Introdução A Mata de Queluz é uma das poucas e restantes áreas verdes perto da zona urbana de Massamá que constitui um habitat para uma série de espécies,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Circulação de matéria e fluxo de energia nos ecossistemas
Advertisements

FASCÍCULO 3 – ESPAÇO E FORMA
Texto 04 – A antropologia no quadro das ciências
Letramento: um tema em três gêneros
ESTUDO DAS POPULAÇÕES.
Rio Douro.
Escola Secundaria D. Dinis
Mata da Escola – Externato de Penafirme
Medida da resistência do circuito de terra
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS
Unifev Introdução à Ecologia Profa. Marisa Dionísio.
PROJETO TERRÁRIO Construindo, observando e registrando as transformações em um ecossistema!
CERRADO.
Trabalho realizado por:
Protecção e Convenção da Natureza
Escola Secundária da Ramada
OPERAÇÕES DE SUPERPOSIÇÃO
SISTEMA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
Ecologia Profª. Andréa R. Franz.
A Construção da ciência
Tópicos Especiais em Educação Musical Princípios de Educação Musical
Ecologia & Ordenamento de Pato-real no Verão
Análise de cursos de água doce
Os Macroinvertebrados sobre o nível de poluição do rio Zêzere?
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
Matinha de Queluz Queluz - Sintra
A Terra: Estudos e Representações
A água e a biodiversidade
RECURSOS GENÉTICOS VEGETAIS
Behaviorismo.
FACULDADE DE ARQUITECTURA _ Arquitectura de Gestão Urbanística 2006/2007 Sistemas de Informação Geografia Ângela Reis_6350 Carolina Fontes_6348 Teresa.
TECNICAS DE ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO CIENTÍFICO
Autor: Paulo Fernandes da Anunciação
O Que Dizem os Macro invertebrados sobre a Poluição do Rio Trancão?
Os Cervinhas Cerva – Ribeira de Pena
Introdução A Mata de Queluz é uma das poucas e restantes áreas verdes perto da zona urbana de Massamá que constitui um habitat para uma série de espécies,
Índice Introdução Introdução Introdução Introdução -Enquadramento. Teórico; -Enquadramento. Teórico;Enquadramento. TeóricoEnquadramento. Teórico -Localização;
Os Marinhos.
As políticas florestais para o desenvolvimento sustentável devem reflectir um conhecimento aprofundado das consequências das alterações climáticas Medidas.
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
Definição - A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo
O problema do emparelhamento máximo
Mata de Nª Sr.ª dos Remédios Lamego
* Este trabalho foi-nos proposto no âmbito da disciplina de Área de Projecto, cujo tema são os incêndios na ilha da Madeira. * Ao longo do trabalho iremos.
Energias renováveis e não-renováveis
Mecânica dos Solos I Prof. Francisco Leite.
Power Point feito por: Pedro Alexandre Machado Nunes Correia
Trabalho de Conclusão de Curso I 7º semestre – Direito
Immanuel Kant
Densidade de um liquido Escola Secundária da Ramada
Área com cerca de 10ha situada entre a escola e o Rio Sousa. Sobreira, Paredes. Escola EB 2,3 de Sobreira Sobreira, Porto Fernando Monteiro e Corina Esteves.
Relação interespecífica
FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA
Calendário Escola EB 2,3 Dr. Nuno Simões Vila Nova de Famalicão - Braga Natália Ferraz (CFQ e FC); Helena Rego (CN); Sérgio Freitas (GEO e AP). S. Miguel-o-Anjo.
Estrada para Bucelas Bosque de Bucelas 8.º Ano – 20 alunos Escola EB 2,3, Alto do Moinho Unhos – Loures - Lisboa Marta Castro – Ciências Naturais.
A Psicologia Experimental
Série Geográfica (espaço).
Terreiro do Paço Lisboa Projeto “Nós Propomos”
Ciências Naturais – 8.º ano
Ciências Naturais – 8.º ano
Laboratório Multimédia e Educação Ana Sofia Lima.
Professora: Carla Bertechini Faria
LIÇÕES DE URBANISMO Aula 1 por LUIZ CARLOS TOLEDO UERJ – DISCIPLINA DE URBANISMO.
Curso de Ciências Biológicas Biologia de Plantas Vasculares Licenciatura 4º Período Professor: Danilo Camargo 07 de Março de 2013 Apresentação da Disciplina.
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- PROFESSORA VANESCA 7º ANO SONDAGEM
COLÉGIO SÃO JOSÉ 6º ANO CIÊNCIAS PROFESSORA VANESCA 2016.
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Transcrição da apresentação:

Um Bosque perto de Si Subtema: Manta Morta e solo (cogumelos, animais de solo) Trabalho realizado pelos alunos: - João Aguiar Nº15 8ºJ - Mariana Mourão Nº18 8ºJ Este Trabalho foi realizado no âmbito da Disciplina de Ciências Naturais Professora: - Natália Teixeira Ano lectivo 2011/12

Introdução A Mata de Queluz é uma das poucas e restantes áreas verdes perto da zona urbana de Massamá que constitui um habitat para uma série de espécies, as quais nós tencionamos abordar no nosso trabalho (aquelas relacionadas com o subtema). Este Trabalho tem como objectivo a caracterização geográfica, geológica e ecológica da reserva natural de Queluz (Mata de Queluz), e tem como alvo prioritário de estudo a manta morta e o solo. Neste Trabalho pretendemos de igual maneira responder a uma série de perguntas relacionadas com ambos estes temas e estudar pormenorizadamente a biodiversidade desta reserva e a consequente avaliação de risco de extinção de alguma espécie.

Identificação e Localização - A Mata de Queluz, como referido na Introdução, é uma das restantes zonas verdes próximas da zona urbana de Massamá, sendo que se situa na extremidade sul do concelho de Queluz e à direita da estrada nacional IC19 como demostrado pela fotografia (em baixo). - Após uma análise detalhada desta área possibilitada pela carta militar de Portugal do Instituto geográfico do exército e através da utilização da medição por estimativa concluímos que esta área possui cerca de 20 hectares.

Estudo do Bosque Apresentamos de seguida um estudo em relação à biodiversidade da manta morta e solo e consequente avaliação de risco de extinção de alguma espécie , que será realizada por meio de um total de 6 tópicos predeterminados. 1. Fotografar a manta morta e o solo Estre primeiro tópico demonstra o trabalho inicial de investigação, na área em questão e a posterior recolha de material para investigação.

2. Localizar a presença de cogumelos e tirar fotos Infelizmente, não foi registada a existência de qualquer espécie de cogumelos. No entanto compreende- se a sua ausência por ter decorrido uma época seca e os cogumelos exigem humidade. 3. Procurar animais por baixo da manta morta e fotografar Durante esta primeira fase de investigação encontramos três animais por baixo da manta morta. 4.Recolher quatro punhados de solo para estudo posterior (tipo de solo e pH) Este quarto tópico constituiu um posterior trabalho de laboratório onde se determinou que o pH do solo era de 6, isto é , ligeiramente ácido, e que o solo se tratava de um solo franco – argiloso através de uma pequena experiência e uma posterior utilização de uma chave dicotómica para classificar a amostra de solo.

- Não se consegue um cilindro de 3 mm ……………..2 - Consegue formar esse cilindro………………..…………3 - Ao trabalhá-lo entre os dedos predomina um tacto arenoso, pouco suave……………………solo arenoso - Ao trabalhá-lo ente os dedos predomina um tacto suave, como se tratasse de pó de talco……………………………………………………........…………………………………….......solo limoso ou franco limoso– - Não predomina nem tacto suave nem tacto arenoso………………………………………..............solo franco - Ao tentar fazer um anel com o cilindro este rompe-se……………………………………………solo franco-argiloso - Consegue fazer-se um anel com facilidade…………………………………………………………………solo argiloso 5.Identificar e caracterizar as espécies de fungos a que correspondem os cogumelos Não é possível identificar ou caracterizar as espécies de fungos a que correspondem os cogumelos visto que não foram encontrados quaisquer. 6.Identificar e caracterizar as espécies de animais de solo (recolher os que não conseguirem identificar).Estimar a densidade de nº indivíduos por área. Como referido anteriormente, foram encontrados três animais de solo sendo que um deles foi identificado como um miriápode (Artrópodes) e dois deles como larvas de besouros vulgares, mas pode-se dizer que ambas estas espécies não se encontram em risco de extinção. No entanto ambos apresentam uma função de decompositores, pois ambos estão envolvidos na decomposição, um processo complexo de transformação de matéria orgânica em matéria mineral, sendo a última fase do processo de circulação da matéria dos ecossistemas e correspondente à fase de reciclagem da matéria

Conclusão Concluímos assim o nosso trabalho enfatizando a importância de manter e tratar estas restantes e cruciais áreas verdes, que se situam junto a grandes zonas urbanas e que constituem o habitat para uma série de espécies como foi comprovado pelo estudo realizado.