António Torrado 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As salas de teatro cornucopia e comuna.
Advertisements

TRABALHO DE PORTUGUÊS ALUNOS: FERNANDO Nº. 15 ALISSON N°. 02
ANÁLISE LITERÁRIA POEMAS COMPLETOS DE ALBERTO CAEIRO (Fernando Pessoa)
Sophia de Mello Breyner Andresen
Projeto “ A Televisão” Escola Estadual Maria José
SOPHIA DE MELLO BREYNER
Sophia de Mello Breyner
Organização Jornada Pedagógica de 17/04/2013 2º encontro
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Flávio José Arns SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO Meroujy Giacomassi Cavet.
CARAVANA DA POESIA VINÍCIUS DE MORAES.
José Rodrigues Migueis
“Sentimentos do mundo” Carlos Drummond De Andrade
Compre livros desta escritora, sem sair de casa.
SOBRE ELE … Manuel José de Arriaga Brum da Silveira. Nasceu em 8 de Julho de 1840, na cidade da Horta, filho de Sebastião de Arriaga e de D. Maria Antónia.
Gil Vicente Vida e obra.
Uma Aventura…Literária 2013
Sophia de Mello breyner Andresen.
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
ESCRITORAS BRASILEIRAS
ENCONTROS COM ESCRITORES
Biografia A biografia narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas. Também pode conter alguns aspetos referentes à obra dos biografados.
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Uma Aventura…Literária 2013
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
As pupilas do senhor Reitor
Literatura e outras mídias
II MOSTRA DE JOVENS CRIADORES DA CPLP REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA JUVENTUDE E DESPORTOS.
Rómulo de Carvalho (António Gedeão)
Dobras da Leitura começou em abril de 2000, com 4 diferentes “dobras” de conteúdos: Eixo 3. Valorização da leitura e comunicação.
Jornal como Recurso Didático
Hortônimo e Heterônimos
Parnasianismo No Brasil.
Biografia de António Torrado
Literacia da informação
ÁREA PROJECTO.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
E.E. Leontino A. Oliveira ALUNOS: Bruna, Caroline, Izadora e Lucas
Rosa minha irmã rosa Trabalho realizado por: madalena- 8º D
Trabalho de: Licínia Gomes Título do livro:
Realismo - Naturalismo
Ruptura e Inovação Na Literatura
O rouxinol.
Guião sobre a ida à biblioteca!
Revisão Autores Nordestinos.
GÊNEROS TEXTUAIS.
1° Seminário de Integração Etapa VI
Escola EB 2/3 Dr. Fernando Peixinho Oiã Disciplina: Língua Portuguesa Ano Lectivo:2008/09 Maria Alberta Menéres.
Matilde Rosa Araújo nasceu e viveu em Lisboa. Foi professora da disciplina de Português e formadora de professores. Foi autora de mais de 40 livros (contos.
Alice Vieira Alice Vieira nasceu em 20 de Março de 1943 em Lisboa. É escritora e jornalista, licenciada em Filologia Germânica pela faculdade de letras.
Apresentação aos Pais e Encarregados de Educação.
Elaboração e Organização da Bibliografia
Nome: Lara Série do integral: 4º ano Professora: Cris.
Agrupamento de Escolas
O universo do cinema mudo no teatro
E mais versos para crianças
 Nome completo: Matilde Rosa Lopes de Araújo  Data e local de nascimento: 20 de junho de 1921 em Lisboa  Data e local de morte: 6 de julho de
MATILDE ROSA ARAÚJO BIOGRAFIA. Matilde Rosa Araújo Matilde Rosa Lopes de Araújo Nasceu em Lisboa em 20 de junho de 1921 Morreu em Lisboa em 6 de julho.
Biografia Matilde Rosa Lopes de Araújo foi uma escritora e pedagoga portuguesa. Nasceu em Lisboa, no ano de Licenciou-se em Filosofia Românica pela.
Trabalho de pesquisa sobre a autora Matilde Rosa Araújo Margarida Lopes Ferreira.
Alves Redol Tiago Oliveira Nº19 5ºD. Biografia António Alves Redol, nome completo, nasce a 29 de dezembro de 1911, em Vila Franca de Xira. A sua infância.
MATILDE ROSA ARAÚJO. Matilde Rosa Araújo Matilde Rosa Araújo nasceu em Lisboa em Licenciou-se em filologia romântica pela faculdade de letras da.
Sophia de Mello Breyner Andresen.  Sophia de Mello Breyner nasce a 6 de novembro 1919 no Porto, onde passa a infância. Entre 1936 e 1939 estuda Filologia.
Eça de Queirós Trabalho realizado por: Francisco Palas nº 8 Madalena Prestes nº 16 Professora: Cristina Pimentel Disciplina: Português Escola.
David Machado. Licenciado em Economia, David Machado é um escritor em plena ascensão. O autor ganhou em 2005 o Prémio Branquinho da Fonseca, da Fundação.
Custos da disciplina de Psicologia no Ensino Secundário Lecionar a Psicologia em Portugal: Um papel para os Psicólogos Painel OPP Gabinete de Estudos Vítor.
S OPHIA DE M ELLO B REYNER A NDRESEN. BIOGRAFIA Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu na cidade do Porto, em 1919, viveu em Lisboa, onde estudou e tirou.
António Torrado Vida e obra. Nasceu em Lisboa, em Escritor de livros para crianças (domínio no qual a sua bibliografia é particularmente vasta —
Mia Couto - origens Nome verdadeiro: Nasceu em 5 de julho de 1955
O mercador de coisa nenhuma de António Torrado
Transcrição da apresentação:

António Torrado 1

António Torrado nasceu em 1939 em Lisboa, mas tem raízes familiares na Beira Baixa. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Coimbra. Dedicou-se à escrita desde muito novo, tendo começado a publicar aos 18 anos. Foi poeta, ficcionista, dramaturgo, autor de obras de pedagogia e de investigação pedi-gráfica, é um contador de histórias, estando muitos dos seus livros e contos traduzidos em várias línguas. A sua actividade profissional foi diversa: escritor, pedagogo, jornalista, editor, produtor e argumentista para televisão.

2 A sua bibliografia contem mais de 120 títulos. A produção literária para crianças, é a que mais sobressai , foi contemplada em 1988, com o grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para crianças. Em 1974 e 1996 foi incluído na lista de Honra do IBBY - Internacional Board on Books for Young People. 2

Trabalhou em pareceria com a Maria Alberta Menéres em diversos livros e em programas de televisão. Foi Coordenador do Curso Anual de Expressão Poética e Narrativa no Centro de Arte Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian. É professor responsável pela disciplina de Escrita Dramatúrgica na Escola Superior de Teatro e Cinema, é dramaturgo residente na Companhia de Teatro Comuna em Lisboa, sendo consensualmente considerado um dos autores mais importantes na literatura infantil portuguesa, possuindo uma obra bastante extensa e diversificada, que integra textos de raiz popular e tradicional, mas também poesia e sobretudo contos. António Torrado utiliza com frequência o humor em algumas das suas histórias. Por outro lado, em alguns textos de carácter alegórico ou de ambiente oriental, é o registo poético que predomina. De resto, os valores poéticos assumem para o autor uma posição central em qualquer projecto educativo. Recentemente, começou também a trabalhar novelas e romances para a infância e juventude, mas a vertente mais marcada da sua actividade nos últimos tempos é, sem dúvida, o teatro.

3

Trabalho realizado por: Daniela Marques 9º C nº12