Lisbet Abad Hinojosa Orientadora:Luíla Bittencourt Marques

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

Especialização em Saúde da
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
Aluna: Yoleydis Fuentes Mompie Orientadora: Ana Paula Soares
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da atenção à saúde.
MARIA YSABEL FROMETA COLUMBIE Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Especializando: Santiago de León
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em saúde da família modalidade a distancia turma 5 MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE.
MARIA Eugenia Legra Silot Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Pedro Victor Garcia Rodriguez
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Autora: Ariannys Vazquez Pompa Orientador: Fabiana Vargas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Qualificação da Atenção à Saúde de Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes mellitus na ESF IV Valim, Mostardas / RS Elsa Maria Bignotte.
Universidade Aberta do SUS
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Universidade Aberta do SUS
Julio Alberto Pierret Acosta
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Universidade Aberta do SUS
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9  Melhoria da atenção as pessoas.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Implantação do Programa de Atenção à Saúde dos Hipertensos e Diabéticos do.
Trabalho de Conclusão de Curso
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Lisbet Abad Hinojosa Orientadora:Luíla Bittencourt Marques UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Trabalho de Conclusão de Curso Melhoria da Atenção à Saúde dos usuários com hipertensão e/ou diabetes na UBS da COHAB Dom Pedrito/RS.  Lisbet Abad Hinojosa Orientadora:Luíla Bittencourt Marques

Introdução Importância da ação programática: Melhorar atenção à saúde dos usuários Hipertensos e Diabéticos na UBS da COHAB no município de Dom Pedrito/Rio Grande Do Sul (R/S) Melhorar os indicadores da cobertura e qualidades nos usuários hipertensos e diabéticos da área adstrita na UBS. Manter o controle destas doenças na UBS

Introdução Município DOM PEDRITO/RS População - 38.916 habitantes UBS - 5 ESF - 3 UBS tradicionais - 2 PRONTO SOCORRO - 1 HOSPITAL - 1 CAPS -1

Introdução UBS tipo 1 da COHAB (ESF) Localização:Comunidade da COHAB (Local Adaptado) uma unidade adaptada para funcionar como UBS População área adstrita:3838 Pelo caderno de ações programáticas: HAS - 858 DM - 245 No entanto consideramos na planilha de coleta de dados o valor do SIAB que são: HAS - 391 DM - 103

Introdução Na UBS da COHAB(ESF) A EQUIPE esta composta: 1 Médica clínica Geral 1 Enfermeira 1Técnica de enfermagem 6 Agentes comunitárias de saúde 1 Odontóloga

Objetivos Objetivo Geral da Intervenção Melhorar a atenção à saúde dos usuários com Hipertensão e/ou Diabetes na UBS da COHAB, Dom Pedrito/ RS.

Objetivos Específicos Ampliar a cobertura de usuários hipertensos e/ou diabéticos na UBS. Melhorar a qualidade da atenção ao hipertensos e/ou diabéticos na UBS. Melhorar a adesão de usuários hipertensos e/ou diabéticos ao programa na UBS.

Objetivos Específicos Melhorar o registro das informações dos usuários hipertensos ou diabéticos na UBS. Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular. Promover a saúde de hipertensos e diabéticos na UBS.

Metodologia Conseguimos realizar ações nos quatro eixos. Monitoramento e Avaliação: Ficha espelho Planilha do curso Prontuários Organização e Gestão do serviço: Distribuição de tarefas para cada membro da equipe Capacitação dos profissionais de acordo com os protocolos adotados.

Metodologia Acolhimento dos usuários Engajamento Público: Acolhimento dos usuários Encontros quinzenais com a comunidade Qualificação da Prática Clínica: Capacitação da equipe Capacitação dos ACS para o cadastramento Protocolos do Ministério da Saúde sobre HAS e DM Busca ativa nos usuários faltosos nas visitas domiciliarias

RESULTADOS Meta 1: Cadastrar 50% dos hipertensos da área de abrangência no Programa. Durante as 12 semanas cadastramos 356 hipertensos e 103 diabéticos Figura1: Cobertura do programa de atenção ao hipertenso na unidade de saúde.UBS COHAB, Dom Pedrito/RS. 236 101

RESULTADOS Meta 2: Cadastrar 60% dos diabéticos da área de abrangência no Programa. Figura2: Cobertura do programa de atenção ao diabético na unidade de saúde.UBS COHAB, Dom Pedrito/RS. 103 66 31

RESULTADOS Sendo o caderno de ação programática a UBS tem 858 usuários com hipertensão, no entanto consideramos na planilha de coleta de dados o valor do SIAB que são 391 pessoas com hipertensão, com a realização das 101 (25,8%) de cobertura ao usuário hipertenso. No segundo mês da intervenção depois de mais divulgação da ação programática, foram cadastrados 236 hipertensos (60,4%), um aumento considerável comparando com o primeiro mês. No terceiro mês terminamos com 356 hipertensos cadastrados (91,0%). Em relação aos diabéticos, segundo o caderno de ações programáticas tem 245 usuários com diabetes na unidade, porém pelo SIAB tem 103 pessoas diabéticas. No primeiro mês de intervenção foram cadastrados 31 diabéticos (30,1%), no segundo mês foram cadastrados 66 diabéticos (64,1%), duplicando o número de pessoas cadastradas e aumentando os indicadores de coberturas. Por fim, no terceiro mês todos os 103 diabéticos foram cadastrados, atingindo os 100%.

Resultados Hipertensos Diabéticos Mês 1 101 31 Mês 2 236 66 Meta 3: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos. Meta 4: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos. Hipertensos Diabéticos Mês 1 101 31 Mês 2 236 66 Mês 3 356 103 As metas foram cumpridas integralmente

As metas foram cumpridas integralmente Resultados Meta 5: Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Meta 6: Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Hipertensos Diabéticos Mês 1 101 31 Mês 2 236 66 Mês 3 356 103 As metas foram cumpridas integralmente

RESULTADOS Meta7:Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta8:Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Hipertensos Diabéticos Mês 1 101 31 Mês 2 236 66 Mês 3 356 103 As metas foram cumpridas integralmente

RESULTADOS Meta9:Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos. Meta10:Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos. Hipertensos Diabéticos Mês 1 101 31 Mês 2 236 66 Mês 3 356 103 As metas foram cumpridas integralmente com ações de promoção e revisão bucal ao 100 % dos usuários.

RESULTADOS Meta 11: Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Meta 12: Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Durante a intervenção tivemos 4 usuários hipertensos e 4 usuários diabéticos faltosos, todos eles recuperados com a busca ativa nas visitas domiciliares no segundo e terceiro mês da intervenção.

Resultados Meta 11: Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Figura 3: Proporção de hipertensos faltosos às consultas com busca ativa. UBS COHAB, Dom Pedrito/RS.

Resultados Meta 12: Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. I Figura 4: Proporção de diabéticos faltosos às consultas com busca ativa. UBS COHAB, Dom Pedrito/RS. 

Resultados Meta 13: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 14: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Hipertensos Diabéticos Mês 1 101 31 Mês 2 236 66 Mês 3 356 103 As metas cumpridas integralmente,todos os usuários hipertensos e diabéticos tiveram seus registros atualizados durante a intervenção.

Resultados Meta15:Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta16:Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. As metas foram cumpridas integralmente.Tendo em conta os protocolos, fatores de risco, as doenças familiares, sempre fazendo orientações de modos e estilos de vidas mais saudáveis em todas as consultas e visitas domiciliares.

Resultados As metas foram cumpridas integralmente Meta 17:Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos. Meta 18:Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos. Hipertensos Diabéticos Mês 1 101 31 Mês 2 236 66 Mês 3 356 103 As metas foram cumpridas integralmente

Resultados Meta 19: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos hipertensos. Meta 20: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos diabéticos. Hipertensos Diabéticos Mês 1 101 31 Mês 2 236 66 Mês 3 356 103 As metas foram cumpridas integralmente

Resultados As metas foram cumpridas integralmente Meta 21: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos hipertensos. Meta 22: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos diabéticos. Hipertensos Diabéticos Mês 1 101 31 Mês 2 236 66 Mês 3 356 103 As metas foram cumpridas integralmente

As metas foram cumpridas integralmente Resultados Meta 23: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos hipertensos. Meta 24: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos diabéticos. Hipertensos Diabéticos Mês 1 101 31 Mês 2 236 66 Mês 3 356 103 As metas foram cumpridas integralmente

Resultados As ações de promoção à saúde desenvolvidas pela equipe dentro da comunidade no âmbito das consultas e visitas domiciliaria, com a realização de palestras desenvolvidas nos grupos de hipertensos e diabéticos, no grupo de atividades realizadas pelo professor de educação física, com assessorias de nutricionistas que apoiam a intervenção, a psicóloga, e também o esforço da equipe, todas as ações realizadas favorecerem ter alcançados ótimos resultados, fruto do trabalho em equipe e pela dedicação de todos.

Discussão Importância da intervenção: Para a equipe: conseguiu interagir com os usuários e melhorar seu acolhimento Possibilitou uma maior capacitação da equipe Propiciando uma maior integração dos profissionais da equipe Melhorias intelectuais,culturais e maior integração social com a comunidade

Discussão Importância da intervenção: Para o serviço: Organização de todas as ações no serviço de maneira que o processo de trabalho segue com maior tranquilidade. melhorias nos registros, nos agendamentos das consultas e visitas domiciliares, na atenção das demandas espontâneas, priorizando os usuários com riscos, Implantação de um registro específico. um atendimento com mais qualidades na atenção ao usuário hipertenso e diabético.

Discussão Importância da intervenção: Para a comunidade: Organização de todas as ações no serviço de maneira que o processo de trabalho segue com maior tranqüilidade. Ampliação das dos indicadores de coberturas e qualidades na ação programática. Promoveu um maior engajamento público.

Discussão Importância da intervenção: Para a comunidade: reviu as atribuições da equipe viabilizando a atenção a um maior número de pessoas,com melhorias nos registros,nos agendamentos das consultas e visitas domiciliarias,na atenção das demandas espontâneas,priorizando os usuários com riscos.

Discussão Importância da intervenção: Para a comunidade: Qualificação do atendimento aos usuários hipertensos e diabéticos. Educação da população na prevenção das doenças e como evitar fatores de risco para aparição delas. Modificação na população de Modos e estilos de vidas mais saudáveis.

Discussão Constitui já uma rotina diária na UBS o desenvolvimento das ações programáticas,sua continuidade e sua viabilidade no posto de saúde Melhorias Importantes na UBS Realização do projeto arquitetônico para reformar o posto de saúde da COHAB previsto realizar neste ano 2015.

Discussão Melhorias Importantes na UBS Investir na ampliação de cobertura dos hipertensos e diabéticos na comunidade. Manter os registros específicos para estes usuários. Investimentos em outras ações programáticas,como é atenção ao pré-natal e ao puerpério, à prevenção do câncer de mamas e do colo uterino, dentre outras.

Reflexão critica sobre o processo de aprendizagem Aprendizados mais relevantes com o desenvolvimento do curso Aquisição e Renovação do conhecimentos científicos melhoria na parte educativa e conhecimentos sobre as ações programáticas e protocolos no Brasil Interagi com a população da comunidade, e adquirir um bom vínculo com a equipe conseguindo que a população e também nossa equipe tiveram uma visão diferente sobre o trabalho da estratégia de saúde das famílias.

Reflexão critica sobre o processo de aprendizagem Aprendizados mais relevantes com o desenvolvimento do curso Organização dos processos do trabalho nas ESF A participação dos fóruns de saúde coletiva e da clínica, propiciaram aportes e conhecimentos científicos, amizades, alianças e interações com outros colegas, intercâmbios de experiências, critérios médicos no desenvolvimento de casos complicados e os seguimentos adequados deles. Melhorias da gramática no português.

Referências BRASIL, Ministério da Saúde. Caderno de atenção básica: Diabetes mellitus. 1. ed. n. 16. Brasília: Ministério da saúde, 2006. 64p.   BRASIL, Ministério da Saúde. Caderno de atenção básica: Hipertensão arterial sistêmica. 1. ed. n. 15. Brasília: Ministério da saúde, 2006. 58p. BRASIL, Ministério da Saúde. Caderno de atenção básica:A Demanda Espontânea, n.28. Volume II.Brasília-DF,2012. BRASIL, Ministério da Saúde. Caderno 7.Hipertensão arterial sistêmica –HAS e Diabetes mellitus-DM.PROTOCOLO.Brasília -2001.

Capacitação da equipe

Ações de promoção da saúde

Contato com lideranças comunitárias

Muito Obrigada!