Regionalização do Espaço Brasileiro-2º Sem/2016

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O regional natural Regionalização do Espaço Brasileiro
Advertisements

DINÂMICA ESPACIAL CONTEMPORÂNEA – PARTE II
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
A gênese geoeconômica do território brasileiro
Geografia Regional do Brasil A dimensão temática: O recorte temático da ordem e, portanto, a reordenação da ordem; Uma construção sintética; O sentido.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Aspectos politicos da América Latin Aspectos politicos da América Latinaitiva do capital e, após a existência de um curto período de capitalismo concorrencial,
CASO MEDPOR Ana Valente Carina Correia Inês Frazão Maria Correia Valéria Reyes GC2.
Aula 12 - Ordem da Revolução industrial Segunda metade do século XIX Europa Ocidental e EUA Expansão da Revolução Industrial (2° Rev. Industrial) (período.
GEOGRAFIA – 9.O ANO LICEU ALBERT SABIN A SUPERPOTÊNCIA MUNDIAL- EUA.
O Sertão Central tem 1,9% da população do Estado e o seu PIB representa apenas 1% do PIB Estadual. PE R$ 5,7 mil/ano Sertão Central R$ 2,9 mil/ano PIB.
Trabalho de Geografia sobre Ruanda
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS E ESTADO
GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL CAPÍTULO 2
ORDENAMENTO TERRITORIAL Abordagens, Perspectivas
Regionalização do Espaço Brasileiro-2º Sem/2016
Regionalização do Espaço Brasileiro-2º Sem/2016 Profa. Dra
Regionalização do espaço brasileiro: leituras contemporâneas (Parte I)
AÇÕES EM REDE: Para quê ? Ampliar as oportunidades de aprendizagem presentes no território, por meio da articulação entre as escolas e outras instituições.
O Terceiro Mundo Fernando Santos.
Curso Técnico em Agronegócio Prof. Odivar Marcos Bonetti
Prof. Saulo Monteiro Prof. Daniel Pires
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
História Econômica Geral
1. Introdução as FP Conceitos Finanças Instrumentos financeiros
Formação do mundo atual
GEOGRAFIA DE MINAS GERAIS
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
TEMAS PARA OS SEMINÁRIOS:
A regionalização do Espaço Brasileiro – uma revisão historiográfica
O que é região? Regionalização
PODER, POLÍTICA E ESTADO
Economia Brasileira Heranças do Século XX Para o Brasil Atual
Panorama internacional e Gênese do Brasil Atual
o espaço AGRÁRIO-REGIONAL E DESIGUAL brasileiro
Tributação e desigualdade no século 21: o caso brasileiro
Regionalização do espaço brasileiro: leituras contemporâneas (Parte I)
A Urbanização Brasileira
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SÃO SEBASTIÃO
PERIODIZAÇÃO DA RELAÇÃO SOCIEDADE X NATUREZA
7º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 2
AGRONEGÓCIO Negócio Agrícola; Agribusiness;
POPULAÇÃO Jeferson Melo 3º EM – 2018.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
A gênese geoeconômica do território brasileiro
Planejando o Turismo no seu Município
A história das grandes migrações populacionais para o Brasil remonta ao período colonial, quando entraram no território brasileiro milhões de colonizadores.
Os diferentes níveis de desenvolvimento
A CRISE DE 1929.
Cap. 2 – A Economia Brasileira Contemporânea
TEMAS : LOGISTICA, ADMINISTRAÇÃO E MARKETING TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
A história das grandes migrações populacionais para o Brasil remonta ao período colonial, quando entraram no território brasileiro milhões de colonizadores.
Serviço Social na Contemporaneidade Módulo 10 – Aula 01
Economia Imperial (XIX)
Linguagem cartográfica: variáveis visuais
Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Logística e Gerenciamento da
Aula 2 - O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES
Introdução ao mercado de capitais da Colômbia
Prof. Dr. Fabrício Molica de Mendonça
ANÁLISE DE DADOS ESPACIAIS DAS DEPOSIÇÕES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS, SÃO PAULO Walter Rubens Bolitto Carvalho Estudante.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
Caracterização dos diferentes grupos de países a nível económico
IDEIAS ESSENCIAIS O consumo de energia é um indicador utilizado com frequência para mostrar o estádio de desenvolvimento de um país ou região. A distribuição.
Macroeconomia Seção 2.3: Contabilidade nacional e teoria Keynesiana
Desigualdade – 14 e 17/09/2018 O que aprendemos sobre desigualdade com Piketty, Capital no Século XXI? Quais as dúvidas? Sobre que desigualdade falamos?
GEOGRAFIA 7º ANO Profª Márcia SUDESTE.
Proteção à Saúde e Vigilância Sanitária
Transcrição da apresentação:

Dinâmicas espaciais contemporâneas: novas e velhas desigualdades regionais Regionalização do Espaço Brasileiro-2º Sem/2016 Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz DG/FFLCH/USP

Brasil primário exportador (ilhas econômicas regionais) ________________________________ Brasil urbano-industrial (economia nacional regionalmente localizada)

...para Wilson Cano, as bases das desigualdades regionais no Brasil são forjadas entre 1880 e 1930 (desde os primórdios do processo de industrialização, portanto)

A PRODUÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO SOB O COMANDO DO CAPITAL PRODUTIVO Industrialização/mineração Agricultura moderna, científica (agronegócio) Serviços/Turismo

“Desindustrialização” e concentração da riqueza industrial Perda relativa de importância do emprego industrial para o emprego no setor serviços “desindustrialização” Manutenção da hegemonia do estado de São Paulo, responsável por cerca de 50 % da riqueza produzida no setor industrial no Brasil

Brasil - distribuição espacial da indústria

A economia política do território A privatização do território (uso corporativo) A guerra global entre os lugares Circulação necessária e circulação desnecessária A instabilidade do território Especializações alienígenas e alienadas (Milton Santos, 2000)

Fluxos de cooperação produtiva no território divisão territorial do trabalho (repartição das atividades entre lugares) + movimento (fluxos)= funcionamento do território; crescente segmentação territorial das etapas do trabalho intensifica as trocas e as relações entre as regiões (que não são, necessariamente, áreas contíguas); Inteligência do capital: reúne o que o processo direto da produção separou (por meio de verdadeiros círculos de cooperação – fluxos).

IIRSA – integração Latino-Americana

Brasil – novas dinâmicas econômicas e fragmentação do território

Brasil - divisão municipal

Desigualdade social + desigualdade territorial “...os quarenta anos compreendidos entre 1970 e 2010 apresentaram melhora generalizada em todas as dimensões clássicas de bem-estar nos municípios brasileiros: renda, capital humano e capital físico. Entretanto, a desigualdade de riqueza, medida pelo PIB per capita, permaneceu rigorosa e escandalosamente estável, ao passo que aumentou a desigualdade territorial da concentração de pobres” (Arretche, 2015: 196).

... “...dois fenômenos coexistem na trajetória da distribuição espacial dos pobres no Brasil de 1970 a 2010. A pobreza foi expressivamente reduzida, porque caiu sistematicamente o percentual de pobres em todas as regiões. Entretanto, de um ponto de partida caracterizado pela baixa desigualdade territorial na pobreza em 1970, chega-se em 2010 a uma situação de alta desigualdade territorial: as mais altas taxas de pobreza estão concentradas na região Nordeste e em parte das regiões Norte e Sudeste” (Arretche, 2015: 204)

Como afirma Arretche,..o acesso a serviços sociais é [apenas] uma dimensão do bem- estar distinta e não redutível aos rendimentos (2015: 195); Segundo Comin: “Se o desenvolvimento econômico leva ao aumento ou redução das desigualdades depende, em grande medida, das estratégias adotadas e dos resultados efetivamente logrados pelos países”(2015: 374)

Índice de Pobreza 2000-2010 Índice de Pobreza 2000 Fonte: GUERRA; POCHMANN E SILVA (2015)

Referências Bibliográficas ARRETCHE, Marta. Trazendo o conceito de cidadania de volta: a propósito das desigualdades territoriais. In: ARRETCHE, Marta (Org.). TRAJETÓRIAS das Desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinqüenta anos. São Paulo: Ed. UNESP, CEM, 2015, pp. 193-222. COMIN, Álvaro A. Desenvolvimento econômico e desigualdades no Brasil: 1960-2010. In: ARRETCHE, Marta (Org.). TRAJETÓRIAS das Desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinqüenta anos. São Paulo: Ed. UNESP, CEM, 2015, pp. 367-394. GUERRA, Alexandre; POCHMANN, Marcio; SILVA, Ronnie A. Atlas da exclusão social no Brasil, vol 2. SP: Cortez, 2015. SANTOS, Milton e SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil, território e sociedade no início do século XXI. RJ: Record, 2000. THÉRY, Hervé & Mello, NELI Aparecida de. Atlas do Brasil – disparidades e dinâmicas do território. SP: Edusp, 2a ed. 2009. Sites consultados: www.ibge.gov.br www.iirsa.org