Prof. Ilydio Sá Introdução ao Estudo das Matrizes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União
Advertisements

DESENHO INDUSTRIAL ASSISTIDO POR COMPUTADOR
FINANÇAS EM PROJETOS DE TI
Sumário 28 Teoria do produtor
Propagação de Ondas e Antenas
Sistemas lineares.
Software Básico Silvio Fernandes Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Exatas e Naturais Ciência da Computação Aula.
Metodologia Científica e Tecnológica
ENGENHARIA DE MÉTODOS Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva
SISTEMAS DE EQUAÇÕES.
Modelos no Domínio do Tempo de Sistemas LTI Contínuos
Análise de regressão linear simples: abordagem matricial
Guilherme Augusto Marques Araujo
1 Complexidade de Algoritmos Complexidade de pior caso Complexidade de melhor caso de uso bem menos freqüente em algumas situações específicas Complexidade.
Caderno de exercícios Nome. 1) O trabalho realizado por uma força é uma grandeza escalar ou vetorial? Justifique a sua resposta. Analise a equação acima.
A Teoria dos Determinantes
Rganização de Computadores Melhorias de Desempenho com Pipelines Capítulo 6 – Patterson & Hennessy Organização de Computadores Melhorias de Desempenho.
O que você deve saber sobre
EQUAÇÕES POLINOMIAIS Prof. Marlon.
FUNÇÃO MODULAR.
Auditoria de Segurança da Informação
Organização da Memória Principal
CEP – Controle Estatístico de Processo
PROGRESSÕES JUDITE GOMES
Amintas engenharia.
Revisão do conceito de matrizes
Progressão Aritmética (PA) Professor : Eduardo Jatobá
Campus de Caraguatatuba
MATEMÁTICA UNIDADE 2 Conteúdo: Matrizes Duração: 10 40’ 04/04/13
ESTATÍSTICA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Cadastro de produtos por referência
IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS Luís Gonzaga Trabasso
Como aplicar leis da lógica
OPERAÇÕES COM CONJUNTOS
Aula de Recuperação: Matemática
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
Matemática para Economia III
SISTEMAS LINEARES.
Teste de Hipóteses de uma amostra Prof. Helcio Rocha
Salas de Matemática.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
IGC do Brasil BT-1306: Como gerar seus relatórios especiais no ELF.net.
Em que dia da semana você nasceu?
Professor Vilson Schwantes -
Determinantes Determinante de ordem 1 M = det M = a11 A = det A = 16
Matemática Básica – Aula 1
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
AULA DE ESTATÍSTICA PROFESSOR RODRIGÃO.
Algarismos Significativos
1- Acessar o site: 2- Realizar o cadastro.
Compras - Pedido de Compra
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Pág 1, 2, 3, 4, 5, 6 ok.
Campus de Caraguatatuba Aula 12: Sistemas de Equações Lineares (2)
Computação Gráfica Aula 3 Transformações Geométricas
SOLVER – EXCEL Prof. Antonio Carlos Coelho
Preleções Científicas Universidade Estadual do Ceará Pró-Reitoria de Extensão Integrais Múltiplas e Integrais de Volume Ministrante: Prof. K. David Sabóia.
Compras - Controle de estoque com dois ou mais depósitos
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Somatório e Produtório
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
Matemática para Economia III
Campus de Caraguatatuba
Módulo Compras Relatórios e Relações 1. Objetivo 2 Conhecer os relatórios e as relações do sistema disponibilizadas no módulo Compras.
Planilha Eletrônica - Excel
Campus de Caraguatatuba Aula 9: Noções Básicas sobre Erros (3)
Compras – Planejamento de Estoque
Contagem Sequencial do Estoque
Cálculo de Probabilidades Parte 2
Transcrição da apresentação:

Prof. Ilydio Sá Introdução ao Estudo das Matrizes Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp/UERJ Prof. Ilydio Sá Introdução ao Estudo das Matrizes

Matrizes: Exemplos iniciais 1) Em um observatório meteorológico um cientista foi incumbido de registrar, de hora em hora (nas 12 primeiras horas de cada dia), a temperatura de uma certa região, durante os 4 primeiros dias do mês de junho de 2012. Após a realização desse trabalho o cientista apresentou um relatório com a tabela ao lado: 27 26 25 23 12 24 11 22 21 20 10 28 9 19 8 18 7 17 6 5 16 4 3 2 15 1 j i Interpretando a tabela, responda ao que se pede: Qual a temperatura anotada no dia 3 de junho de 2012, às 9 horas? SOLUÇÃO: 23º C b) Tabelas como a que vimos acima é o que a matemática chama de matrizes (m x n), onde m representa o número de linhas (horizontais) e n indica o número de colunas. É usual se representar a matriz por uma letra qualquer (maiúscula), seguida da indicação (entre parênteses - m x n). Como seria representada, matematicamente a matriz acima, designada pela letra A? SOLUÇÃO: A (12 x 4)

c) Usualmente representamos por aij a um elemento qualquer da matriz A, sendo que i é o indicativo da linha e j, o indicativo da coluna ocupadas pelo elemento em questão. Na matriz acima qual o valor do elemento a10 4? O que essa notação representa? 27 26 25 23 12 24 11 22 21 20 10 28 9 19 8 18 7 17 6 5 16 4 3 2 15 1 j i Solução: O valor é 22. Isto representa que a temperatura, no dia 4 de junho de 2004, às 10 horas, foi de 22º C. d) Qual a temperatura máxima registrada nesse período considerado? Em que dia e hora tal temperatura foi anotada? Como se indica tal fato, matematicamente? Solução: A temperatura máxima foi de 28º C. Este fato ocorreu no dia 4 de junho de 2004, às 9 h. Matematicamente, se representa por a94 = 28 d) Qual a temperatura mínima registrada nesse período considerado? Em que dia e hora tal temperatura foi anotada? Como se indica tal fato, matematicamente? Solução: A temperatura mínima foi de 15º C. Este fato ocorreu no dia 1º de junho de 2004, 1 h. Matematicamente, se representa por a11 = 15.

2) Um técnico de basquetebol descreveu o desempenho dos 5 titulares de sua equipe, nos 7 jogos de um campeonato, através da seguinte matriz: a) Quantos pontos marcou o titular 3, no jogo 5? 18 17 21 20 15 16 22 7 19 32 14 23 6 25 12 SOLUÇÃO: 14 Pontos b) Qual o total de pontos marcados por esses titulares, no jogo 4? SOLUÇÃO: 17 + 18 + 21 + 25 + 14 = 95 pontos c) Qual o total de pontos marcados pelo jogador 2, nas 7 partidas disputadas? SOLUÇÃO: 15 + 16 + 18 + 18 + 22 + 21 + 18 = 128 pontos d) Numa dessas 7 partidas disputadas, qual o jogador titular que foi o cestinha? Quantos pontos ele marcou na partida? Em qual partida tal fato se registrou? Como se representa matematicamente tal fato? SOLUÇÃO: Foi o jogador 3. 32 pontos, na terceira partida. Matematicamente o fato se registra por a33 = 32 d) Numa dessas 7 partidas disputadas, qual o jogador que marcou menor número de pontos? Em qual partida tal fato ocorreu? Quantos pontos ele marcou? Como se representa tal fato, matematicamente? SOLUÇÃO: Foi o jogador 4. 6 pontos, na segunda partida. Matematicamente o fato se registra por a42 = 6

INTRODUÇÃO: Quando utilizamos programas gráficos nos computadores não nos damos conta do que está por trás das operações que efetuamos, mas é bom que saibamos que estas operações só são possíveis porque antes mesmo de serem desenvolvidos os computadores, o homem já havia desenvolvido a teoria das matrizes. Programas como o Word, o Excel e outros, não poderiam ser criados se não existissem as matrizes. Cada movimento executado com uma figura colocada na tela de seu computador corresponde a uma operação de matrizes. A geração dos movimentos e deformações que vemos nos efeitos especiais de cinema, da televisão, dos games de computadores e em inúmeras simulações científicas está baseada na multiplicação de matrizes. Nestas aplicações, nosso problema reside na rapidez com que precisamos realizar as multiplicações para que os resultados pareçam mais realísticos. É aí, exatamente que entra a informática e quanto mais ágeis forem os co-processadores de nossos computadores, tanto mais e melhores serão os benefícios que deles podemos usufruir.

Problemas que envolvem campos elétricos, magnéticos, de tensões elásticas, térmicas, e etc, são reduzidos a sistemas de equações lineares com número excessivamente grande de equações e incógnitas cuja solução só é plausível com o uso de matrizes. Só para termos uma idéia de o quanto as matrizes fazem parte de nossas vidas, basta saber que a distribuição de energia elétrica, de gás e outros serviços como telecomunicação seriam absolutamente inviáveis em grande escala, como nas redes estaduais, não fosse o uso de matrizes gigantescas operadas por computadores. É bem comum no nosso cotidiano estarmos interessados em comparar medidas ou aspectos de diversos objetos. A forma mais eficiente de fazermos isso é, através de uma tabela de dupla entrada onde, numa das entradas relacionamos os objetos a serem observados e na outra, as medidas ou aspectos que queremos comparar. Por exemplo, suponha que estamos precisando comprar feijão, arroz, açúcar e café. Vamos pesquisar os menores preços nos supermercados Baratão, Bom Demais e Pague Pouco e para anotarmos seus preços fazemos a seguinte tabela:

Feijão(Kg) Arroz(Kg) Açúcar(Kg) Café(Kg) Baratão 1,98 2,20 2,55 4,30 Bom Demais 2,10 2,38 2,15 3,95 Pague Pouco 1,80 2,40 2,30 4,15 Uma matriz é exatamente uma tabela como a que construímos acima com a única diferença que não enfatizamos os significados das linhas e colunas (talvez por já estar explícito). ou

Em geral nomeamos as matrizes com as letras latinas maiúsculas Em geral nomeamos as matrizes com as letras latinas maiúsculas. Uma matriz A que possui m linhas e n colunas pode ser representada por: Qualquer elemento da matriz A é da forma , onde os índices i e j servem apenas para indicar, respectivamente a linha e a coluna do elemento considerado.

FIXAÇÃO DE CONCEITOS Uma indústria de roupas possui fábricas, que produzem calças e camisas. A matriz abaixo representa, respectivamente, as fábricas A, B, C e as produções de calças e camisas, nessa ordem citada, num determinado dia de trabalho. Observe a matriz e responda ao que se pede: a) Quantas calças foram produzidas pela fábrica B, nesse dia ? Como se representa, matematicamente, este fato? RESPOSTA: 210 CALÇAS; b) Quantas camisas foram produzidas pela fábrica C, nesse dia? Como se representa, matematicamente, este fato? RESPOSTA: 340 CAMISAS; c) Qual a produção total de camisas, da indústria, nesse dia? RESPOSTA: (290 + 240 + 340) = 870 CAMISAS;