Empresa 2.0 com Softwares Livres Gerência Executiva da Fábrica de Soluções Luiz Fuzaro Diretoria DISIS Sérgio Rosa
Agenda Redes Sociais Histórico Teorias Web 2.0 Empresa 2.0 Softwares Livres Implementação POC Cobra Benefícios
Redes Sociais
Redes Sociais - Histórico 1455 – Imprensa 1856 – Telefone 1890 – Rádio 1895 – Cinema 1939 – Televisão 1985 – Internet
Redes Sociais
Redes Sociais - Teorias Número de Dunbar Seis Passos Efeito Rede Web 2.0
Redes Sociais
"Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva" Tim O'Reilly Web 2.0
Web 2.0 Regras Tecnologias e interfaces Conteúdo Mídias
Web 2.0 – Regras O beta perpétuo - não trate o software como um artefato, mas, um processo de comprometimento com seus usuários. Pequenas peças frouxamente unidas - abra seus dados e serviços para que sejam reutilizados por outros. Reutilize dados e serviços de outros. Software acima do nível de um único dispositivo - não pense em aplicativos que estão no cliente ou servidor, mas desenvolva aplicativos que estão no espaço entre eles. Lei da Conservação de Lucros, de Clayton Christensen - lembre-se de que em um ambiente de rede, APIs abertas e protocolos padrões vencem, mas isso não significa que a idéia de vantagem competitiva vá embora. Dados são o novo “Intel inside” - a mais importante entre as futuras fontes de fechamento e vantagem competitiva serão os dados, seja através do aumento do retorno sobre dados gerados pelo usuário, sendo dono de um nome ou através de formatos de arquivo proprietários.
Web 2.0 – Tecnologia e Interface Internet como Plataforma Web Services Ajax RSS XML REST SaaS GPS
Web 2.0 – Conteúdos Colaborativo Participativo Localizado Marketing CGM (Consumer-Generated Media) Opinião / Crítica
Web 2.0 – Mídia Wikis Podcasts Blogs Sites Sociais Orientado a Conteúdos Social Links Vídeos e Fotos Produtos Música Microblog e ambiente Twitter Instant Messaging VoIP
“Empresa 2.0 é a utilização de plataforma de softwares sociais emergentes nas empresas, ou entre as empresas e seus parceiros ou consumidores” Andrew McAfee Associate Professor Harvard Business School Empresa 2.0
Empresa 2.0 Processos de negócios Infra-estrutura Softwares Comunicação Colaboração Virtualização
Empresa 2.0 – Processos de Negócio Equipes Virtuais. Terceirização de serviços (non-core). Distribuição de trabalhos. (skill, value, time, geo) Comunicação multi-canais com consumidores. Flexibilidade de quadro de recursos.
Empresa 2.0 – Infra-estrutura IaaS Cloud Computing Serviços de Armazenamento Outsourcing SaaS Bancos de dados compartilhados
Empresa 2.0 – Softwares Portais Blogs Wikis Forum Content managers Mashup /API Instant messagers VoIP Presence
Empresa 2.0 – Comunicação Unificada Multi-Canais (assincrona e real-time) RSS Blogs IM VoIP Mobile / SMS Painel de atividades (DashBoard) Detecção de Presença e Atividades
Empresa 2.0 – Colaboração Wiki Gerenciadores de arquivos (content manager) Workflow Groupwares SubVersion Softphone Instant Messaging Microblog
Empresa 2.0 – Virtualização Multi-acesso (mobilidade, vpn, Homework) Grupos de trabalho virtual Ambientes de Trabalho On-Demand
Software Livres Elgg Noosferu Laconica Jabber (xmpp) Asterisk http://elgg.org/ Noosferu http://www.colivre.coop.br/Noosfero/WebHomePtbr Laconica http://laconi.ca/trac/ Jabber (xmpp) http://www.jabber.org/ Asterisk http://www.asterisk.org/ Alfresco http://www.alfresco.com
Elgg – POC – Cobra Tecnologia
Elgg – POC – Cobra Tecnologia
Elgg – POC – Cobra Tecnologia
Elgg – POC – Cobra Tecnologia
Elgg – POC – Cobra Tecnologia
Elgg – POC – Cobra Tecnologia
Elgg – POC – Cobra Tecnologia
Benefícios Mensuráveis Redução do número de e-mails Melhoria da comunicação Interna Externa Rapidez no acesso às informações Aumento da Colaboração Atrair melhores recursos Agregação (DashBoard)
Benefícios não mensuráveis Maior inovação pelo relacionamento com público. Aumento da retenção de clientes. Atrair melhores recursos humanos.
Obrigado Luiz Fuzaro luiz.fuzaro@cobra.com.br