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Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social   Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Melhoria da Atenção à Saúde dos Idosos na Estratégia Saúde da Família Sede, Pureza-RN Aluno:Márcio Rodrigo De Macedo Orientadora: Zênia Monteiro Guedes dos Santos

Apresentação

Importância da Ação Programática Atenção do Idoso Agravos crônicos não transmissíveis Possível promotor de processo incapacitante Afeta a qualidade de vida Prevenível  Acompanhamento frequente Independência do usuário

Análise situacional

Situação do Município de Pureza/RN Localização: Noroeste do Rio Grande do Norte 59 km da capital, Natal. População: 8.432 habitantes (IBGE, 2010) Fonte de Renda: 52% programas assistencialistas Distribuição: 65% zona rural Possui 3 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 1 hospital Possui 1 Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)

Situação da UBS - Sede Engloba toda zona urbana de Pureza/RN 1.220 famílias 380 idosos Possui um distrito rural Espaço limitado (casa alugada) Ausência de ambientes úteis a UBS (expurgo, sala de procedimentos)

Equipe da UBS - Sede Médico Enfermeiro Técnico em enfermagem Dentista Técnico em odontologia Nutricionista Recepcionista 8 Agentes Comunitários de Saúde

Situação da ação programática antes da intervenção Não havia direcionamento: Relação dos idosos como diabéticos e hipertensos Acompanhamento básico e curativista; Monitoramento ausente.

objetivos

Objetivo Geral Melhoria da Atenção à Saúde dos Idosos na ESF Sede, Pureza-RN

Objetivos Específicos Ampliar a cobertura do Programa de Saúde do Idoso; Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde; Melhorar a adesão dos idosos ao Programa de Saúde do Idoso; Melhorar o registro das informações; Mapear os idosos de risco da área de abrangência; Promover a saúde dos idosos.

Metodologia

Monitoramento e avaliação Registro em planilha de coleta de dados Normas de qualidade de atendimento Atualização semanal da planilha Preenchimento da ficha espelho Realização de busca ativa aos faltosos Visitas domiciliares aos acamados e com dificuldades em locomoção

Organização e gestão do serviço Atendimento dividido por microárea Acolhimento do primeiro contato Caracterização da necessidade da atenção Aperfeiçoamento da prática em reuniões mensais

Engajamento público Grupo de multiplicadores Palestras Disseminar orientações Reunião mensal Livre participação Palestras Conversas individuais em atendimentos

Qualificação da Prática Clínica Ficha espelho e Planilha de Coleta de Dados Análise multidimensional Rápida e fragilização da velhice Exame físico apropriado Rastreamento e seguimento de diabetes e hipertensão Idosos Acamados ou com problemas em locomoção Estratificação de risco (Escore de Framingham) Exames complementares Medicamentos da Farmácia Popular Serviço Odontológico

Logística

Base protocolar: Caderno de atenção Básica – Envelhecimento e Saúde na pessoa idosa, 2006. Preenchimento de cartão do idoso e ficha espelho em cada contato com o serviço Atendimento semanal: 20 idosos Planilha de coleta de dados com preechimento semanal Palestras semanais Reuniões mensais com equipe e multiplicadores

Resultados

Ampliar a cobertura do Programa de Saúde do Idoso Meta: 63,2% Resultado alcançado: 77,6% Fonte: UBS - Sede

Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde Indicador 2.1: Proporção de idosos com Avaliação Multidimensional Rápida em dia Meta: 100% Resultado alcançado: 100% Indicador 2.2: Proporção de idosos com exame clínico apropriado em dia; Indicador 2.3: Proporção de idosos hipertensos e/ou diabéticos com solicitação de exames complementares periódicos em dia;

Indicador 2.4: Proporção de idosos com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular priorizada; Meta: 100% Resultado alcançado: 100% Indicador 2.5: Proporção de idosos acamados ou com problemas de locomoção cadastrados; Indicador 2.6: Proporção de idosos acamados ou com problemas de locomoção com visita domiciliar; Indicador 2.7: Proporção de idosos com verificação da pressão arterial na última consulta;

Indicador 2.8: Proporção de idosos hipertensos rastreados para diabetes; Meta: 100% Resultado alcançado: 84,3% Fonte: UBS - Sede

Indicador 2.9: Proporção de idosos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico; Meta: 100% Resultado alcançado: 31,9% Fonte: UBS - Sede

Indicador 2.10 Proporção de idosos com primeira consulta odontológica programática; Meta: 100% Resultado alcançado: 23,4% Fonte: UBS - Sede

Melhorar a adesão dos idosos ao Programa de Saúde do Idoso Indicador 3.1: Proporção de idosos faltosos às consultas que receberam busca ativa Meta: 100% Resultado alcançado: 100% Fonte: UBS - Sede

Melhorar o registro das informações Indicador 4.1: Proporção de idosos com registo na ficha espelho em dia; Meta: 100% Resultado alcançado: 100% Indicador 4.2 Proporção de idosos com Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.

: Mapear os idosos de risco da área de abrangência Indicador 5.1: Proporção de idosos com avaliação de risco para morbimortalidade em dia; Meta: 100% Resultado alcançado: 97,3% Fonte: UBS - Sede

Indicador 5.2: Proporção de idosos com avaliação de rede social em dia; Meta: 100% Resultado alcançado: 100% Indicador 5.3: Proporção de idosos com avaliação para fragilização na velhice em dia.

Promover a saúde dos idosos Indicador 6.1 Proporção de idosos que receberam orientação nutricional para hábitos saudáveis; Meta: 100% Resultado alcançado: 100% Indicador 6.2 Proporção de idosos que receberam orientação sobre prática regular de atividade física;

Indicador 6.3 Proporção de idosos com orientação individual de cuidados de saúde bucal em dia. Meta: 100% Resultado alcançado: 78,4% Fonte: UBS - Sede

Discussão

Ações previstas e realizadas Maioria dos objetivos realizados Registro completo Qualidade na atenção Avaliação de Risco Adesão Promoção à saúde

Ações previstas e não realizadas Saúde Bucal Problemas de saúde do profissional dentista Exames complementares e referências especialistas Engurgitamento do sistema Visão conservadora

Aspectos relativos à coleta e sistematização dos dados Dificuldades iniciais Sanadas com qualificação do conhecimento Discussões para melhoria e planejamentos futuros

Viabilidade e incorporação das ações à rotina dos serviços Projeto aclamado pela população Boa aceitação Equipe interessada em manter a ação na rotina da UBS.

Obrigado!