Sal Karolayne e Jordana.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I
Advertisements

Texto profundo.
Sais Ácido + Base  Sal + Água HCl + NaOH  NaCl + H2O
FUNÇÕES INORGÂNICAS Prof. José Carlos.
Funções Químicas Ácidos – Bases – Sais - Óxidos
UTILIZAÇÃO COTIDIANA E INDUSTRIAL DE ÁCIDOS, BASES E SAIS
Cotidiano de Ácidos, Bases e Sais
PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I
FUNÇÕES INORGÂNICAS Prof. Leonardo.
Sais Função Inorgânica.
BASES Substâncias de sabor adstringente (“amarra, “prende” a língua), como a banana verde ou de sabor caústico (corrosivas). São substâncias formadas pela.
Funções da Química Inorgânica
Professor: Robinho AULA 7 – QMC E SAIS.
OI, LESMA! EU QUERO JOGAR UM JOGO...
PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I
Prof. Ricardo Falco Funções Inorgânicas.
PRINCIPAIS SAIS DO COTIDIANO
Óxidos Àcidos Bases Sais Cláudia Bacchi.
POTÁSSIO ESTADO NATURAL E OCORRÊNCIA.
Trabalho de Química Prof.º José Alberto Data: 06/2016 Alunos: Matheus, Ingridy e Gabriele.
Funções Inorgânicas Química Para facilitar o estudo dos compostos inorgânicos, criou-se as funções inorgânicas, ou seja, grupos de famílias de compostos.
ÁCIDOS BASES E SAIS Nome; Adriana n;01 Marlon N;30 1ºfases.
Ácidos Ácido, segundo Arrhenius (1887), é toda substância que, em solução aquosa, libera única e exclusivamente íons H+. Um exemplo é o ácido clorídrico,
FAMILIA VII A Por: Eduardo F. Sovrani. Flúor F 919 Mineral denominado fluor lapis (pedra fluida). Graças à propriedade de fundir-se a temperaturas baixas,
Formulação e propriedades dos sais Sal: Composto iônico formado por C x+ Proveniente da base A y- Proveniente do ácido  CyAxCyAx.
ROCHAS MAGMÁTICAS Características 1. Formação de Minerais A formação dos minerais resulta do arrefecimento e da solidificação do magma. Se o arrefecimento.
Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto I Unidade.
COMPOSIÇÃO DO AR  O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como:gás nitrogênio, gás oxigênio e outros gases( gás carbônico, metano e gases.
QUÍMICA.
Acadêmicos: Altair, Jheferson, Jhonathan, Lúcia e Sirene
Na obtenção de prata por eletrólise de solução aquosa de nitrato de prata, o metal se forma no:
São grupos de substâncias químicas com propriedades comuns.
Ácidos e bases Definição: A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como.
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.
Formulação e propriedades dos sais
H2(g) + 1/2O2(g) → H2O(l) ΔH = - Reação de óxidorredução
CORROSÃO E INCRUSTAÇÃO
Lei de Lavoisier e de Proust
Óxido.
Propriedades Mecânicas
CARACTERÍSTICAS Os ácidos, segundo a teoria do químico sueco Svante Arrehenius, são as substâncias que liberam íons H+ em solução aquosa (qualquer solução.
Ácido.
Óxido Grupo: Diogo, jonathan, lara, Leandra, ronald, tiago, washitong, emanuel.
Grupo:Buluca,Eduardo.R
Funções Químicas Base.
Substâncias comuns da base.
SaL Função química.
GRUPO:TIAGO,DIOGO,JONATHAN,RONALD,LARA,LEANDRA,MARIA JULIA
ÁCIDO GRUPO: JOEL E EDUARDO DE JESUS
Base Ana Clara, Sarah G..
Substâncias mais comuns Nome : Nathália Khettellen e Eduarda Coelho
Ácido.
QUÍMICA ANALÍTICA SOLUÇÕES Prof. Dr. Ricardo Menon
não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma
BASE QUÍMICA.
Coagulação / Floculação
ROCHAS E MINERAIS. ROCHAS As rochas podem ser classificadas de acordo com a maneira como se formaram na natureza. Tipos: rochas magmáticas, rochas sedimentares.
É muito comum nos depararmos com o termo substância química em nosso cotidiano, no entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como.
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
ROCHAS E MINERAIS.
Cálculo Estequiométrico
Os Materiais Física e Química Prof. Paula Melo Silva Elaborado por:
Aula Metais alcalinos terrosos
Separação de Misturas Marcelo Cardoso.
TEORIA DE INCÊNDIO Téc. Seg. do Trabalho.
Bases NaOH  Na+ + OH- Ca(OH)2  Ca2+ + 2OH- Al(OH)3  Al3+ + 3OH-
SUBSTÂNCIAS x MISTURAS
Mas o que um sal ? Do ponto de vista prático. Os sais apresentam como principal característica o sabor salgado: Sal de cozinha Bicarbonato de sódio Permanganato.
Reações de Neutralização Ácido-Base
QUÍMICA INORGÂNICA III – SAIS
Transcrição da apresentação:

Sal Karolayne e Jordana

Características Conduzem corrente elétrica quando estão em solução. Os sais têm sabor salgado. Os sais reagem com ácidos, com hidróxidos, com outros sais e com metais. Ao reagir com um ácido, dão origem a outro sal e a outro ácido, se o ácido formado for mais volátil que o empregado na reação. Quando reagem com hidróxido, dão origem a outro sal e a outro hidróxido, se o hidróxido formado for menos solúvel que o empregado na reação.

Substancias mais comuns Nitrato de sódio (NaNO3) Fabricado a partir da amônia (NH3), é conhecido como salitre-do-chile. Pode ser utilizado na alimentação, como substituto do sal de cozinha, e tem emprego destacado na fabricação de fertilizantes. Também é obtido de depósito de caliche, ou pode ser preparado por reação de ácido nítrico com hidróxido de sódio ou carbonato de sódio. Era antes usado na produção de ácido nítrico por aquecimento com ácido sulfúrico concentrado.

Carbonato de sódio (Na2CO3) É um pó branco que endurece e se agrega quando exposto ao ar devido à formação de hidratos. O carbonato de sódio pode ser produzido por cristalização adequada de seus depósitos naturais (trona; natro; ranksita; pirsonita e gailussita). Apresenta-se na forma sólida e é conhecido por barrilha ou soda. É utilizado na fabricação de vidro, sabão, fotografias, tratamento têxtil, medicamentos e no tratamento de água de piscina, para redução de acidez.

Hidrogenocarbonato de sódio (Na2CO3) Conhecido comercialmente como bicarbonato de sódio, é um pó branco que por aquecimento perde gás carbônico. Muito usado em bebidas e sais efervescentes, como fermento químico, como reagente de laboratório, na eletrodeposição de ouro e platina, em curtumes; no tratamento de lã e da seda; em extintores de incêndio; como antiácido em Medicina (por ingestão); na cerâmica; para preservação da manteiga e de madeiras. Pode ser produzido por reação de dióxido de carbono com hidróxido de sódio líquido. Hipoclorito de sódio (NaClO) O Hipoclorito de Sódio é obtido pelo borbulhamento de Cloro em solução de Hidróxido de Sódio. O produto apresenta-se como solução aquosa alcalina, contendo cerca de 13% de Hipoclorito de Sódio (NaClO), com coloração amarelada e odor característico. É comercializado nesta forma a granel e transportado em carros-tanque. O Hipoclorito de Sódio tem propriedades oxidantes, branqueantes e desinfetantes, servindo para inúmeras aplicações, tais como: branqueamento de celulose e têxteis, desinfecção de água potável, tratamento de efluentes industriais, tratamento de piscinas, desinfecção hospitalar, produção de água sanitária, lavagem de frutas e legumes, além de agir como intermediário na produção de diversos produtos químicos.

Carbonato de cálcio (CaCO3) É um sólido branco, que é pouco solúvel na água. O carbonato de cálcio decompõe-se por aquecimento formando-se óxido de cálcio (cal viva) e dióxido de carbono. Ocorre na natureza como os minerais calcita e aragonita. As rochas contendo carbonato de cálcio dissolvem-se lentamente sob a ação de chuvas ácidas (contendo CO2 dissolvido) provocando dureza temporária. É constituinte do mármore e do calcário. É utilizado na fabricação de vidro e cimento, em cremes dentais por sua capacidade abrasiva e como redutor da acidez de solos. Sulfato de cálcio (CaSO4) um composto sólido branco. Ocorre na natureza como mineral anidrita, que tem uma estrutura rômbica, mudando para monoclínica a 200 oC. Mais vulgarmente é encontrado como composto dihidratado, gesso, CaSO4.2H2O. O sulfato de cálcio é parcialmente solúvel na água e é uma causa da dureza permanente da água. É usado na produção de certos tipos de tintas, cerâmicas e papel. Na medicina tem aplicação em ortopedia, para imobilizações. As formas que ocorrem na natureza são usadas na produção de ácido sulfúrico.

Fosfato de cálcio (Ca3(PO4)2) É um pó branco insolúvel, Ca3(PO4)2; de densidade = 3,14. Encontra-se na natureza no mineral apatita e também em rochas fosfato. É também o principal constituinte dos ossos dos animais. O fosfato de cálcio pode também ser preparado pela mistura de soluções contendo íons de cálcio na presença de uma base. É usado extensivamente como fertilizante. O composto foi primeiramente chamado de ortofosfato de cálcio.

Cotidiano Quando falamos em sal, no cotidiano, logo nos lembramos daquele condimento fundamental da cozinha, o qual é responsável pelo sabor salgado dos alimentos: o cloreto de sódio. Contudo, na química, o termo sal tem uma definição mais ampla. "Sal", para os químicos, é todo o composto capaz de se dissociar em água liberando íons, mesmo que em pequena porcentagem, dos quais pelo menos um cátion é diferente de H+ e pelo menos um ânion é diferente de OH-.