a-dia movimentado e atividades físicas três vezes por semana, cerca de 30 minutos por dia.  1,5 (homens - 1,6): De uma a duas horas e meia de atividades físicas diárias.  1,7 (homens - 1,8): Atividade física diária por mais de três horas.

3) Necessidade diária de energia Para descobrir quantas quilocalorias o seu organismo necessita diariamente basta multiplicar a sua taxa de metabolismo basal pelo fator de atividade (TMB X FA). Exemplo:  (TMB) x (FA)  1.429,3 x 1,2 = 1.715,16 kcals

4) Plano de emagrecimento Para emagrecer 1 kg, é preciso deixar de ingerir 7.700 quilocalorias. No exemplo citado acima, onde a necessidade diária é de 1.715,16 quilocalorias, se a pessoa adotar um cardápio de 1.200 quilocalorias diárias, ela deixará de fornecer ao organismo 515,16 quilocalorias por dia.

4) Plano de emagrecimento Necessidade diária - quilocalorias da dieta = número de quilocalorias economizadas

4) Plano de emagrecimento Dias necessários para perder 1 kg, economizando 515,16 kcal por dia: Valor necessário para emagrecer 1 quilo divido pela quantidade de quilocalorias de economia diária: 7.700 / 515,16 = 15 dias aproximadamente

Referências http://mdemulher.abril.com.br/dieta/reportagem/dietas/balanca-calorias-396111.shtml http://treinamentoterapeutico.blogspot.com/2011/05/erro-do-imc.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Índice_de_massa_corporal http://saude.hsw.uol.com.br/indice-de-massa-corporal2.htm