FRANQUIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS E VIAS DE DISTRIBUIÇÃO - PROF. REINALDO MOREIRA Vamos blogar?
Advertisements

REPRESENTAÇÃO COMERCIAL
Caso Paggo Prof. Luciel Henrique de Oliveira Trabalho 8 - Alexsandra Amicucci.
Parcerias Publico Privadas Aspectos Jurídicos
FUNDAMENTOS DE MARKETING
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
ECONOMIA PARA ADMINISTRADORES
Direitos Autorais, Know-How, Propriedade Intelectual, Patentes
ECONOMIA EMPRESARIAL.
POSSÍVEIS ALTERNATIVAS ESTRUTURAIS:
Aspectos Trabalhistas nos Programas de Stock Option
Movimento Brasil Competitivo
Movimento Brasil Competitivo
Estratégias de suprimento
Matemática Financeira Desconto Simples
Grupo 08H Marina Évora Gustavo Macedo Mariana Rosa Gabriela Batista
Definição Legal de Franquia
Comitê Temático Investimento e Financiamento
Grupo 08H Marina Évora Gustavo Macedo Mariana Rosa Gabriela Batista
CONTRATANDO UMA FRANQUIA
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
FRANQUIA COMO ALTERNATIVA DE INVESTIMENTO
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
RECEITAS E CUSTOS AULA 25 RECEITAS: do projeto são o fluxo de recursos financeiros (monetários) que o mesmo recebe em cada ano da sua vida útil, direta.
02/04/2017.
Novos Paradigmas da Administração
Gildo de Almeida Leonel
COMO ALTERNATIVA DE INVESTIMENTO
Desafios gerenciais Aula 4.
INFORMAÇÕES DA FRANQUIA
Logística empresarial universidade de Brasília Grupo 19S
SISTEMAS E VIAS DE DISTRIBUIÇÃO - PROF. REINALDO MOREIRA Vamos blogar?
Empreendedorismo ________________________________________
REMUNERAÇÃO DE DIRIGENTES:
ANÁLISE DA ALAVANCAGEM FINANCEIRA
11/04/2017.
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Estabelecer o % da produção disponível para o exportar;  Selecionar os produtos;  Compatibilizar qualidade com o mercado.
Aula 01 Prof. Adriana M. Martins
Origem e Importância do Empreendedorismo e o Empreendedorismo no Brasil Rose Grossi - Fagen - UFU Aula
HISTÓRICO LEGISLATIVO
II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO
CONSUELO AMORIM PALESTRA DE PRESIDENTE DA ABAC ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
Acadêmicas Andrea Silva Aldelina Viana Gabriele Saraiva.
MATRIZ BCG.
Licença e Know-how 1- Transferência de tecnologia a) Espécies - licença - know-how b) Transferência consiste em uma cessão – uma parte cede a outra a possibilidade.
CONTRATOS DE COLABORAÇÃO
FRANQUIA As aulas estão baseadas:
Franquias: Funcionalidade = Operação
Assistente Administrativo e Financeiro
3 - DISTRIBUIÇÃO 1- Tipos de distribuição
Administração de Micro e Pequenas Empresas
CONTRATOS DE COLABORAÇÃO
PROJETO DE FRANQUIA CHICKEN SHOW
Empreendedorismo “Imprendere”
Disciplina: Organização do Trabalho
Licença de Uso de Marca (UM)
APRESENTAÇÃO DO PLANO COMERCIAL. Missão da empresa POSSIBILITAR AOS NOSSOS CLIENTES A MELHORA DA GESTÃO DO SEU NEGOCIO, RECUPERANDO A SUSTENTABILIDADE.
Franqueador Franqueado Também chamado como “franchising” Sistema: Direito do uso de marca ou patente Produtos e serviços Direito do uso de tecnologia de.
CRÉDITO : é a disposição de alguém ceder temporariamente parte de seu Patrimônio ou prestar serviços a terceiros, com a expectativa de receber de Volta.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
6 Idéias Para Ganhar Dinheiro Top Marketing Total.
. CONTRATOS: “Contrato é um acordo celebrado entre duas ou mais pessoas, naturais ou jurídica, de direito público ou privado que, no gozo de suas respectivas.
VAREJO DEFINIÇÃO: É A UNIDADE DE NEGÓCIOS QUE COMPRA MERCADORIAS DE FABRICANTES, ATACADISTAS E OUTROS DISTRIBUIDORES E VENDE DIRETAMENTE A CONSUMIDORES.
EMPREENDEDORISMO. ESCRITÓRIO EM CASA (HOME OFFICE) Escritório em Casa (ou Home office) é o trabalho profissional realizado em casa. É uma opção atrativa.
O BNDES Macapá - AP 04 de dezembro de Quem somos Fundado em 20 de Junho de 1952 Empresa pública de propriedade integral da União Instrumento chave.
DIREITO EMPRESARIAL AULA 4
FLUXO DE CAIXA.
DIREITO EMPRESARIAL FOCADO NA UNIFICADA CONTRATOS MERCANTIS.
REVISÃO DIREITO COMERCIAL II PROF. RENATA CARVALHO CONTRATOS MERCANTIS.
Transcrição da apresentação:

FRANQUIA

Franquia Segundo a Lei 8955, de 15 de dezembro de 1994: ... Sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.

Franquia “Franchising é um sistema de distribuição de produtos, tecnologia e/ou serviços. Estabelece que o franqueador concede ao franqueado o direito de explorar o seu conceito, “Know-how” e marca, mediante uma contraprestação financeira”. Daniel Plá

Franquia Consiste numa relação econômica/empresarial em que o franqueador (detentor da marca) concede os seus direitos ao franqueado (autorizado a explorar a marca), mediante pagamento de uma verba previamente acordada no contrato. Através desse contrato o franqueado pode utilizar a marca e tudo ao que a mesma está associada (produtos, serviços, infra-estrutura).

Termos e definições Franquia = acordo legal Franqueador = a empresa que possui um formato e fornece esta a um terceiro, em troca de pagamentos. Franqueado = empreendedor que compra os direitos de um franqueador. Taxa de franquia = taxa paga uma única vez pelo conceito do negócio, pelos direitos de uso da marca, pela consultoria e por outros serviços.

Taxa de royalty = taxa contínua paga pelo franqueado e varia de acordo com o potencial de cada empresa, normalmente cobrada sobre o faturamento bruto ou pré-fixada anualmente.

Há empresas que praticam uma forma antiquada de franquia, denominada concessão comercial, na qual ajudam a montar o negócio e fornecem os produtos, porém, os serviços prestados não são de maneira contínua e sim esporádica, mediante a solicitação do concessionário.

Um pouquinho de história... O sistema de franchising teve sua origem em meados do séc.XIX, nos EUA. Empresas como GM e Coca-Cola viram o sistema como uma forma de se fazer negócios, crescer e ocupar mercados. No Brasil, as precursoras no início da década de 60 foram Yázigi e CCAA. Em 1980 surge a ABF (Associação Brasileira de Franquias).

1950 Surgem as redes nos EUA: McDonald’s, Burguer King, KFC, Dunkin Donuts e outras; 1960 Conflitos e leis. Primeiros movimentos no Brasil: Yázigi, CCAA... 1970 Mais movimentos no Brasil: Ellus, Água de Cheiro, Boticário... 1980 Surge ABF Explode o sistema de franchising no Brasil 1990 Aprovação da Lei 8.955. Grande crescimento e número maior de exigências. 2000 Tendência de crescimento mais lento e mais eficaz. Maior profissionalização do sistema.

O sistema de franquias hoje, no Brasil e no mundo, tem uma importância significativa na economia, sendo um grande gerador de empregos, além de responsável por parte importante do PIB de um país. O Brasil é o terceiro maior país do mundo em número de unidades franqueadas, o qual dissemina conhecimento de como se fazer franchising para o resto do mundo.

Como adquirir uma franquia? Segundo a “Cartilha – o que é Franquia?”, desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o primeiro passo é a análise das oportunidades. Em seguida deve-se observar: Conhecimento do sistema de franquias Auto-avaliação Avaliação do investimento necessário Conhecimento da empresa franqueadora

Como escolher a franquia certa? Investir em uma franquia é algo muito próximo de se investir num negócio próprio. O melhor franqueado é aquele que montaria um negócio sozinho no mesmo ramo. É necessária a presença do espírito empreendedor fazendo parte do perfil do franqueado ideal.

O franqueado típico é alguém que aceita arriscar-se, porém procura por um risco administrável. O risco do seu negócio está intimamente ligado ao desempenho do seu franqueador. Não só seu produto tem que ser muito bom, como também sua estrutura de abastecimento de mercadorias e de prestação de serviços deve ser eficiente. O crédito dele deve ser excelente no mercado, assim como suas referências

VIGÊNCIA DA PATENTE Patente de invenção: 20 anos Modelo de utilidade: 15 anos Obs: O prazo não poderá ser inferior a 10 anos para a patente e a 7 anos para o modelo de utilidade. Exceção: pendência judicial ou por motivo de força maior. O novo prazo de 20 anos, previsto na atual LPI, aplicar-se-ia a patentes concedidas na vigência da antiga lei? R: O STJ entende que não