CEI – Comunidade dos Estados Independentes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
Advertisements

União Europeia para os mais novos
Trabalho de Geografia sobre o MERCOSUL Alunas: Gabriela Samara Lozekam Luciana Rosset 1 Imagem 1. Disponível em:. Acesso em: 06/03/2016.
Trabalho sobre blocos econÔmicos: alca e pacto andino
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.
BLOCOS ECONÔMICOS Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em.
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Suíça. SUÍÇA: Capital: Berna Moeda: Franco Suíço Nacionalidade: Suíça Idiomas: Depende da região Alemão: (63.5%)Suíça Germanófona Francês: (22.5%) Parte.
F2 Módulo 27. Foi fundada oficialmente a 24 de Outubro de 1945 em São Francisco, Califórnia, por 51 países, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Escola Estadual Dr Marthinhos Marques Prof : Edna e Marilza Coordenadora : Eliana Aluna : Tailaine 9º Ano B Tema : Arte Contemporânea.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Instituições da União Europeia Trabalho realizado por: Beatriz Jacob nº5 Mafalda Rosado nº12 Paula Matos nº32.
Bloco Econômico SADC: Comunidade para Desenvolvimento da África Austral Southern Africa Development Community.
PERCURSO 3 – Organizações internacionais mundiais.
Sumário Panorama do comércio exterior brasileiro
Rússia e CEI Fim da União Soviética (1991)  15 Países Independentes:
CAPÍTULO 4 – NOVA ORDEM MUNDIAL E BLOCOS ECONÔMICOS
CEI: aspectos regionais
Blocos econômicos.
INTRODUÇÃO A ECONOMIA DE EMPRESA
NOVAS ORGANIZAÇÕES E GRUPOS INTERNACIONAIS
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
COMÉRCIO EXTERIOR 4. internacionalização de empresas
CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL
ORGANISMOS INTERNACIONAIS
INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA
A 1º Guerra Mundial.
ECONOMIA INTERNACIONAL
BLOCOS ECONÔMICOS REGIONAIS
O mundo em blocos Desde que os países europeus ocidentais optaram pela integração econômica para enfrentar a concorrência dos Estados Unidos, no mundo.
Profa. Nina Ranieri TGE II
GEOPOLÍTICA DA EUROPA CIC/2017 – 3EM.
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
Nafta – sigla em inglês para Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
Blocos econômicos Blocos econômicos
ECONOMIA INTERNACIONAL
SÍMBOLOS DO COOPERATIVISMO
URSS.
A liberdade guiando o povo
Situação de Aprendizagem 4 Globalização e Regionalização Econômica A VELHA E A NOVA ORDEM MUNDIAL BIPOLARIDADE E MULTIPOLARIDADE 3º ANO Ensino Médio –
Globalização e blocos econômicos
Quiz – Globalização e blocos econômicos
DIREITO PÚBLICO E DIREITO PRIVADO (CRITÉRIOS DE DISTINÇÃO)
Os diferentes níveis de desenvolvimento
GLOBALIZAÇÃO & BLOCOS ECONÔMICOS.
O FIM DA GUERRA FRIA.
Instituições europeias
UNIÃO EUROPEIA PROCESSO DE EVOLUÇÃO.
Magistradas Judiciais e do Ministério Público
Geografia – Professor Fernando
Organização das Nações Unidas - ONU
A UNIÃO EUROPEIA.
BLOCOS ECONÔMICOS MERCOSUL, UNASUL, ALCA
O Outro lado da globalização
Ensino Médio HISTÓRIA Revolução Russa Aula 2.
Organizações internacionais
A GRANDE DEPRESSÃO.
O Parlamento Europeu, a voz dos cidadãos
Caracterização dos diferentes grupos de países a nível económico
Década de 70 As instituições europeias tornam-se mais democráticas
(relação interpessoal)
Fundada em 15 de março de 1946, no Rio de Janeiro (73 anos de trajetória)
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Transcrição da apresentação:

CEI – Comunidade dos Estados Independentes Países membros: - Rússia - Belarus - Cazaquistão - Azerbaijão - Tadjiquistão - Armênia - Quirguistão - Uzbequistão - Moldávia - Ucrânia  - Turcomenistão Profº:Ronaldo – Geografia 8ªB Deusimar Nascimento Nº03 Guilherme Henrique Nº10 Leonardo França Nº16

Países que constituem a CEI - mapa A Geórgia integrou a CEI entre os anos de 1993 e 2009. Após a guerra da Ossétia do Sul, o parlamento da Geórgia decidiu a retirada do país da comunidade.

A Comunidade dos Estados Independentes (CEI) é uma organização governamental fundada no dia 8 de dezembro de 1991, composta pelas antigas repúblicas soviéticas e, de certa forma, sucessora parcial da antiga União Soviética. Inicialmente esta comunidade estava composta por três membros: Bielorrússia, Ucrânia e Rússia. O emblema simboliza a aspiração por uma sociedade igualitária, unidade paz e estabilidade, além da cooperação entre os membros para se chegar à prosperidade. O fundo azul, comum em diversas bandeiras internacionais, representa o céu e a paz. O círculo amarelo significa luz e vida.

Os membros da CEI atuam como estados independentes Os membros da CEI atuam como estados independentes. À unidade central, formada de modo semelhante à Comunidade Econômica Europeia (atual União Europeia), foi conferida uma autoridade limitada, que inclui o estabelecimento de uma esfera econômica comum e a coordenação na política exterior e imigração, a proteção do meio ambiente e a luta contra os delitos. Estônia, Lituânia e Letônia (Países Bálticos) não quiseram participar da CEI desde sua fundação. Estes países optaram por romper totalmente o vínculo com a Rússia, pois foram muito oprimidos pela Rússia desde a Segunda Guerra Mundial

Países Bálticos

Sobre a CEI A CEI não é um bloco econômico, pois não há acordos e políticas comerciais comuns entre os países membros. Além de não haver integração econômica, não há também legislação comercial comum, assim como redução ou isenção de tarifas alfandegárias entre os países membros. Os acordos de livre comércio que ocorrem geralmente são bilaterais.

Objetivos - Estabelecer diálogos nas áreas econômica, política e militar entre os países da CEI; - Possibilitar a cooperação entre os países membros, principalmente em termos de democratização e prevenção ao crime; - Definição de política externa e de defesa comuns.

Noticia - Ucrânia decide deixar a CEI e passa a exigir vistos para russos A Ucrânia anunciou quarta-feira (19/03/2014) que vai deixar a CEI (Comunidade de Estados Independentes, que reúne a maioria dos países da extinta União Soviética), da qual é a atual presidente, e exigirá vistos de entrada para cidadãos russos. As informações foram divulgadas pelo secretário do Conselho de Segurança Nacional e Defesa, Andrei Parubi.

Sede da CEI – Minsk, Bielorrússia Minsk ou, na sua forma aportuguesada, Minsque é uma cidade da Bielorrússia, capital e maior cidade do país e sede da Comunidade de Estados Independentes.