USUÁRIOS DO CIRCUITO CULTURAL DA PRAÇA DA LIBERDADE: UFmG Escola de Ciência da Informação_ Biblioteconomia(Diurno) Departamento Disciplina: Usuários da Informação USUÁRIOS DO CIRCUITO CULTURAL DA PRAÇA DA LIBERDADE: utilização do Centro de Informação ao Visitante do Circuito Cultural da Praça da Liberdade
INTEGRANTES DO GRUPO LARISSA LUANA OLIVEIRA RODRIGUES MARIA APARECIDA DAS DORES CUNHA FRANÇA MARIA DO SOCORRO ALVES DOS SANTOS PATRÍCIA GONÇALVES RIBEIRO TIAGO COUTINHO GUIMARÃES
ESTRUTURA CIRCUITO CULTURAL DA PRAÇA DA LIBERDADE CENTRO DE INFORMAÇÃO AO VISITANTE DO CIRCUITO CULTURAL DA PRAÇA DA LIBERDADE OBJETIVO DO ESTUDO UNIVERSO E AMOSTRA INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS ANÁLISE QUANTITATIVA INFERÊNCIAS E QUESTIONAMENTOS A SEREM INVESTIGADOS NUMA PRÓXIMA ETAPA QUALITATIVA CONSIDERAÇÕES FINAIS
CIRCUITO CULTURAL DA PRAÇA DA LIBERDADE
CENTRO DE INFORMAÇÃO AO VISITANTE DO CIRCUITO CULTURAL DA PRAÇA DA LIBERDADE http://circuitoculturalliberdade.com.br/plus/s/centro-de-info-ao-visitante
OBJETIVO DO ESTUDO OBJETIVO GERAL: Fazer um estudo sobre os usuários efetivos e potenciais do Centro de Informação ao Visitante do Circuito Cultural da Praça da Liberdade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Traçar o perfil desses usuários. Saber suas necessidades informacionais em relação ao circuito. Saber sua satisfação enquanto o serviço do centro de informação. Tentar captar as razões porque usuários potenciais não fazem uso do centro.
UNIVERSO E AMOSTRA A amostra foi escolhida de forma aleatória(pessoas que estavam no Circuito Cultural). UNIVERSO: Visitante do circuito da Praça da liberdade; AMOSTRA: 50 entrevistados.
INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS QUESTIONÁRIO:
ANÁLISE QUANTITATIVA
ANÁLISE QUANTITATIVA
ANÁLISE QUANTITATIVA
ANÁLISE QUANTITATIVA
ANÁLISE QUANTITATIVA
ANÁLISE QUANTITATIVA
ANÁLISE QUANTITATIVA
ANÁLISE QUANTITATIVA
ANÁLISE QUANTITATIVA Dos 10% (5 respondentes) que utilizaram o circuito: 60% muito satisfeitos com o serviço, 40% satisfeitos 60% acharam o serviço ágil, e 40% adequado Todos procuraram informações sobre o circuito Todos voltariam a utilizar o circuito Dos 10% (5 respondentes) que conheciam o circuito mas não utilizaram: 60% já haviam obtido a informação por outros meios 20% Utilizou o site 20% Não achou que o centro seria capaz de responder suas dúvidas
ANÁLISE QUANTITATIVA Dos 10% (5 respondentes) que utilizaram o circuito: 60% muito satisfeitos com o serviço, 40% satisfeitos 60% acharam o serviço ágil, e 40% adequado Todos procuraram informações sobre o circuito Todos voltariam a utilizar o circuito Dos 10% (5 respondentes) que conheciam o circuito mas não utilizaram: 60% já haviam obtido a informação por outros meios 20% Utilizou o site 20% Não achou que o centro seria capaz de responder suas dúvidas
INFERÊNCIAS E QUESTIONAMENTOS A SEREM INVESTIGADOS NUMA PRÓXIMA ETAPA QUALITATIVA A pesquisa quantitativa demonstrou que um número bem grande das pessoas não conhecem o centro de informação. Ao ser informado da sua existência e do serviço que presta, o que os usuários achariam disso? Aqueles que ficaram satisfeitos com o serviço, como foi sua interação com o centro? Como ele ficou sabendo dele?
CONSIDERAÇÕES FINAIS Em relação ao circuito: É frequentado em sua maioria por pessoas de 16-25 anos e moradores de BH. 28% visitam o circuito de forma esporádica. Em relação ao centro de informação: A grande maioria não conhece ou não utiliza. Os que utilizaram o centro estão satisfeitos. Em relação à pesquisa: Como o universo é muito grande, a amostra precisaria ser maior. Quanto aos que utilizaram foi uma parte da amostra especialmente pequena.