APRENDER A LER EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Letramento: um tema em três gêneros
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
LETRAMENTO.
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
O QUE NOS DIZEM OS DIAGNÓSTICOS? O que é necessário realizar para que todos possam se inserir na cultura escrita? O que é possível realizar já?
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Essa sequência didática foi baseada
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE GÊNEROS
Orientação Técnica Recuperação Paralela Língua Portuguesa
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
CARACTERÍSTICAS DA SONDAGEM PROPOSTA POR FERREIRO E TEBEROSKY:
CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Linguagem, alfabetização e letramento
Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
Programa Ler e Escrever
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
Letra e Fonema Professora: Selma Sousa 6º Ano
OS ERROS ORTOGRÁFICOS MAIS COMUNS NAS SÉRIES INICIAS
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Dominar regularidades ortográficas
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Orientação Técnico-Pedagógica
18º ENCONTRO 9 de novembro de 2009 ORTOGRAFIA
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
A apropriação do sistema ortográfico
Como desenvolver os padrões da linguagem escrita com alunos que apresentam pouca fluência leitora e escritora? Aprender os padrões da linguagem escrita.
Estrutura do documento:
II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo
Alfabetização Níveis da escrita.
Estudo sobre Alfabetização – Programa Ler e Escrever
Comportamento Verbal e Linguagem
Texto Dissertativo Argumentativo
Entendimento de Texto INTRODUÇÃO Aulas 1 a 5.
Avaliação da Alfabetização
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Ano 2 Unidade 1.
PROFª Leila de Souza Ganem
1º ENCONTRO DE 2015 DA EQUIPE LOCAL DO PNAIC COM OS COORDENADORES DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ARAGUAIA.
Etapas de uma sequência didática
Novo programa Língua Portuguesa
Sugestões de Diagnóstico DA LEITURA E DA ESCRITA
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.
PROFª. Leila de Souza Ganem
Domínio da Leitura e Escrita
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
WEBFÓLIO 18º ENCONTRO MANHÃ.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
1 Os Métodos de alfabetização e as Cartilhas Leduc Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação Margareth Brainer de Queiroz Lima Eliana.
ALFABETIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

APRENDER A LER EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO Decifrar o escrito. Compreender e interpretar textos de diferentes gêneros que circulam nas práticas sociais.

APRENDER ESCREVER EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO Grafar o escrito, aprendendo a usar os instrumentos com que se escreve. Dominar as relações letra / som. Produzir textos de diferentes gêneros que circulam nas práticas sociais.

O QUE OS ALUNOS PRECISAM SABER Compreender as diferenças entre a escrita e as outras formas básicas. Reconhecer e nomear as letras do alfabeto. Escrever seu próprio nome e usá-lo como referência para escrever outras palavras, construindo a relação letra/som. Conhecer as letras no alfabeto maiúsculo (para ler e escrever) Localizar palavras em textos conhecidos Explicitar oralmente quantas sílabas tem uma palavra

O QUE OS ALUNOS PRECISAM SABER As crianças ao entrar no mundo da escrita precisam compreender tanto como a escrita representa a fala (alfabetização), como os usos sociais que se faz da linguagem escrita (letramento); Nas práticas sociais, textos bem escritos, em geral, são frutos de sucessivas versões: atividades de produção escrita precisam estar associadas a atividades de revisão e de refacção;

QUANTO AOS ASPECTOS NOTACIONAIS A intervenção mais interessante é aquela que, identificando, o que a criança já sabe e o que precisa aprender, permite a formação de duplas produtivas. A produção escrita em duplas cria situações didáticas interessantes para que a criança mobilize seus saberes não conscientes para torná-los explícitos com o intuito de convencer o parceiro.

O QUE OS ALUNOS PRECISAM SABER

MEU ALUNO ESCREVE ASSIM:

UDIA UCOVO AXO UM PEDASO DE QUEJO OLOPRASIMA E VIU UM PASARO MUTO BUNITO E FALOASIS QIPASAROBUNITO E RE ESPONDE U O PASARO CÓRO E SAIU UPE DASO DE QUEJO EARAPOSA PEGO OQUEJO RAPIDO E RAPOSA OLACENO VOCE TE VOIS MASNÃO TESABEDORIA

Diagnóstico dos padrões da escrita: Apresenta muitas dificuldades para representar sílabas cuja estrutura seja diferente de CV. OLOPRASIMA, MUTO, OLACENO, 2. Apresenta erros por interferência da fala na escrita em final de palavras. AXO, QUEJO, FALOASIS, PEGO, UPE DASO, 3. Apresenta erros por interferência da fala na escrita no radical. BUNITO, VOIS 4. Troca as letras c/ç, c/qu, r/rr, s/ss, g/gu, m/n. PEDASO, PASARO, FALOASIS, QIPASAROBUNITO 5. Troca as letras c/ç/s/ss/x, s/z, x/ch, g/j. AXO, OLOPRASIMA 6. Realiza trocas su/so 7. Revela muitos problemas na representação da nasalização FALOASIS, OLACENO, TE, MASÑAO, TESABEDORIA

Diagnóstico dos padrões da escrita: 8. Escreve com problemas de segmentação. UDIA, UCOVO, OLOPRASIMA, FALOASIS, QIPASAROBUNITO, RE ESPONDE U, EARAPOSA, UPE DASO, OQUEJO, OLACENO, MASÑAO, TESABEDORIA 9. Não segmenta o texto em frases usando letras maiúsculas e ponto (final, interrogação, exclamação). Não. 10. Não domina as regras básicas de concordância nominal e verbal da língua padrão. Não há como analisar. 11. Não emprega a vírgula no interior das frases. 12. Não segmenta o texto em parágrafos. 13. Não dispõe o texto o escrito na página (margens, parágrafos, títulos, cabeçalhos) de acordo com as convenções.

Ampliação dos recursos expressivos da linguagem escrita  Foco na edição do texto Escrever bem! Observemos como é possível editar o texto de Washington, mantendo-nos o mais próximo possível ao que ele pretendia dizer, usando apenas quatro operações de edição: Acréscimos; Substituição; Eliminação; Inversão.

Um dia um corvo achou um pedaço de queijo. [...] Ampliação dos recursos expressivos da linguagem escrita  Foco na edição do texto Escrever bem! Um dia um corvo achou um pedaço de queijo. [...] E olhou para cima e viu um pássaro muito bonito e falou assim:  Que pássaro bonito! E respondeu o pássaro:  Córo! E saiu o pedaço de queijo e a raposa pegou o queijo rápido e raposa [...]:  Olha você não... Você tem voz mas não tem sabedoria Acréscimo Eliminação / Substituição Eliminação Eliminação/ Substituição / Inversão / Acréscimo