Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Prof. Dr. Paulo Fraga da Silva
Que haja luz! Autores:Profa. Marcia Nobue Sacay; alunos; Eduarda Santana; Gabriel Bilesky; Karina Moura; Vivian Hage ; Supervisão: Profas. Marisa Almeida.
Organização Curricular da Escola
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Plano de Trabalho Docente
Reorientação curricular
Construindo uma identidade profissional
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
CURSO ONLINE DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre de 2010.
Sensibilização no IF-SC
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Projeto Energia Cursistas: Adriana Fagundes dos Santos Peres
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM
Prof. Ms. Anderson Luiz Ellwanger
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Curso de Pedagogia Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
MAPAS CONCEITUAIS.
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
“Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
Prof. MARCUS EDUARDO MACIEL RIBEIRO Prof. Dr. MAURIVAN GÜNTZEL RAMOS
Atividade física e cultura alimentar: combinação essencial em todos os ciclos da vida Douglas Carvalho Oliveira 1 Bruno Pereira da Silva 2.
Faculdade de Educação de Costa Rica
Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
FÍSICA APLICADA NAS SITUAÇÕES DO TRÂNSITO
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
Replicação Metas Curriculares de Português
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL O Professor de Educação Infantil versus os alunos especiais.
Profa. Telma Cezar CURRÍCULO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Carga horária – 80 horas Profa. Telma Cezar
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação
DISCENTES: GISELE REGIS EMANOELA FERREIRA KELLY ROCHA VIVIANE DA SILVA
Brincando, aprendendo e interagindo na Educação Infantil
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
Autoras: Elionice Lima C. Castro Raimunda Nonato C. Batista Orientadora: Terezinha Aquino PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Julho, 2010.
ATIVIDADE AVALIADA Análise de currículos Realizar a análise das propostas curriculares, considerando-as documentos fundamentais aos quais os professores.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Parâmetros Curriculares Nacionais Amanda Vivian Medeiros de Souza.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Transcrição da apresentação:

Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012 CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO O ensino de Física no quarto ano do Ensino Fundamental a partir de uma comparação sociocultural Módulo Didático Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012

Módulo Didático Assunto geral: Eletricidade Tema do Módulo: Eletricidade Número de aulas previstas: 4 horas-aula

Objetivos Criar uma atividade que fizesse com que alunos das séries iniciais desenvolvessem, de maneira mais precoce, interesse em aprender conteúdos de Física. Identificar o significado das inscrições em pilhas, lâmpadas e baterias; Debater com os estudantes sobre o funcionamento dos brinquedos que utilizam pilhas e baterias; Demonstrar o funcionamento da instalação elétrica nas residências. Utilizar um objeto de aprendizagem para estudar como funciona um circuito elétrico.

Fundamentação Teórica Aprendizagem Significativa de Ausubel. Teoria construtivista de Vygotsky. Três momentos pedagógicos de Angotti e Delizoicov. Halliday, Resnick, Walker.

1a Aula Apresentação do Questionário Inicial e desenvolvimento da leitura das Histórias em Quadrinhos Aplicar o questionário inicial. Entregar as histórias em quadrinhos para os alunos organizados em grupos e deixar que leiam e comentem com os colegas. Apresentação dos grupos contando as suas próprias histórias. Entrega do questionário para os pais.

Questionário inicial 1) Explique com as suas palavras o que é eletricidade? Você pode utilizar um desenho para deixar mais clara a sua explicação. 2) Onde você utiliza a eletricidade no seu dia a dia? Cite alguns exemplos. 3) Você costuma utilizar o computador com frequência? Se sim, o que você costuma fazer nele?

Histórias em quadrinhos

Questionário para os pais

2a Aula Manusear os objetos trazidos de casa (em grupo de até 5 alunos) como pilhas, baterias, brinquedos, lâmpadas e outros objetos com o intuito de identificar constantes como resistência elétrica, voltagem, corrente elétrica e potência elétrica e deverão preencher a tabela 1.

Tabela 1 Preencha a tabela abaixo, utilizando os dados encontrados nas lâmpadas, pilhas, baterias e brinquedos utilizados em sala de aula.

3a Aula Demonstração de um circuito elétrico montado em série e outro em paralelo para os alunos perceberem qual a relação com os circuitos elétricos de suas residências. Solicitar aos alunos que produzam a sua própria história em quadrinhos sobre o tema eletricidade. Retomar as questões da problematização inicial.

Quadrinhos Utilizando os conceitos estudados nos encontros anteriores, escreva você mesmo, uma história em quadrinhos nos espaços abaixo  

4a Aula Realizar a atividade proposta utilizando um Objeto de Aprendizagem do tipo simulação. Disponível em http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/circuit-construction-kit-ac-virtual-lab. Retomar as questões da problematização inicial.

Atividade inicial

Atividade livre

Referências bibliográficas ANDRÉ, M. E. D. A.; LUDKE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.   AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva, Tradução de Ligia Teopisto. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003. BRASIL (1996). Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei no 9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, MEC, 1996. BRASIL. PCN+ Ensino Médio: Orientações educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasilia: Ministério da Educação Média e Tecnológica, 2002. 144p. BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências da natureza Matemática e suas Tecnologias. Vol 2. Brasilia: Minitério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2006, 135p. BULEGON, A. M. Potencialidade dos experimentos na aprendizagem significativa dos conceitos físicos de hidrostática. Dissertação de Mestrado. Santa Maria, RS/BRA: Curso de mestrado profissionalizando em Ensino de Física, Centro Universitário Franciscano. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. Coleção magistério. 2º grau. Série geral. São Paulo: Cortez, 1991.

DELIZOICOV, D. ; ANGOTTI, J. A. ; Pernambuco, M. M DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; Pernambuco, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009. HALLIDAY. RESNICK. WALKER. Fundamentos da Física: Eletromagnetismo. Vol 3. 4a ed. Livros técnicos e científicos S.A.1996. LDB - Lei de Diretrizes e Base, Lei Federal nº. 9.394, 20 de dezembro de 1996. MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília:Editora Universidade de Brasília, 1999a. MOREIRA, M. A. Mapas conceituais & diagramas V. Porto Alegre: Ed. do autor, 2006. REGO, T. C. Vygotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 20a ed. Editora Vozes, 2009. VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 6a ed. Martins Fontes, 1998.