Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Advertisements

Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Mayalina Fis Díaz Orientadora: Fabiana Vargas Ferreira Teresina, 2016
Modalidade à distância Orientador: Marcos Fábio Turra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família MELHORIA DA ATENÇÃO AOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS NA.
Melhoria da Atenção à Saúde do Idoso na UBS Traíras, Macaíba/RN
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Trabalho de Conclusão de Curso
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior
Cleriston Marcolan Bianchessi
Orientadora: Daniela Nunes
Caroline Hallal Reydams
Marcus Vinicius Hettwer
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
Cândia, Macapá/Amapá Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
MARIA LORENA ALVAREZ MARTINEZ ORIENTADORA: ANA PAULA SOARES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
Universidade Aberta do SUS- UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
Universidade Federal de Pelotas
Fabrina Annoni Wolfarth
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluno: Yvieska Acosta Romero Orientadora: Ana Paula Belini
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Orientador: Mateus Casanova dos Santos
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO, NA ESF 01, ARAMBARÉ/RS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da atenção a.
Atenção ao adulto portador de hipertensão e/ou diabetes na Unidade de Saúde Picada Café, Picada Café - RS  Sindy Natália Balconi Orientador: Adauto Martins.
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Qualidade da Atenção aos Hipertensos
Samantha Lazzarotto Correia Lima Orientadora Liziane da Silva Matté
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 4   IMPLANTAÇÃO.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Especializanda: Oneyda Rojas Castillo Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE Federal de pelotas Universidade Aberta do SUS – UNASUS programa de pós-graduação em saúde da família.
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Autora: Rejane Moraes Rodrigues Orientador: Rodrigo Dalke Meucci
Transcrição da apresentação:

Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04 MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO, ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA, UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE GUARAITUBA, COLOMBO/PR Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo

Importância da assistência ao usuário idoso INTRODUÇÃO Importância da assistência ao usuário idoso Identificar os idosos e elaborar ações referentes à promoção da saúde. A avaliação contribuirá para melhoria da qualidade de vida dos usuários.

Município de Colombo - PR INTRODUÇÃO Município de Colombo - PR Originou-se em Fevereiro de 1890 por desmembramento de Curitiba. População estimada em 247.267 habitantes (IBGE, 2010). 22 Unidades Básicas de Saúde (09 com ESF). ESF: 27 equipes, cobertura de 41,0% da população.

INTRODUÇÃO Unidade de Saúde Guaraituba Localizada na zona urbana do Município. Conta com 04 equipes de ESF. Cada equipe com 1 médico, 1 enfermeiro, 1 técnico de enfermagem e 5 ACS. Não há equipe odontológica. População: 12.000 pessoas. Vínculo com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) através do Programa para Educação do Trabalho em Saúde (PET-Saúde) e residência Multiprofissional em Saúde da Família.

Idosos da US Guaraituba INTRODUÇÃO Idosos da US Guaraituba Não haviam registros de quem e quantos idosos residiam na área de abrangência da Unidade. Não existia um programa que atendesse especificamente esta população.

Objetivo Objetivo Geral da Intervenção Melhorar a atenção à saúde do idoso no Programa Saúde da Família na Unidade de Saúde Guaraituba no município de Colombo, Paraná.

Metodologia Público-alvo: idosos moradoras da área de abrangência da unidade Período da intervenção: 16 semanas Protocolos: Caderno de Atenção Básica nº 19, Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde Implantação da ficha-espelho e uso da planilha de coleta de dados Distribuição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa

Metodologia Ações realizadas: Acolhimento dos idosos. Cadastramento dos idosos pertencentes à área de abrangência da US. Realização da busca ativa aos idosos faltosos Organização das agendas Capacitação dos profissionais Ações de promoção à saúde (oficinas e esclarecimentos à comunidade) Registro e monitoramento das ações propostas para a intervenção

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura de acompanhamento de idosos Meta 1: Ampliar a cobertura dos idosos da área com acompanhamento na unidade de saúde para 40%.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura de acompanhamento de idosos Meta 2: Cadastrar 100% dos idosos acamados ou com problemas de locomoção.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura de acompanhamento de idosos Meta 3: Verificar a pressão arterial na última consulta em 100% dos idosos .

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 3: Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde Meta 4: Realizar avaliação multidimensional em 100% dos idosos

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 3: Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde Meta 5: Realizar 100% de exames clínicos apropriado em dia.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 3: Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde Meta 6: Garantir o com acesso a medicação prescrita.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta 7: Manter registro na ficha espelho em dia.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta 8: Distribuir a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa a 100% dos idosos cadastrados.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 5: Mapear os idosos de risco da área de abrangência Meta 9: Rastrear 100% das pessoas idosas para risco de morbimortalidade

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 5: Mapear os idosos de risco da área de abrangência Meta 11: Realizar avaliação para fragilização na velhice em dia.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 5: Mapear os idosos de risco da área de abrangência. Meta 15: Avaliar a rede social de 100% dos idosos

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 6: Promover a saúde Meta 16: Garantir orientações sobre hábitos nutricionais saudáveis.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 6: Promover a saúde Meta 17: Garantir a orientação da prática de atividade física regular a 100% dos idosos.

DISCUSSÃO Implementação de atividades com idosos. Maior envolvimento da equipe no acompanhamento aos idoso. Crescimento profissional. Cobertura na final da intervenção de 67,5%. Melhoria na qualidade da Atenção à Saúde do Idoso. Implantação da Caderneta do idoso. Satisfação da população. Continuidade do trabalho para atingir as metas previstas.

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM Envolvimento e entrosamento da equipe. Melhoria na qualidade do atendimento. Identificação e captação de todos os idosos acamados na área de abrangência. Reflexão em relação à rotina da U.S. Utilização das ferramentas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Precisamos muito da participação da comunidade para melhorar a qualidade de nosso serviço.

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM Aprendizados mais relevantes A visualização em uma nova perspectiva do ambiente de trabalho. A vantagem de trabalhar com maior proximidade com os idosos e suas famílias. A diferença que um trabalho integrado entre os profissionais é capaz de fazer em qualquer ambiente de trabalho.

Obrigada