Protocolo de Kyoto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese Acadêmica.
Advertisements

MADEIRA ENERGÉTICA BNDES Rio de Janeiro, 29 de maio de 2007 Mudança do Clima Luiz Gylvan Meira Filho Pesquisador Visitante Instituto de Estudos Avançados.
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
Protocolo de Quioto.
Importante instrumento na luta contra as alterações climáticas. Compromisso assumido pela maioria dos países industrializados de reduzirem em 5%, em média,
Protocolo de quioto.
Importante instrumento na luta contra as alterações climáticas. Os países industrializados têm de reduzir em 5%, em média, as suas emissões de determinados.
NEUTRALIZAÇÃO DE EMISSÕES DE POLUENTES
Escola Básica Integrada da Quinta do Conde
O mercado dos créditos de carbono
Programa UFBA Ecológica
Terra, Planeta Vida: Biodiversidade
Alterações e desastres ambientais Causas e consequências
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
Meio Ambiente.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia!
Eco-92.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
QUÍMICA NO COTIDIANO: ambiente I
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
PEMC Política Estadual sobre Mudanças Climáticas (PL 001/2009) Oswaldo Lucon Assessor Técnico (Energia e Mudanças Climáticas) – SMA / SP.
EFA – NS Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário
O Protocolo de Quioto é um acordo, entre os vários estados, sobre a defesa das Nações Unidas, que visa diminuir substancialmente as concentrações dos.
1. INTRODUÇÃO: OBJETIVO EPECÍFICO: OBJETIVO GERAL: POPULAÇÃO: 2.
Fluxos e fontes de energia
3 Analisar perturbações ambientais Habilidades
INFORMATIVO IRANI ESPECIAL II 18/09/06. Ver mais Celulose Irani autorizada a vender créditos de carbono A Celulose Irani S/A é a primeira empresa.
LGN 478 – Genética e Questões Socioambientais
Gustavo Camargo da Silva Igor Raineri Nunes João Pedro Cabral
ANÁLISE DO PROTOCOLO DE KYOTO E MERCADO DE CRÉDITOS DE CARBONO NO CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL Autores: Dejuste, André Moraes Almeida, Augusto César Dias,
Ana Carolina Fonseca Ana Caroline Frigini Caroline Colatti Felipe Freires Luiz Felipe Vieira Professora: Tatiana Oliveira Costa Gestão Ambiental.
COMBUSTÃO, EFEITO ESTUFA E ENERGIA ALTERNATIVA Prof.MSc. Arthur M.A.
O Efeito de Estufa. Índice Páginas: “Porque se diz que a Terra é uma grande Estufa?”…..Pág.3 “Porque se diz que a Terra é uma grande Estufa?”…..Pág.3.
QUEM SOMOS  Através do Projeto Coworking Ambiental, criamos o projeto Negócio Consciente, formado por uma equipe de profissionais autônomos composta.
RESSALTA-SE, TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DA FIXAÇÃO DE METAS DE SUSTENTABILIDADE (PESSOAIS E EMPRESARIAIS) PARA A PRÁTICA DO CONSUMO CONSCIENTE.
CLIMA FRIO E AQUECIMENTO GLOBAL NOMES: Thiago Fujinaga e Victor Rafael.
Recomendações para o marco regulatório de Redd no Brasil André Lima Advogado, Coordenador de Políticas Públicas.
Aluna: Adrielly Gama e Amanda Almeida
Mudanças Climáticas Efeito Estufa e Aquecimento Global
Ambiente e Sociedade Aquecimento Global.
Reunião de instalação – CT9
Os efeitos da PEC do teto de gastos sobre os estados
Sustentabilidade: imprescindível para exportar e crescer
Energias renováveis em Portugal
Energia.
FLORESTA, CICLO DO CARBONO E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
FELIZ DIA DOS NAMORADOS
Mudanças Climáticas: AGRICULTURA
CT Energia : Objetivo e Direcionamento
SOBRE NÓS. SOBRE NÓS Um ano extraordinário para a Humanidade e para o Planeta! Chamado à Ação 2015 Um ano extraordinário para a Humanidade e para.
Inovações científicas
Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional visando o Desenvolvimento Sustentável Introdução.
Mercado de credito de carbono, o que é ? E como funciona ? Entenda
; ANÁLISE DAS EMISSÕES DE POLUENTES DURANTE O PERÍODO DE AQUECIMENTO DE MOTORES DIESEL   COSTA, Naiara Lima¹ FERRARI, Letícia.
Problemas Ambientais Urbanos
Energias alternativas: Regulação do Biogás e Biometano
Marketing Socioambiental
GASES ATMOSFÉRICOS Bruna Lopes Guy Jann Terra.
Ciências da Natureza e suas
Conferência de Joanesburgo
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Camada de Ozônio é responsável por filtrar os raios ultravioleta emitidos pelo sol que atingem a Terra.
3º ANO Material de apoio – consulta e aprofundamento
Políticas para a redução dos impactos ambientais
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE Consumo e Eficácia Energética
1 GHG Protocol no contexto ambiental brasileiro: histórico e tendências Autores: Luiz Carlos Rusilo Antonio Vico Mañas.
Anais Marciano Camila Espezio de Oliveira Nathalie Pie
Projeto Condição de Pagamento
Por que reportar ao Pacto?
Transcrição da apresentação:

Protocolo de Kyoto

O Protocolo de Kyoto é um instrumento internacional, ratificado em 15 de março de 1998, que visa reduzir as emissões de gases poluentes. Estes, são responsáveis pelo efeito estufa e o aquecimento global. O Protocolo de Kyoto entrou oficialmente em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005, após ter sido discutido e negociado em 1997, na cidade de Kyoto (Japão).

No documento, há um cronograma em que os países são obrigados a reduzir, em 5,2%, a emissão de gases poluentes, entre os anos de 2008 e 2012 (primeira fase do acordo). Os gases citados no acordo são: dióxido de carbono, gás metano, óxido nitroso, hidrocarbonetos fluorados, hidrocarbonetos perfluorados e hexafluoreto de enxofre. Estes últimos três são eliminados principalmente por indústrias. A emissão destes poluentes deve ocorrer em vários setores econômicos e ambientais. Os países devem colaborar entre si para atingirem as metas. O protocolo sugere ações comuns como, por exemplo: - aumento no uso de fontes de energias limpas (biocombustíveis, energia eólica, biomassa e solar); - proteção de florestas e outras áreas verdes; - otimização de sistemas de energia e transporte, visando o consumo racional; - diminuição das emissões de metano, presentes em sistemas de depósito de lixo orgânico; - definição de regras para a emissão dos créditos de carbono (certificados emitidos quando há a redução da emissão de gases poluentes).

Resultados do Protocolo de Kyoto após 10 anos Em 2015 completou 10 anos da entrada em vigor do acordo mundial que visa reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Porém, dados divulgados em fevereiro de 2015 apontam que o acordo não atingiu seus objetivos iniciais, pois entre os anos de 2005 e 2012 houve um aumento da emissão mundial destes gases em 16,2%. Por outro lado, especialistas em clima afirmam que o pacto gerou alguns benefícios. Estes estudiosos dizem que se não houvesse o Protocolo de Kyoto, as emissões de gases do efeito estufa teriam sido muito maiores, aumentando os efeitos nocivos do aquecimento global no planeta. O protocolo também foi benéfico no sentido de incentivar a adoção de medidas governamentais práticas como o objetivo de diminuir os impactos climáticos negativos. Também foi positivo, pois alertou a população mundial para o problema das mudanças climáticas, além de estimular o uso de fontes de energia limpa (eólica e solar). Vale lembrar que o Protocolo de Kyoto ainda está em vigor, pois houve o estabelecimento de novas metas que deverão ser alcançadas até o ano de 2020. O grande problema é que, até o começo de 2015, apenas 23 países tinham aderido aos novos objetivos do acordo.