Redação Publicitária I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como fazer uma história em quadrinhos
Advertisements

Como organizar um, sem esquecer nada
DPAC DISTURBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
Rádio: Gênero publicitário
O FILME PUBLICITÁRIO –ROTEIRIZAÇÃO
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
FAÇA UMA BOA APRESENTAÇÃO SEM MATAR A PLATÉIA DE TÉDIO
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Como organizar um, sem esquecer nada
Redação Publicitária I
VENDAS II Método de Vendas A Super Ponte.
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
Redação Publicitária I
Redação Publicitária I
Redação Publicitária I
Redação Publicitária I
PROPAGANDAS NO MEIO TELEVISIVO
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Campanha Publicitária
INSTRUÇÕES DE COMO CRIAR VÍDEOS Gilberto Caron
O que é slogan? É uma frase imperativa, de impacto, feita para ser lembrada facilmente. Tem como objetivo “vender” um produto ou uma ideia. Pode ser usado.
Seminário Gêneros Televisivos
Renan Eduardo Siqueira 1PPM Professor Rogério Sorvillo
Linguagem e Produção Publicitária para TV
INDÚSTRIA CULTURAL.
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira
Eu preciso de um sonho De: Meimei Corrêa. Eu preciso de um sonho De: Meimei Corrêa.
Sinopse, formas de apresentação do roteiro e story board
Oficina de Roteiro.
MINHA MULHER.
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
Edição multimédia aula 7
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
De onde tirar as ideias?.
Linguagem verbal midiática
Bom dia!... By Vânia Maria.
Lab. de Produção Gráfica e Imagem
Você abriu uma gravadora de rádio com 2 colegas e estão em busca de um novo nicho de mercado. A tarefa da equipe é elaborar uma telenovela interessante.
COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ.
Faculdade de Tecnologia Senac - Goiás
O Modelo AIDA de Comunicação Eficaz
Produção Eletrônica Agência ou Produtora?.
Rolagem Automática ligue o som
Fotografia Publicitária II
Atividades de uma agência de Comunicação
Jose A MÍDIA ATRAVÉS DA TELEVISÃO Orientadora: Daniela Viegas
Aplicativos Web – Web Design
Redação publicitária I
CONFLÍTOS E DIFERENÇAS
Processo Criativo na Comunicação
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
RÁDIO.
Jornal-mural, cartazes e folderes: linguagens populares de comunicação
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
 O Papa Francisco deu 15 conselhos bem simples que podem ajudar a viver a quaresma:
o que é roteiro? ¬ organização de ideias;
Estratégias de Promoção
Como redigir um bom texto?
Produções de áudio - SPOT comerciais publicitários veiculados no rádio, que geralmente transmitem mensagens especialmente elaboradas com a intenção de.
Jingle Vem do inglês e quer dizer música pequena
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
  CENTRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO E ARTES CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA DISCIPLINA: PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA SONORA.
Poderá Ser Considerado Crime, O Seu Não Entendimento.
VÍDEOS PARA FEIRAS Como tirar o melhor proveito de um vídeo em uma feira.
Transcrição da apresentação:

Redação Publicitária I Parte 2- Redação Publicitária para televisão Professora Luciana Moura

televisão TELEVISÃO

Televisão Não se inventou, até o presente momento, nenhum veículo com o poder de comunicação da TV: cor, som, movimento, e uma capacidade única de atrair e monopolizar a atenção do consumidor.

Características do meio Apelo visual em movimento e sons reunidos. Oferece ação e vida à mensagem. Requer atenção exclusiva, pois exige os olhos e os ouvidos. É um meio de entretenimento completo e fascinante, real e convincente. Tem a desvantagem de apresentar altos custos envolvendo veiculação e produção. Linguagem polimórfica.

Características do meio O efeito repetitivo da televisão pode fazer com que o telespectador se desinteresse da mensagem com o passar do tempo. Efeito zapping faz com que o desafio da propaganda não seja apenas chamar a atenção do consumidor no início do comercial, mas mantê-lo ligado, atento, seduzido em cada segundo de duração da mensagem publicitária.

Tipos de comerciais Textos avulsos combinados Textos de chamadas Patrocínios Exibição de imagens estáticas com locuções Table-tops e desenhos animados Filmes Comerciais ao vivo Programas Merchandising

Duração dos comerciais 5 segundos: vinhetas, com uma frase e imagem forte. 15 segundos: Mensagem curta. Série de comerciais. Reduções de comerciais de 30”, em que o consumidor deve completar mentalmente o que viu. 30 ou 60 segundos: Formatos mais utilizados.

Texto publicitário para TV Como manter a atenção do consumidor? Uso de celebridades no papel de apresentadores do produto; Criação de mosaicos de imagens; Contar uma história com aumento gradual de tensão: Dificuldades: tempo reduzido e criação de desfecho surpreendente.

Texto publicitário para TV Para ser eficiente: Ser agressivo, rápido, persuasivo e objetivo; Ter originalidade; Palavras e imagens podem caminhar juntas, reforçando-se mutuamente; Pode ser atrevido, insinuante e provocante; Deve prender as pessoas pela emoção, mexer com os sonhos e fantasias do público; Ser entretenimento;

Gênero publicitário para TV Tipos básicos de comerciais de TV Institucional de marca Institucional de produto Situacional Estético ou jingle Musical Testemunhal Produto Varejo

Texto publicitário para TV A TV é o melhor meio para demonstração de um produto. Esses roteiros podem ser divididos em 3 fases: Inicial: cria-se a situação de uso do produto Demonstração do produto Consumidor satisfeito

Texto publicitário para TV O processo de criação acontece primeiro no pensamento, e este deve ser expresso no papel. Sinopse Roteiro Storyboard

Texto publicitário para TV Pack-shot – geralmente a última cena de um comercial de tv, contendo a imagem do produto com muito destaque. Gag – Efeito cômico incluído no final do comercial. Permite a circularidade da mensagem televisiva.

Dicas Desenvolver roteiros surpreendentes, a fim de manter a atenção do telespectador mesmo depois de diversas exibições do comercial. Escreva o roteiro do filme como você o está imaginando: de uma forma simples e sem características técnicas. Depois você pensa em todo o resto.

Na hora de produzir... A idéia e a realização têm que ter o mesmo nível: ser uma grande idéia e também ter uma ótima realização. Reunião de pré-produção envolvendo as equipes que vão transformar o comercial em realidade: produtor, diretor de cena, diretor de fotografia, elenco, produção de áudio, etc. Leve para a produtora referências daquilo que você está imaginando, como iluminação, sons, cenário, etc.

Conselhos de especialistas “A meu ver, o que é fundamental em um filme: uma boa idéia, que chame a atenção do telespectador, que o sensibilize, que destaque o meu filme em meio a outros em um break comercial. Para isso, considero fundamental que o filme tenha uma boa idéia e use recursos que mexam com a emoção das pessoas e que seja muito bem produzido.” Alexis Leiria

Conselhos de especialistas “No caso da TV, eu diria que o essencial é que você passe a mensagem claramente e que seja fácil de ser entendida. Porque você está lidando com uma série enorme, um leque muito grande de pessoas que entendem de diferentes formas, têm diferentes percepções. Eu diria que, preferencialmente, as grandes campanhas, as que mais dão certo, são as campanhas cujos filmes são entretenimento, você tem vontade de assistir aquilo.” Francisco Ferrão

Conselhos de especialistas “Se precisarmos de um clima de emoção ou suspense, ou contar uma história, é bom pensarmos em 60 segundos. Para começar, é preciso isolar seu filme do resto dos filmes do mesmo break. Há certa demora para estabelecer o tal clima, que se faz através de um olhar, um traveling, uma fusão lenta.” Magy Imoberdorf

Conselhos de especialistas “Quando discuto o texto de um filme com o cliente, muitas vezes tenho problemas, porque ele gostaria de dizer tudo o que o produto faz, correndo o risco de não se fazer entender pelo público, aí, muitas vezes espero a hora do copião e gravamos duas versões do texto. Junto com a imagem é mais fácil o cliente se convencer de que dá pra cortar o texto.” Sérgio Roberto Dias