Seleção e organização de conteúdos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Somos feitos de quê? ciências 8º anO
Advertisements

Desenvolvimento Humano Professora Marina Corbetta Benedet.
A célula, unidade na constituição dos seres vivos
Física Geral e Experimental I Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Professor Cris Oliveira
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Introdução ao Comportamento Organizacional
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS APLICADOS ÀS IFES

BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
Temas Transversais no ensino de Ciências e Biologia
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Apostila de Práticas Investigativas
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
Níveis de Organização META OBJETIVOS
Organização biológica
Disciplinas Optativas
EPIDEMIOLOGIA.
Currículo e planejamento
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Pesquisa em Psicologia
METODOLOGIA DE PESQUISA
Avaliação da aprendizagem
Para onde estão indo nossos alunos?
DNA: panorama histórico
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
O que é Educação Ambiental?
Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Marcel Matias
DEFINIÇÃO Pathos: doença. Logos: estudo. Estudo das alterações estruturais e funcionais nas células, tecidos e órgãos visando explicar os mecanismos.
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Professor Fabio Moreira Curso de Biblioteconomia
Conteúdo Módulo 2 Capítulo 1: Introdução ao estudo da Biologia;
Caminhos de formação Objetivo do curso CIÊNCIAS NATURAIS
BIO - 2 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204
Características gerais dos seres vivos
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151.
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Enfoque sistêmico na agricultura Fundamentos Estatísticos
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
PROJETOS E RELATÓRIOS PASSO A PASSO: ESTRUTURA E ETAPAS
INTERAÇÕES DA VIDA Profa. Maria Paula
Introdução à Engenharia Bioquímica
O que é Estatística? Introdução ao CEQ
ORGANISMO.
O que é Educação Ambiental?
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA– INTEGRAL – 46300/200 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QFL4705 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL4705
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º EDF0290 ou EDF0292 ou EDF0294 ou EDF0296 ou.
Enfoque sistêmico na agricultura Fundamentos Metodológicos
Características Gerais Dos Seres Vivos.
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
Disciplinas Optativas
Disciplinas Optativas
METODOLOGIA CIENTÍFICA I
Ciências Níveis de organização
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução.
EVOLUÇÃO.
Disciplinas Optativas
Metodologia do Ensino de Física I
PROJETO DE PESQUISA.
Transcrição da apresentação:

Seleção e organização de conteúdos Aula 9 24/outubro/2016 Referência: Krasilchik, 2004

Concepção de conteúdos Conceitos Procedimentos Atitudes

Concepção de conteúdos Conceitos Procedimentos Atitudes

Decisões de planejamento Abrangência – o que ensinar Sequência – qual a melhor ordenação Relação com outras disciplinas

Abrangência Conhecimento em expansão Transformações da biologia Descrição de conhecimentos qualitativos Processos experimentais (bioquímica, estatística, etc.) Biologia molecular, genética de populações, evolução Ecologia, conservação, biotecnologia

Escolha de prioridades Assunto Básico Pré-requisito Atual Interessante desinteressante antigo Isolado Marginal

Sequência Inúmeras possibilidades: Do mais simples ao mais complexo Dos aspectos práticos aos teóricos Dos conhecimentos fundamentais aos periféricos

Exemplo do BSCS Versão Azul (Bioquímica) Versão Verde (Ecológica) Átomos, moléculas, células, tecidos, organismos, comunidades ecossistemas Versão Verde (Ecológica) Ecossistemas, comunidades populações, células, partículas e moléculas Versão Amarela (Celular) Célula, seus constituintes e funções, formas de organização em tecidos, órgãos, e indivíduos.

Outras sugestões Natureza do comportamento animal, estruturas e funções dos organismos, órgãos, tecidos, células e moléculas Aplicação da biologia à vida diária, como tópicos de higiene, microbiologia, genética e agricultua e, a partir daí, seguir para a análise dos fenômenos nos vários níveis de roganização: comunidade, população, indivíduo, órgão, tecido, célula.

Princípios que regem sequências de conteúdo Sequências relacionadas ao mundo Organização dos conteúdos e relações entre os fenômenos são ordenadas como ocorrem na natureza ou no tempo. Exemplos: membrana, citoplasma, núcleo raiz, caule, folha lamarckismo, darwinismo, neodarwinismo

Sequências relacionadas ao conceito Tomam como base a estrutura da disciplina e a organização dos conceitos; o tema central são os conceitos fundamentais. A necessidade de pré-requisitos para a compreensão de conceitos. Exemplo: Meiose antes das leis de Mendel

Sequências relacionadas à investigação Inclui descrições de como os pesquisadores trabalharam e aspectos do desenvolvimento da pesquisa, contexto, fatores sociais, etc. Exemplo: Convites ao raciocínio (natureza da ciência, obtenção de dados, experimentação, controle, hipótese, definição do problema) Enfoque de história da ciência

Sequências baseadas no que se sabe sobre psicologia da aprendizagem Sequências baseadas na utilização do conhecimento Organizadas de acordo com a necessidade futura dos alunos. estatística – genética vidraria e balança - química

exercício

SEE-SP

Exercício Que princípio rege a organização dos conteúdos propostos para o primeiro bimestre do segundo ano? Proponha uma outra sequência para o mesmo tema. Indique que princípio está priorizando.