. PATRIMÔNIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
02 – INFORMAÇÃO E AMBIENTE CONTÁBIL
Advertisements

Contabilidade Geral Profª. Cristina.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Profª Larissa de Lima Trindade.
Módulo 11 – A organização e a Administração das empresas
Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
Apresentação: Benedito Antonio Pimentel
SISTEMA CONTÁBIL Professor Alcides Neri Batista do Nascimento
GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL
CENTRO DE GESTÃO TÉCNICA DE PERNAMBUCO – GETEC
Contabilidade e custos
Professor: Pedro A. Rupel
Estudo do ITBI.
Contabilidade Empresarial Demonstrações Financeiras O Balanço Patrimonial Prof.º José Luis.
Adm. de Materiais Gestão Patrimonial Tombamento: ato de inscrever o bem no registro patrimonial, com a concomitante afixação do respectivo código numérico.
Contabilidade Geral Prof º Ivã C. Araújo Aula 03.
CICLO CONTÁBIL.
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
Contabilidade Básica - Patrimônio
Contabilidade Geral I Prof: Farid Succar
Elementos Contábeis Celso Mesquita Celso Mesquita.
Capítulo 6 Estática Patrimonial
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
Estrutura das Demonstrações Contábeis 2014
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS 18/03/09
PATRIMÔNIO  .
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
CONTABILIDADEI Estrutura Conceitual
E para que servem as contas?
Aula 08 Revisão para AV1.
O CDC tem finalidade específica: aquisição de um bem, seja ele um computador, um automóvel, um eletrodoméstico, enfim. O que não tem destinação.
CONTABILIDADEI Escrituração
Equivalência Patrimonial
Insubsistência Insubsistência Passiva –
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS III
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
Introdução à Contabilidade
PATRIMONIO PATRIMÔNIO AULAS 5 E 6
Contabilidade Básica Professor: Marcio Monteiro
BENS OBRIGAÇÕES Patrimônio DIREITOS - Dinheiro - Fornecedores a Pagar
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE *Resolução CFC 750/93
EFEITOS DOS CONTRATOS.
ESTRUTURA DO BALANÇO É de suma importância a correta estruturação do balanço, isto é, sua apresentação. Nele tem interesse não só os sócios e dirigentes,
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
CONCEITOS. “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza.
ANÁLISE DE BALANÇOS O QUE É ? EM QUE CONSISTE ?
1-Demonstrativos contábeis básicos
CONTABILIDADE INTRODUTÓRA
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
TEORIA DA CONTABILIDADE
Depreciação Capítulo 13 Depreciação e Amortização Depreciação
CONTABILIDADE BÁSICA Cap. 02- Patrimônio.
Conceito e Definição Capítulo 2 O Patrimônio
Como ocorre com a balança, o balanço precisa estar em equilíbrio.
DEPRECIAÇÃO Prof. Alessandro.
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
TESTE DE CONHECIMENTO CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
Prof. José Bonifácio de A. Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/PNAP.
Contabilidade Aula 6.
Contabilidade Aula 1.
Contabilidade Aula 3.
Aula 2.  Unidade 2: Introdução ◦ 2.6 Dissolução, liquidação e extinção.
Contabilidade Aula 1.
Contabilidade Aula 3.
AUDITORIA II PROF.: ANDRÉ FERNANDES
Universidade Federal do Espirito Santo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Contabilidade Turma: Adm1 (Matutuno) e (Noturno) Tema:
BALANÇO PATRIMONIAL BALANÇO PATRIMONIAL Prof. Dr. Silvio de Carvalho.
Transcrição da apresentação:

. PATRIMÔNIO

A Contabilidade possui objeto próprio – o Patrimônio das Entidades- e consiste em conhecimentos obtidos por metodologia racional, com as condições de generalidade, certeza e busca das causas, em nível qualitativo semelhante às demais ciências sociais.

Na Contabilidade, o objeto é sempre o PATRIMÔNIO de uma Entidade, defino como um conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros, pertencentes a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode ou não, incluir p lucro.

A Contabilidade busca, primordialmente, aprender, no sentido mais amplo possível, e entender as mutações sofridas pelo Patrimônio, tendo em mira, muitas vezes, uma visão prospectiva de possíveis variações. As mutações tanto podem decorrer da ação do homem, quanto, embora quase sempre secundariamente, dos efeitos da natureza sobre o Patrimônio.

Estão compreendidas no campo de atuação do contabilista as atividades d e estudo, controle, exposição e análise do patrimônio, de maneira a poder informar a situação patrimonial em determinado momento, as variações ocorridas e a natureza das operações que afetam o patrimônio

O QUE É PATRIMÔNIO ? O patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro; é composto de elementos positivos e negativos. Os bens e direitos representam o aspecto positivo patrimonial. As obrigações, o aspecto negativo. Ainda que as dívidas superem os bens e direitos, o patrimônio existe. Os bens e direitos formam o ativo. As obrigações, o passivo exigível (ou simplesmente passivo). ATIVO = BENS + DIREITOS

BENS   Contabilmente, só nos interessam os bens de natureza patrimonial (avaliáveis em moeda). Bens são todos os objetos materiais e imateriais que integram o patrimônio. Quando dizemos que algo é um bem patrimonial, isto significa que ele pode ser avaliado em dinheiro e que integra o patrimônio de alguém, vale dizer que é de propriedade de uma pessoa.

BENS CORPÓREOS São bens materiais, quer dizer, têm existência física. Podem ser tocados e são visíveis. (dinheiro, edificações,terrenos, veículos, estoque de mercadorias...) BENS INCOPÓREOS São bens que não existem fisicamente. Embora não sejam visíveis ou palpáveis, eles também podem ser traduzidos em moeda( programas de computador, patentes de fabricação, ponto comercial,linhas telefônicas...)  

CRITÉRIO PARA REGISTRO DOS BENS Em regra, são demonstrados pela contabilidade como integrante do patrimônio de uma determinada pessoa os bens de sua propriedade. TRANSMIÇÃO DE BENS MÓVEIS A aquisição da propriedade de bens se dá pela tradição, ou seja, pela entrega feita pelo transmitente ao adquirente. Por isso quando compramos mercadoria ou qualquer outra coisa móvel, somente adquirimos a sua propriedade mo momento em que o vendedor nos faz a entrega do bem. Todavia, nem sempre a entrega do bem opera a transmissão de sua propriedade. Na locação, o bem permanece no patrimônio do locador, por ser de sua propriedade.

TRANSMIÇÃO DE BENS IMÓVEIS No caso de bens imóveis, não basta efetuar o pagamento, receber as chaves ou estar ocupando o imóvel; o que prova a propriedade é o registro.

DIREITOS São os valores a receber ou a recuperar nas transações com terceiros. Em regra, os direitos são representados por títulos e documentos.