ESTATÍSTICA NO MARKETING DIGITAL ARMANDO NETO @aronn DÉCIMA MOSTRA ESTATÍSTICA
ARMANDO NETO Bacharel em Estatística pelo IME – USP Banco Itaú S/A Área de Risco de Mercado 2002 a 2004 Estagiário em modelagem de Risco para produtos financeiros do Banco, relatórios Gerenciais para Tesouraria e mesas de Operações Digital Inc. - Antiga Direct Performance Business Intelligence 2007 a 2009 Analista Web especialista em SEO, Links Patrocinados, Tagueamento de Sites e Análises de Mídia / Business Intelligence DM9 DDB Mídia – Business Intelligence 2010 - Atual DM9 DDB Gerente de Business Intelligence, responsável pelas métricas e estratégia de campanhas de mídia online para os clientes da agência.
UM POUCO DE HISTÓRIA
ESTATÍSTICA
BUSINESS INTELLIGENCE???
BUSINESS INTELLIGENCE??? +
AHHH... BUSINESS INTELLIGENCE... O conceito surgiu na década de 80 e descreve as habilidades para coletar e armazenar para explorar e desenvolver percepções e entendimentos a seu respeito, permitindo as organizações a incrementar e tornar mais assertivas as tomadas de decisões.
MAS O QUE UM ESTATÍSTICO FAZ NUMA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE? Presidente
UÉ... CONTAS
O MARKETING 2.0
BIG DATA
COMO FUNCIONA Ecossistema da Comunicação Dados Brutos Ferramentas 11111101001010011010110110100100001 010010010110010110100101101001 10010100100100100101011010 0101001001001001010010 0100100100100101001 01001001001001 010001010 0100 Dados Brutos Ferramentas Banco de Dados
ONDE EU ENTRO 90% 10%
O DIA A DIA Objetivos Análise Mapeamento Preparação Setup Fluxo de Trabalho
ANÁLISE
METODOLOGIA
CRIATIVIDADE
O CÉU É O LIMITE Mencionar a infinidade de possibilidades de análises; Estudo das celebridades; Disposição de áreas de um site;
MERCADO EM MUTAÇÃO E EVOLUÇÃO Lembrar da TV digital, das redes sociais (Orkut x Facebook) Mobile etc
TÉCNICAS ESTATÍSTICAS DATA MINING ANÁLISE MULTIVARIADA REDES NEURAIS AGRUPAMENTO AMOSTRAGEM REGRESSÃO SÉRIES TEMPORAIS PROCESSOS ESTOCÁSTICOS Lembrar da TV digital, das redes sociais (Orkut x Facebook) Mobile etc TESTES DE HIPÓTESES
IMPORTÂNCIA
TESTE A/B
PREVISÃO
SLEEP TIME
DESAFIOS Poucas referências na literatura Falta de metodologia Dificuldade em traduzir o tecniquês Subvalorizarão Atualização constante de conhecimento Mercado em formação
OPORTUNIDADES Mercado em formação Muito trabalho para pouca gente Tendência de crescimento Autonomia Liberdade criativa Ambiente de trabalho
O PROFISSIONAL INQUIETO CURIOSO PERSISTENTE INVESTIGATIVO CULTURA GERAL TECNOLOGIA PACIÊNCIA LÓGICA SEGURANÇA COMUNICAÇÃO LIDERANÇA
REMUNERAÇÃO ANALISTA JR. / ASSISTENTE 1,5K A 2,5K ANALISTA PL. / COORDENADOR 3,0 A 4,5K ANALISTA SR. / SUPERVISOR 5,0 A 7,5K ??????????????????????????????? ??????????????????????????
APRENDA MAIS Google Analytics Site http://www.google.com/analytics/ Google Analytics Youtube http://www.youtube.com/user/googleanalytics Omniture http://www.adobe.com/solutions/digital-analytics.html IAB http://iabbrasil.ning.com/ WAW Brasil http://br.groups.yahoo.com/group/webanalytics_brasil/ WAW Brasil Grupo webanalytics_brasil-subscribe@yahoogrupos.com.br Avinash Kaushik http://www.kaushik.net/avinash/ Leonardo Naressi https://twitter.com/leonaressi Eduardo Cereto https://twitter.com/eduardocereto
O QUE IMPORTA
ARMANDO NETO QUER TRABALHAR??? aronn80@gmail.com @aronn http://www.facebook.com/aronn80 http://www.linkedin.com/in/armandoneto80 Nusp: 3369421
PERGUNTAS
OBRIGADO DÉCIMA MOSTRA ESTATÍSTICA