Melhoria da Atenção a Saúde do Paciente Hipertenso e diabético, na UBS São Francisco de Paula, Frederico Westphalen/RS Aluna: Sarah Stoffel Dal- Ri Orientadora:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da atenção à saúde.
Especializando: Santiago de León
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em saúde da família modalidade a distancia turma 5 MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso.
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em saúde da família MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DOS PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E DE.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Trabalho de Conclusão de curso
Autora: Ariannys Vazquez Pompa Orientador: Fabiana Vargas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Aluna: Olivia Parada Rondón Orientadora: Elenir Anversa
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina social
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
Universidade Aberta do SUS
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ CURSO DE MEDICINA
Universidade Aberta do SUS
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Federal de Pelotas
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma n° 8   Melhoria da Atenção.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Lenise Menezes Seerig
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Melhoria da Atenção a Saúde do Paciente Hipertenso e diabético, na UBS São Francisco de Paula, Frederico Westphalen/RS Aluna: Sarah Stoffel Dal- Ri Orientadora: Ana Luiza Parcianello Cerdótes

Introdução Cerca de 40% de toda população mundial adulta convive com a Hipertensão arterial. Já o diabetes mellitus se apresenta em um percentual de 8% da população. Cada paciente deve receber atenção individual e tratamento especifico, para isso ações coletivas como grupos e palestras são importantes para esclarecimento do paciente bem como ações individuais como avaliação de risco cardiovascular e risco de complicações

Introdução Município de Frederico Westphalen, cerca de 30.251 habitantes. Unidade de Saúde São Francisco de Paula/ESF I atende uma população de 3.000 habitantes cadastrados.

Antes do projeto e da intervenção os 300 hipertensos e os 80 pacientes diabeticos que existem na nossa área tinham pouco acompanhamento e pouca qualidade de atendimento, ou, seja, tinham pouco acompanhamento, pouca orientação, e poucos exames em dia tanto clínicos quanto laboratoriais.

Objetivo geral Melhorar o serviço de saúde aos pacientes hipertensos e diabéticos na UBS São Francisco de Paula, Frederico Westphalen,RS. Objetivos específicos Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos; Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos; Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa; Melhorar o registro das informações; Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular; Promover a saúde de hipertensos e diabéticos.

Logística Para realizar a intervenção no programa de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus vamos adotar as Diretrizes da Sociedade Brasileiras de Diabetes 2013-2014 para diabetes e a Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2010 para Hipertensão arterial, além de consensos e materiais do programa Hiperdia do Governo Federal.

Os pacientes foram cadastrados individualmente e obtiveram melhoria da qualidade de seu atendimento com exames laboratoriais e clínicos em dia e orientações em vários aspectos Com aumento de cobertura e melhor qualidade de atendimento poderemos melhorar a atenção básica em saúde dos pacientes atendidos na Unidade de saúde, bem como tratamento adequado para cada um deles.

Metodologia Objetivo 1. Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos ampliar a cobertura em 50% com qualidade total de atendimento. A avaliação e monitoramento destes dados serão realizados com o uso da ficha espelho, individual e de acompanhamento

Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos e diabéticos. Garantir a 100% dos hipertensos e diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos e diabéticos.

Objetivo 3. Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa Buscar 100% dos hipertensos e diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Toda equipe principalmente as ACS devem fazer busca ativa domiciliar a estes pacientes faltosos, a fim de orientá-los e instruí-los a comparecer nas próximas consultas/grupo de saúde.

Objetivo 4. Melhorar o registro das informações. Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Todos pacientes possuem uma ficha individual que deve ser preenchida corretamente e monitorada pela equipe de enfermagem a cada reunião do grupo de saúde.

Objetivo 5. Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Avaliar clinicamente e laboratorialmente o número de pacientes diabéticos e hipertensos cadastrados com realização de estratificação de risco cardiovascular.

Objetivo 6. Promover a saúde de hipertensos e diabéticos Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos e diabéticos. Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos. Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos. Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos.

Resultados Objetivo 1. Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos ampliar a cobertura em 50%.

Hipertensos/ Diabéticos Obtivemos resultado de 100% de cobertura. Obtivemos resultados de 91% de cobertura.

Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos

Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos e diabéticos. Obtivemos 100% de meta alcançada tanto em diabéticos quanto hipertensos

- Garantir a 100% dos hipertensos e diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Obtivemos 100% de meta alcançada tanto em diabéticos quanto hipertensos.

Obtivemos meta de 87% entre os hipertensos. - Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Obtivemos meta de 87% entre os hipertensos. Obtivemos meta de 92% entre os diabéticos.

- Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos e diabéticos. Obtivemos 100% de meta alcançada tanto em diabéticos quanto hipertensos.

Objetivo 3. Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa - Buscar 100% dos hipertensos e diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Meta alcançada em 100% pois não houveram pacientes faltosos.

Objetivo 4. Melhorar o registro das informações.

- Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Obtivemos 100% de meta alcançada tanto em diabéticos quanto hipertensos.

Objetivo 5. Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular

- Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Obtivemos 100% de meta alcançada tanto em diabéticos quanto hipertensos.

Objetivo 6. Promover a saúde de hipertensos e diabéticos

- Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos e diabéticos. Obtivemos 100% de meta alcançada tanto em diabéticos quanto hipertensos.

- Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos. Obtivemos 100% de meta alcançada tanto em diabéticos quanto hipertensos.

- Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos. Obtivemos 100% de meta alcançada tanto em diabéticos quanto hipertensos.

- Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos. Obtivemos 100% de meta alcançada tanto em diabéticos quanto hipertensos.

Resultados Obtivemos resultados extremamente positivos. Alcançamos todas as metas previstas em todos os eixos e em todos os objetivos. A qualidade de atendimento melhorou em todos os pontos em relação aos atendimentos anteriores a intervenção.

Discussão A intervenção foi grande importância para a equipe e para toda a comunidade. Conseguimos melhorar a qualidade de atendimento para a população e a equipe aprendeu e viveu momentos importantíssimos para o aprendizado de todos. Conseguimos unir e fazer laços de maior confiabilidade entre equipe e comunidade.

A intervenção vai continuar e toda equipe está preparada para continuarmos melhorando a qualidade do atendimento dos cidadãos. Vamos corrigir possíveis erros e assim melhorar e aumentar ainda mais a meta de cadastramento e qualidade de atendimento de toda a população da área coberta pela Unidade de Saúde São Francisco de Paula.

Reflexão crítica sobre seu processo pessoal de aprendizagem Minha expectativa em relação ao curso foi toda preenchida. Esperava aprender bastante sobre medicina comunitária e da família. Aprendi tudo e pude colocar em prática tudo que aprendi durante o projeto e a intervenção. Estou muito satisfeita e realizada em poder aprender a cada dia mais.

Assim como a parte teórica, em que resolvíamos casos clínicos, líamos artigos e realizávamos o projeto, foi muito importante, não posso deixar de dar importância também à parte pratica. A isso me refiro a trabalhar em um local diferente do que estou acostumada e longe da minha cidade onde já conheço os recursos para o trabalho.

Aprendi como profissional e como pessoa Aprendi como profissional e como pessoa. Em todos os momentos tive apoio de minha orientadora e de meus colegas. Estou muito grata por poder ter participado desta experiência e assim ter ganhado tanto conhecimento para a minha vida pessoal e clínica.

Obrigada pela Atenção! Catedral de Frederico Westphalen