Projecto de Inovação da UTAD Gestão 2010/11 Docentes: Prof. Carla Marques Prof. José Portela Ana Queirós | Ana Viamonte | Elisabete Marinho | Marisa Moreira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VALORIZAR OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA GARANTIR A QUALIDADE DO ENSINO.
Advertisements

Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho
Filipe Fonte Escola Básica 2, 3 de Pedro de Santarém Benfica, Lisboa 8º ano; Ciências Físico-químicas Thunderstruck Team 5+1.
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
IGM - Centro de Dados Geológico-Mineiros Lisboa - 29 novembro 2000 Helena Abecasis ACESSO/MCT Os Cidadãos com necessidades especiais e a Sociedade de Informação.
A participação legislativa
R2 Learning 19 de abril de 2005.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Robot móvel para competição no ROBOTICA 2003
Concepção Centrada no Utilizador 1ª Aula de Laboratório Grupo 002 Terça-Feira 12-14h.
Raquel Costa nº Pedro Rodrigues nº Renato Sousa nº
Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Em conformidade com as Orientações Oficiais
FEUP – Laboratório de Gestão de Projectos
Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Estratégia Nacional para a Deficiência - ENDEF
Apresentação inicial do tema escolhido: Sistema de agendamento para consultas numa clínica. TPW – 2010 Daniel Santos João Barbosa TPW –
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
- TRABALHO … processo de reabilitação profissional na Inclusão Social
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Objectivos do Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
PARLAMENTO DOS JOVENS Violência no Meio Escolar Ano Lectivo 2010/2011.
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
Utilização de Contrapartidas na Dinamização da Inovação Tecnológica Utilização de contrapartidas associadas a grandes compras na dinamização da inovação.
Gerência situacional de projetos
… etiqueta da deficiência …
1ª Fase Todos os Registos, um único número 1. 1ª Fase Início das Operações Início das operações a 6 de Abril de 2009 Número único de contacto para todos.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia WASTENET Mercado de resíduos Apresentação Por : Ana Sofia Mascarenhas José Mangueira Inovação e Transferência.
Ana Benavente © - Maputo 2006 Mudanças, visão i diálogo político.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
A DIA e o RECAPE Júlio de Jesus, engº amb.
Escola Secundária da Portela
Direcção Regional de Organização e Administração Pública
UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO CURSO DE GESTÃO – INOVAÇÃO E GESTÃO DE MUDANÇA 2010/2011 Elisabete Marinho - nº
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
T.I. - TECNOLOGIA INFORMÁTICA, S.A.. A evolução e estado actual do software de gestão de P.M.E. em Portugal.
Interface Usuário Máquina
ANÁLISE ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
Eixo 1 Tecnologias Assistivas Facilitadoras do Processo de Aprendizagem da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Projecto de Automação 2001/2002 Máquina de Corte e Chanfro de Componentes Cerâmicos Autores: Germano Veiga Rui Homem Orientadores: Prof. José Santos Eng.
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Identificando Oportunidades
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane.
Acessibilidade Deficitária na USP São Carlos Campus Área 1.
Marketing Politico na Internet António Cardoso UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA.
Desenvolvimento de um aparelho para reabilitação da força da língua
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Secretaria Municipal de Licenciamento Prefeitura da Cidade de São Paulo Secretaria Municipal de Licenciamento - SEL FNP Curitiba, outubro 2014 Curitiba,
1 PROGRAMAScriptum ESCREVER COM IMPACTO NA EMPRESA DA MENSAGEM ELECTRÓNICA AO RELATÓRIO DE GESTÃO Lisboa, 24 e 25 de Setembro de 2007 Hotel Holiday Inn.
TRACK MY FOOD Trabalho realizado por: -José Mendes nº Miguel Malhado nº Patrícia Guerreiro nº
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Testes (verificação e validação)
A experiência na UEFS XI Encontro do Setor das Iees/Imes.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Criado em 1993, é hoje uma união de 41 Associações Empresariais dos Distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, que representa.
Didática da Informática Universidade da Beira Interior, 11-XI-2004 Luís Aguilar nº14676 CURSOS NA ÁREA DE INFORMÁTICA Computing Curricula 2004 Overview.
UFCD_ 133 E-Direito Formadora: Ana Atayde Trabalho realizado por Joaquim Vieira e Vítor Vieira.
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
Uma Rádio e Televisão para todos Francisco Teotónio Pereira Colóquio “Media e Deficiência” Auditório Agostinho da Silva – Univ. Lusófona, Lisboa, 28 de.
Acessibilidades Web.  Prática de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas.  Quando um website é corretamente concebido, desenvolvido.
Transcrição da apresentação:

Projecto de Inovação da UTAD Gestão 2010/11 Docentes: Prof. Carla Marques Prof. José Portela Ana Queirós | Ana Viamonte | Elisabete Marinho | Marisa Moreira | Patrícia Domingues

Inovação INOVAÇÃO CriatividadeMotivaçãoPerspicáciaNecessidadeVontade

Importância do sistema Permite o acesso ao voto a pessoas que estão impedidas de o fazer. Tem como objectivo garantir a confidencialidade e a certeza do voto. Desenvolvido pelo Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade (CERTIC).

Invisuais 1,6% Deficientes Motores 1,5% Analfabetos 9% População-alvo Fonte: PORDATA, 2011

Processo de Voto

TetraplégicosInvisuais, Analfabetos O Ponteiro de Cabeça é ajustado na parte frontal de um capacete de forma a permitir, com o movimento da cabeça, a opção de voto num ecrã táctil Sistemas de Voto Este modelo é composto por duas peças, o boletim de voto comum e uma matriz com os quadrados vazados, sendo que estes coincidem com os respectivos espaços de voto. Associado está um sistema áudio.

Sistema de Voto A tecnologia utilizada recorre a um interface áudio-táctil, que permite receber informação pelo tacto, difundir via audição, e, através de uma aplicação informática, assumir uma escolha de voto.

Vantagens: Leve e resistente De pequenas dimensões Utilização simples Fácil manuseamento Desvantagem: O boletim pode mover-se. Sistema de Voto

Inovação cópia Superioridade relativa face a: TopVoter (Eslovénia) e Vote-PAD (EUA) Concursos com o Estado: maior custo Voto electrónico (Brasil) Exige: Acesso à internet e software específico

Primeiros testes decorreram em Estas experiências permitiram ajustar algumas funcionalidades, contudo ainda existem aspectos a melhorar. Fase de Testes

O papel do Estado Mérito reconhecido pela Comissão Nacional de Eleições (CNE). A legislação não prevê este tipo de sistemas

Legislação e eleições Artº 49. da Constituição: 1. Têm direito de sufrágio todos os cidadãos maiores de dezoito anos, ressalvadas as incapacidades previstas na lei geral. 2. O exercício do direito de sufrágio é pessoal e constitui um dever cívico.

Legislação e eleições - como é agora.. - Acompanhamento de um terceiro; Locais com acessos difíceis; Falta de profissionais de língua gestual.

Legislação e eleições Petição do CDS-PP Nº 559/X/4 - Março de AR Assinaturas Projecto de Resolução do BE Nº 465/XI/2ª - Março de Governo

Legislação e eleições Mecanismos propostos: - boletins de voto com escrita em Braille; - tradutores de língua gestual e escrita; - rampas de acesso e mesas adequadas a todos os cidadãos.

Conclusão

Apreciação crítica Núcleo sem visão empreendedora Parceria com o DESG Visibilidade Não chega inovar, é preciso contornar obstáculos Investidores Mudança Legislativa Aperfeiçoar o sistema