Trabalho de Conclusão de curso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em saúde da família modalidade a distancia turma 5 MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE.
Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma nº5
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso.
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Autora: Ariannys Vazquez Pompa Orientador: Fabiana Vargas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Aluna: Olivia Parada Rondón Orientadora: Elenir Anversa
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina social
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Felícia Benevides Praxedes Pelotas 2015
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Qualificação da Atenção à Saúde de Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes mellitus na ESF IV Valim, Mostardas / RS Elsa Maria Bignotte.
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
Universidade Aberta do SUS
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Melhoria da Atenção aos Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes mellitus na UBS/ESF Jovelino Santana, Santana do Livramento-RS APRESENTAÇÃO:
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Julio Alberto Pierret Acosta
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ CURSO DE MEDICINA
Universidade Aberta do SUS
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à saúde dos hipertensos e/ou diabéticos.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade.
Universidade Federal de Pelotas
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde Da Família Turma 8 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Autor:Dr.Maikel Ramirez Valle
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Trabalho de Conclusão de curso Melhoria da atenção aos usuários com HAS e/ou DM na UBS/ESF Raimundo Hozanan de Souza, Macapá/AP Dra Aniday López Herrera Orientada: Aniday López Herrera Orientador: Linda Cristina Haas

Importância da ação programática Prevalência da HAS entre 22% e 44% na população maior de 18 anos no Brasil. Um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. DM e HAS juntas são responsáveis pela primeira causa de hospitalizações e de amputações de membros inferiores Representam 62.1% dos diagnósticos primários em usuários com IRC dializados. Entre 60% e 80% dos casos de HAS podem ser tratados na Atenção Básica. Podem ser tratadas e controladas com medicamentos de baixo custo e com poucos efeitos colaterais. Importância  da  ação  programática  

Amapá População total de 751.000 pessoas. Municípios 16. Macapá População total de 446.757 pessoas. 23 UBS, 46 ESF UBS Raimundo Hozanan População de 12.000 pessoas ( população alvo). 3 ESF

Caracterização do município Macapá Localizada às margens do Rio Amazonas Maior cidade do estado Amapá Única capital cortada pela linha do equador Não tem ligações rodoviárias com o resto do Brasil Capital do estado de Amapá. Norte do Brasil

Caracterização da Unidade Básica de Saúde População Alvo 12.000 Ao sul de Macapá, no bairro do Muca. Três ESF

Situação da ação programática antes da intervenção A população antes da nossa chegada era muito carente na área do atendimento médico Com pouca disponibilidade de consultas clínicas Baixa disponibilidade de exames complementares e atenção hospitalar, ainda seguem deficientes tanto quanto a atenção especializada Atendimento desorganizado, sem ter estabelecido a freqüência das consultas.

Objetivo Melhoria da Atenção aos Usuários com HAS e/ou DM na UBS/ESF Raimundo Hozanan de Souza, Macapá/AP.

ações realizadas. Objetivo 1 Objetivo 2 Objetivo 3 Objetivo 4 Atualizar o cadastro de Hipertensão e Diabetes em cada consulta Objetivo 1 Realização de um exame clínico adequado a todos os pacientes. Objetivo 2 Busca ativa de usuários faltosos Objetivo 3 Monitorar os registros de atendimentos dos profissionais e a adesão a ficha espelho. Objetivo 4 Realizar estratificação de risco nos usuários com HAS/DM. Objetivo 5 Orientações nutricionais, de atividades físicas, antitabagismo e saúde bucal. Objetivo 6 .

Logística utilizada Adotamos o Manual Técnico de Hipertensão e Diabetes do MS, 2006. Utilizamos a ficha de HAS/DM e a ficha espelho disponíveis pelo curso. Elaboração de ficha complementar, para coleta de informações sobre acompanhamento de saúde bucal. Utilizamos a planilha eletrônica de coleta de dados.

Objetivos, metas e resultados

Ampliar a cobertura da HAS/DM 1.1 Cadastrar 50% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. 1.2 Cadastrar 50 % dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. 14

Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e ou/ diabéticos. Objetivo 2 Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e ou/ diabéticos.

Metas 2.1 Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos cadastrados. Metas 2.2 Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos cadastrados 19

Metas 2.3 - Garantir ao 100% dos hipertensos cadastrados a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Metas 2.4 - Garantir ao 100% dos diabéticos cadastrados a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. 44

Metas 2.5 - Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Metas 2.6 - Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. 18

Metas 2.7 - Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos. Metas 2.8 - Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos.

Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa. Objetivo 3 Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa.

Buscar 100% dos diabéticos faltosos ás consultas na Unidade Básica de Saúde conforme a periodicidade recomendada. Buscar 100% dos hipertensos faltosos ás consultas na Unidade Básica de Saúde conforme a periodicidade recomendada. 2

Melhorar o registro das informações. Objetivo 4 Melhorar o registro das informações.

Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. 19 44

Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular. Objetivo 5 Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular.

Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. 44 19

Promover a saúde de hipertensos e diabéticos. Objetivo 6 Promover a saúde de hipertensos e diabéticos.

6.1 Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável ao 100% dos hipertensos cadastrados. 6.2 Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável ao 100% dos diabéticos cadastrados. 44

6.3 Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física ao 100% dos pacientes hipertensos cadastrados. 6.4 Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física ao 100% dos pacientes diabéticos cadastrados.

6.5 Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo ao 100% dos pacientes hipertensos cadastrados. 6.6 Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo ao 100% dos pacientes diabéticos cadastrados.

6.7 Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes hipertensos cadastrados 6.8 Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes diabéticos cadastrados. 44 19

Discussão Equipe Serviço Comunidade Uso da ficha espelho na pratica diária Capacitação da equipe Aumentou a integração Serviço Melhora nos registros de acompanhamento Qualificação do atendimento aos portadores Ampliação da cobertura Comunidade Atendimento de um maior número de pessoas Aprenderam a conhecer seus direitos Atendimento diferenciado e de qualidade

Conscientização da comunidade Intervenção já integrada ao serviço Conscientização da comunidade Expandir o projeto as outras equipes e outras áreas Disponibilidade de medicamentos Solucionar o problema no arquivamento dos prontuários.

Maior organização no trabalho Ganho e sistematização de conhecimentos Satisfação de conseguir melhorar o atendimento

Conseguir atingir todas as metas 100%. Envolver a todos os profissionais no estudo Expectativas iniciais Aumento de conhecimentos Adquiri novas experiências Significado como profissional Importância da integração da equipe Importância da participação comunitária Aprendizados

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota” Madre Teresa de Calcuta

OBRIGADA aniya785@ahotmail.com