Evolução da Sociedade de Informação em Portugal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
Advertisements

O Mundo em Desenvolvimento
O QUE É ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL?
GEDM, ESTAL, 31/01/2004 Gestão Estratégica de Design Multimédia Gestão Estratégica de Design Multimédia Aula 13, 31/01/2004 > Multimédia em Portugal: >
“Europa para todos” Com o apoio da Comissão Europeia
Como os Meios de Comunicação Impactam a Apredizagem
A ANATEL E O WIMAX Redes comunitárias e redes competitivas
A ACÇÃO DO ICP EM ORGANISMOS INTERNACIONAIS REVISÃO DO QUADRO REGULAMENTAR.
Participação do ICP no âmbito da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico.
AGENDA 7 1.A Empresa e a sua história 2.Contexto do mercado de Telecomunicações e Entretenimento em Portugal 3.Oferta de produtos e serviços ZON 4.Novos.
8. EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA.
AGENDA 23 1.A Empresa e a sua história 2.Contexto do mercado de Telecomunicações e Entretenimento em Portugal 3.Oferta de produtos e serviços ZON 4.Novos.
Alargamento Vs Aprofundamento
Feito Por: Marco António Morais da Silva n APRESENTAÇÃO SOBRE.
Telefone Celular Alunas: Cristiane Maria Merlin 07
Construção e Interpretação das Escalas de Conhecimento
PLC 116/10 Convergência Tecnológica Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) Senado Federal 01/12/10 Cesar Rômulo Silveira Neto Secretário Geral SindiTelebras.
Prof. Jeferson C. de Souza
Análise Setorial Cristina Junqueira.
A Redken é uma marca que foi comprada pela multinacional de beleza L’Oréal em 1993, mundialmente conhecida, a marca é sinônimo de moda, ciência e inspiração.
União Europeia.
UNIÃO EUROPEIA.
União Europeia.
União europeia SÓNIA VICENTE.
Portugal na Europa Portugal fica na parte mais ocidental da Europa.
DESPESA PÚBLICA ANUAL POR ESTUDANTE NO ENSINO SUPERIOR Departamento do Ensino Superior e Investigação FENPROF (Novembro 2013)
Edite Estrela Presidente da Delegação Socialista Portuguesa no PE; Vice-Presidente da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Género; Membro.
A sua génese Estimativas recentes demonstram que: Apenas 45% das PMEs estão informadas Apenas 4% das PMEs eligíveis apresentam candidaturas A taxa de.
O Sector das Comunicações Pedro Duarte Neves Preparado para as comemorações oficiais do Dia Mundial das Telecomunicações Fundação Portuguesa das Comunicações.
A nossa Missão Ajudar as empresas portuguesas a exportar mais
A TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA
Análise da Intensidade de Utilização de Materiais na Economia
União Européia.
Semana do Comércio Electrónico de Maio de 2006 Impacto e Oportunidades para a Economia Portuguesa.
Made by Carla Nascimento Índice 1 – Introdução ao site Broadband Bananas 2 –TV Interactiva 3 – Mobile TV 4 – Internet TV 5 – Exemplos do site e.
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
A Parker estabelece parcerias com os seus clientes para aumentar a sua produtividade e lucro.
Banda Larga no Brasil 18º Seminário de Capacitação e Inovação (SCI) Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) Eduardo Tude Outubro/ 2012.
Trabalho realizado por : João Dinis Paulo Zhu
União Européia O Bloco Europeu.
Mundo Portáteis passaram a representar a maior parte dos PCs vendidos em 2010 Fonte: Estudos IDC Brasil Q
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
As estruturas e os comportamentos sociodemográficos
União Europeia Unidade na diversidade.
Desigualdades no crescimento da população mundial Geografia
CRÉDITOS NO BRASIL.
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2003.
Evolução da Sociedade da Informação em Portugal TSI Trabalho elaborado por: Eduardo Fernandes Pedro Sá Universidade Portucalense Departamento.
TV DIGITAL e Cidadãos com Necessidades Especiais Promovido pelo ICP Hotel Alfa, 29 de Maio de 2001 Helena Abecasis Ministério da Ciência e da Tecnologia.
(PNSB – 2002)..
01.1 Apresentação da RESSST Rede Europeia dos Serviços de Saúde Sem Tabaco (RESSST) A RESSST agrupa redes nacionais, regionais ou a coordenação nacional.
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2002.
SIMPÓSIOS SOBRE SAÚDE BRASIL – PORTUGAL Rio de Janeiro, 8 de Julho de 2008 O sistema de saúde de Portugal Jorge Simões Universidade de Aveiro
Banda Larga no Brasil e América Latina José Fernandes Pauletti
Click to edit Master text styles Second level Third level Fourth level Fifth level 1 Estratégia de Lisboa: Ainda uma Oportunidade? Maia, Julho 2005.
A Educação em Portugal Notas para reflexão Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
População e espaço da Europa
Economico SEMANÁRIO SEGUNDA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2010 | Nº 3890PREÇO (IVA INCLUÍDO): CONTINENTE 1,60 EUROS.
Audiência Pública Relacionamento com provedores e o futuro Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática Câmara dos Deputados 11 de julho.

Acesso ao ensino superior e mobilidade social dos portugueses Maria da Saudade Baltazar Carlos Vieira Isabel Vieira Conceição Rego Apoio: FCT através do.
1 Título da Apresentação 1 Junho 2002 Objetivos da Rede Compartilhada e o SPB II Luiz Fernando Figueiredo 1 Abracheque – Novembro de 2002.
Secretaria de Telecomunicações A banda larga no Brasil Maximiliano Salvadori Martinhão UNIVERSALIZAÇÃO DA BANDA LARGA Comunicações Ministério das.
Regulação de Infra-Estrutura: Uma Ênfase no Setor de Telecomunicações Luiz Guilherme Schymura Instituto Fernando Henrique Cardoso São Paulo, 13 de julho.
1 Information Society Strategic Program Electronic Government Action Plan Estado Actual e perspectivas TIC em Cabo Verde.
O papel das telecomunicações no processo de inclusão digital Luiz Guilherme Schymura de Oliveira 46 o Painel Telebrasil Florianópolis, 30 de maio de 2003.
Europa: espaço agropecuária
Aspectos Sociais e Econômicos da Sociedade da Informação Eduardo Navarro de Carvalho Brasília, 14 de Novembro de º Painel Telebrasil.
A História da INTERNET.
Transcrição da apresentação:

Evolução da Sociedade de Informação em Portugal

Introdução A sociedade actual tem passado por inúmeras mudanças em todas as áreas do conhecimento humano. Os impactos produzidos e os avanços alcançados nos últimos tempos pela sociedade, através dos meios de comunicação altamente sofisticados, têm alterado as atitudes e os costumes das populações mundiais. É importante realçar que essas mudanças só ocorrem por causa do avanço das tecnologias, sobretudo no ramo das telecomunicações.

Sociedade da Informação A sociedade da informação tem factores fundamentais e baseia-se na relação entre eles: - Utilizadores (pessoas). - Infra-estrutura (meios técnicos). - Conteúdo (produtos e serviços). - Meio Ambiente (factores diversos que influenciam a sociedade da informação).

Telecomunicações Em 1995 apenas um terço das famílias portuguesas dispunham de acesso telefónico na rede fixa, cerca de 15 pontos percentuais abaixo da média europeia . No arranque da tecnologia GSM 2.93% dos portugueses tem telefone móvel, contra 20% da média europeia

Rede de Cabo Semelhante à rede GSM apenas 2% da população portuguesa dispõe de televisão por cabo, ao passo que países como a Bélgica, Holanda e Suíça estão perto de coberturas a 100%

Internet Em 1997 a percentagem de utilizadores da Internet em Portugal é de 2,2%. Este valor compara-se com 13,8% na Suécia, 12% na França, 10,5% no Reino Unido e 10,2 na Dinamarca. No final de 1996, 25% dos portugueses dispunham de computador em casa e 45,4% tinham acesso a computador.

Internet

Evolução da Internet A evolução tecnológica sobre a rede de cobre, nomeadamente pelas tecnologias DSL, tem alargado o seu campo de utilização, não sendo ainda claro qual o papel futuro da rede fixa de cobre. Até ao presente tem facultado uma das alternativas para oferta de banda larga, com elevadas taxas de crescimento. No que se refere à taxa de penetração da banda larga, Portugal encontra-se a meio da tabela entre os países da OCDE, posicionado entre a Espanha, Itália e Alemanha.

Evolução da Internet (cont.)

Conclusões Nos indicadores relativos à rede móvel e ao crescimento da banda larga, Portugal começou lentamente em 1995, mas mais tarde recuperou o atraso e juntou-se ao grupo dos países desenvolvidos. Noutros indicadores persistiu o atraso ficando sempre abaixo da média europeia.