A Criação de um roteiro Francisco Malta
PARA QUEM ESCREVO? -Televisão,cinema, teatro ou Internet ? -Televisão,cinema, teatro ou Internet ? -Qual é a minha narrativa? Drama,comédia,policial ou ficção cientifica?
O TEMA DEFINIDO “(...) então a senhora por favor me responda, com toda a sinceridade, me responda: é mesmo apenas um palpite ou a senhora acaba de concluir horrorizada depois de tudo o que narrei, acaba de concluir que, eu sou, vamos, pode dizer, não é isso que está pensando?, que eu sou uma espécie de monstro?” (p. 56).
A ideia A sinopse/Argumento Contexto da trama A divisão de atos
Story Line Xica da Silva: A escrava que virou rainha.
Gênero: Dramático/Épico/Lírico Dramático: A origem do drama e as características que identificam esse tipo de gênero! Gênero Épico A origem da palavra "épico" e a narração de grandes feitos ! Gênero Lírico A origem do termo e as características do gênero lírico. O narrador começa por narrar um elemento objetivo para,em seguida,entrar na subjetividade ou na do personagem e narrar como aquele elemento é percebido.Ex: O fabuloso destino de Amélie Poulain
PERSONAGENS: . -Quem é o protagonista? -Quem é o antagonista? - O que esse personagem precisa ou quer alcançar? .
Linguagem: Atenção nesses aspectos: Uso de ditado popular; Uso de repetições; Uso da oralidade; Uso de reflexões. “O que eu quero,através da palavra escrita,é fazer você ouvir,sentir e,acima de tudo,ver.” Joseph Conrad,em 1897
ENREDO Um sequestrador explica para sua vítima, durante uma longa madrugada, suas razões para capturá-la. Escrito na primeira pessoa e sem diálogos, "A Confissão" é o relato labiríntico e entrecortado das muitas histórias que o narrador tem para contar. Flávio Carneiro
Bibliografia 1.ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Nova Cultural, 1984. CARRIÈRE, Jean-Claude. 2.A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. 3.CAMPOS, Flávio de. Roteiro de cinema e televisão: a arte e a técnica de imaginar, perceber e narrar uma estória. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007. 4.HOWARD, David e MABLEY, Edward. Teoria e prática do roteiro. Trad. Beth Vieira. São Paulo: Globo, 1996. 5. HUTCHEON, Linda. A Theory of Adaptation. New York: Routledge, 2006. 6.MACIEL, Luiz Carlos. O poder do clímax: fundamentos do roteiro de cinema e TV. Rio de Janeiro: Record, 2003